logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como parar de procrastinar: o guia definitivo

por Luiz Fernando Miranda em 09/12/22 340 visualizações

A procrastinação é um hábito que muitos de nós temos. Mesmo que às vezes seja confundida com preguiça, este hábito pode limitar a nossa capacidade de produzir ou nos deixar paralisados frente às tarefas do dia a dia.

Encontre bolsas de estudo de até 80% 

O que é procrastinação?

Procrastinar é o ato de adiar ou prolongar, com certa frequência, uma tarefa que precisa ser realizada. Na etimologia da palavra no latim, pro significa “à frente” e crastinatus, por sua vez, “de amanhã”. 

Moderadamente, este hábito é considerado normal, podendo ser prejudicial quando começa a atrapalhar a conclusão de rotinas ligadas aos compromissos pessoais ou profissionais. 

Leia Mais: Cursos online: como usá-los para melhorar o currículo?

Quais são os sintomas da procrastinação?

Certas pessoas percebem os sintomas da procrastinação quando precisam realizar tarefas abstratas ou atividades em que elas não conseguem entender sua motivação de maneira absoluta. Esses é um dos sintomas de uma série que você pode conferir abaixo:

Não fazer as tarefas que precisam ser feitas 

Esse é um dos sintomas que mais percebemos já que a não conclusão de uma tarefa sempre traz consequências a nossa vida. Ficar atento nos momentos de seu dia em que você não consegue fazer as tarefas que precisam ser feitas é importante para vencer a procrastinação. 

Adiar obrigações e compromissos 

Deixar para mais tarde ou para amanhã é um dos pensamentos que todo procrastinador está acostumado a ter.

como parar de procrastinar
"Aquela tarefa? Pode ficar para depois que o prazo é longo" (Foto: Freepik)

Sensação de não conseguir concluir tarefas

Você até consegue dar o primeiro passo e iniciar uma tarefa, mas depois toda a atitude que você estava imbuído vai desaparecendo até que você desista. 

Sentimento de culpa 

“Eu deveria ter feito antes” ou “se tivesse feito antes, agora estaria tranquilo” são frases recorrentes no dia a dia de quem procrastina. Lidar com o sentimento de culpa após perceber que uma tarefa já estaria concluída se a procrastinação não tivesse vencido é difícil.

Sensação de alívio ao deixar para depois uma tarefa que deve ser feita agora

Esse é um sintoma que engana já que no primeiro momento a sensação é boa e pode até trazer felicidade.

Quais são os perigos da procrastinação?

A procrastinação pode ser um hábito potencializador de diversos sentimentos e sensações. Com o adiamento e não conclusão de tarefas, o tempo que dispomos para a realização dessas ações diminui, o que pode prejudicar a qualidade de nossa entrega.

A procrastinação diminui as oportunidades de planejar e seguir cronogramas, acarretando perda de tempo e em alguns casos, de dinheiro. Outro perigo da procrastinação está relacionado a facilidade com que estas decisões podem tornar-se um hábito. 

Confira: Kaizen: conheça o método japonês contra procrastinação

Por que a procrastinação acontece?

Biologicamente, a procrastinação pode ser explicada por meio de um embate entre duas partes do cérebro: o sistema límbico e o córtex pré-frontal. O sistema límbico é a parte do órgão responsável pela sensação de prazer, tanto que, ele também é conhecido como sistema de recompensa cerebral. Já o córtex pré-frontal é uma parte consciente que trabalha com a nossa tomada de decisões.

O sistema límbico é mais automático, responsável por nos fazer evitar situações que nos fazem mal ou são desconfortáveis. Ele, por exemplo, faz com que a gente tire a mão rapidamente de uma panela quente que possa nos machucar. Já o córtex pré-frontal precisa de um engajamento ativo e consciente em uma tarefa para que ele entre na batalha e vença o sistema límbico e sua necessidade de recompensa e prazer imediato.

É possível entender porque procrastinamos ao visualizar essa batalha entre o sistema límbico, buscando prazer nas tarefas que precisamos fazer, e o córtex pré-frontal, que sabe precisar quais são as tarefas que precisam ser feitas.

Vamos entender agora algumas características ou sensações que podem também explicar o motivo que nos leva a procrastinar. 

