Vamos entender agora algumas características ou sensações que podem também explicar o motivo que nos leva a procrastinar.
Tarefas muito Complexas ou Longas
Quando nos deparamos com uma tarefa muito complexa ou longa, a tendência é que não consigamos iniciar ou começamos a duvidar se conseguiríamos realizar tal ação.
Tarefas de pouca relevância
Quanto menos importância vemos em uma tarefa, maiores são as chances de que ela seja procrastinada. Tarefas com pouca relevância são vistas como opcionais considerando que, na teoria, o adiamento ou não conclusão não trarão consequências para a nossa vida.
Medo de Fracasso
Ao nos deparamos com a possibilidade de fracassar, mesmo que ela esteja ali em toda e qualquer tarefa, costumamos nos retrair e parar todos os movimentos que estávamos fazendo para que a tarefa fosse realizada.
Problemas Psicológicos
A procrastinação pode ser um reflexo de questões psicológicas, que precisam ser tratadas por profissionais, como transtorno de ansiedade. É importante que você investigue as causas para assim procurar tratamento adequado.
Personalidade de procrastinador
O hábito de procrastinar pode ainda ser resultado de uma personalidade de procrastinador. Alguns traços como extroversão exacerbada, que pode gerar atitudes impulsivas, ou baixos níveis de socialização, que dificultam a reação positiva frente às demandas, podem ser observados nesse indivíduos.
Leia Ainda: 9 dicas para melhorar o processo de aprendizagem
Como parar de procrastinar?
Para te ajudar nesta empreitada, separamos uma série de dicas que vão te ajudar a parar de procrastinar de uma vez por todas.
Organize suas tarefas e seu ambiente de trabalho
Fazer uma lista de todas as tarefas que você precisa fazer pode ser um importante passo para que você não se perca no caminho, além de te ajudar a visualizar quais são os seus compromissos. Manter o seu espaço de trabalho organizado facilitará a realização de suas tarefas.
Divida tarefas complexas em pequenas etapas tangíveis
Com esta divisão, a possibilidade de não se perder e não se intimidar frente a um grande desafio são maiores. Além disso, debruçar-se sobre a divisão ajudará a entender melhor o que você precisa realizar.
Faça planos que incluam imprevistos
Com pequenas brechas que permitam que você passe com tranquilidade pelos imprevistos, as frustrações por não terminar uma tarefa serão menores. Cuidado, reconhecer a possibilidade de imprevistos não quer dizer que você poderá adiar suas tarefas por todo e qualquer acontecimento.
Siga um princípio de progresso contínuo
Não tentar abraçar todos seus compromissos de uma vez, entendendo que o desenvolvimento de uma mentalidade avessa a procrastinação acontece gradualmente tornará sua jornada menos árdua.
Estabeleça prazos bem definidos e alcançáveis
Definir um cronograma ou utilizar uma agenda, onde você irá discriminar todas as suas tarefas e quais delas serão feitas a cada dia te ajudará a organizar de maneira efetiva seus compromissos.