Como se tornar uma atriz?
Para atuar como atriz não é necessário ter um diploma de curso superior, mas é comum que os profissionais que desejam atuar nessa área façam a graduação em Teatro ou em Artes Cênicas.
Com essa formação é possível desenvolver as competências necessárias que a profissão exige e assim se preparar melhor para o mercado de trabalho.
Segundo a CBO, apesar de não existir a obrigatoriedade de diploma, é desejável que a atriz faça pelo menos um curso profissionalizante na área de artes ou do teatro com a carga horária entre duzentas e quatrocentas horas.
Ainda de acordo com a CBO, é na prática, junto com um grupo com o qual possa trocar experiências, exercitando o trabalho, que o ator completa sua formação”.
Mas um ponto importante é que para conseguir atuar como atriz de maneira profissional é necessário ter o registro profissional, o DRT. Assim como os médicos possuem o CRM e os dentistas o CRO, a atriz precisa desse documento para garantir a qualidade do trabalho e certificar a sua formação na carreira.
Veja também: Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
O DRT é emitido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED), órgão que regulamenta as atividades artísticas no país. Para obter o registro, a atriz precisa cumprir uma carga horária de atividades, que variam de acordo com cada estado do país.
Essa é a melhor maneira de comprovar as experiências e os cursos, de graduação, profissionalizantes ou livres, realizados pela profissional. A emissão do DRT é uma das formas de comprovar que a atriz se dedica à carreira de forma profissional e não amadora, além de ser a porta de entrada para trabalhar em grandes projetos, emissoras e conquistar reconhecimento e bons salários.
Áreas de atuação de uma atriz
A atriz pode atuar em interpretação de novelas, comerciais de televisão, peças de teatro, peças publicitárias, cinema, rádio, filmes e séries. Além disso, também é possível trabalhar com dublagens, mímicas e com contação de histórias.
Uma outra opção de atuação para as atrizes é trabalhar na direção e supervisão de uma peça, criação de roteiros e de produções artísticas, desenvolvimento de críticas de artes, redação de peças teatrais e administração de uma apresentação.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), uma das principais características da profissão é o trabalho em grupo. Além disso, o trabalho de uma atriz muitas vezes é multifuncional, ou seja, a atuação pode acontecer em diversos veículos de comunicação e em diferentes contextos, como em eventos, atividades terapêuticas diversas, atividades recreativas e outras ligadas à cultura, ensino e pesquisa.
Ainda de acordo com a CBO, a atriz precisa ter em mente que o trabalho pode ser realizado em horários noturnos ou irregulares.