Tarefas muito Complexas ou Longas

Quando nos deparamos com uma tarefa muito complexa ou longa, a tendência é que não consigamos iniciar ou começamos a duvidar se conseguiríamos realizar tal ação.

Tarefas de pouca relevância

Quanto menos importância vemos em uma tarefa, maiores são as chances de que ela seja procrastinada. Tarefas com pouca relevância são vistas como opcionais considerando que, na teoria, o adiamento ou não conclusão não trarão consequências para a nossa vida. 

Medo de Fracasso

Ao nos deparamos com a possibilidade de fracassar, mesmo que ela esteja ali em toda e qualquer tarefa, costumamos nos retrair e parar todos os movimentos que estávamos fazendo para que a tarefa fosse realizada. 

Problemas Psicológicos

A procrastinação pode ser um reflexo de questões psicológicas, que precisam ser tratadas por profissionais, como transtorno de ansiedade. É importante que você investigue as causas para assim procurar tratamento adequado.  

Personalidade de procrastinador

O hábito de procrastinar pode ainda ser resultado de uma personalidade de procrastinador. Alguns traços como extroversão exacerbada, que pode gerar atitudes impulsivas, ou baixos níveis de socialização, que dificultam a reação positiva frente às demandas, podem ser observados nesse indivíduos. 

Leia Ainda: 9 dicas para melhorar o processo de aprendizagem

Como parar de procrastinar?

Para te ajudar nesta empreitada, separamos uma série de dicas que vão te ajudar a parar de procrastinar de uma vez por todas. 

Organize suas tarefas e seu ambiente de trabalho

Fazer uma lista de todas as tarefas que você precisa fazer pode ser um importante passo para que você não se perca no caminho, além de te ajudar a visualizar quais são os seus compromissos. Manter o seu espaço de trabalho organizado facilitará a realização de suas tarefas.

Divida tarefas complexas em pequenas etapas tangíveis

Com esta divisão, a possibilidade de não se perder e não se intimidar frente a um grande desafio são maiores. Além disso, debruçar-se sobre a divisão ajudará a entender melhor o que você precisa realizar. 

Faça planos que incluam imprevistos

Com pequenas brechas que permitam que você passe com tranquilidade pelos imprevistos, as frustrações por não terminar uma tarefa serão menores. Cuidado, reconhecer a possibilidade de imprevistos não quer dizer que você poderá adiar suas tarefas por todo e qualquer acontecimento. 

Siga um princípio de progresso contínuo

Não tentar abraçar todos seus compromissos de uma vez, entendendo que o desenvolvimento de uma mentalidade avessa a procrastinação acontece gradualmente tornará sua jornada menos árdua. 

Estabeleça prazos bem definidos e alcançáveis

Definir um cronograma ou utilizar uma agenda, onde você irá discriminar todas as suas tarefas e quais delas serão feitas a cada dia te ajudará a organizar de maneira efetiva seus compromissos.

Gerencie seu tempo e energia

Para melhorar o aproveitamento de seu tempo e evitar que você gaste energia em excesso em tarefas que não a requeira, observe quanto tempo você demora para realizar uma ação e qual é o momento em que consegue realizá-la de maneira mais eficiente. 

Elimine distrações

Para que a tarefa seja concluída com sucesso e sem desperdício de tempo, é importante que você empenhe toda a sua concentração em uma ação de cada vez. Para atingir esse objetivo, elimine distrações como notificações de redes sociais, por exemplo. 

Estabeleça um sistema de recompensas

Uma maneira de afastar a procrastinação é construir um sistema de recompensas que te estimulem a continuar ativo. Momentos de descanso ou algo que te dá muito prazer, como um pequeno presente, podem ser boas recompensas. 

Com essa série de dicas para parar de procrastinar de vez, tenho certeza que você já se animou. Se um de seus desejos é investir em sua carreira profissional, ingressar no ensino superior pagando uma mensalidade que caiba no seu bolso e com garantia de qualidade, você pode encontrar tudo isso acessando a Quero Bolsa. Nela, você encontrará mais de 1000 opções de cursos com bolsas de estudo de até 80%. 

Caso você fique em dúvida sobre qual instituição escolher, separamos uma série de faculdades e universidades que possuem reconhecimento do MEC e com ótimas condições para novos estudantes. Confira:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54