Componentes Curriculares: o que são e para o que servem?
Saiba quais são os Componentes Curriculares, de acordo com a BNCC nas diferentes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
Saiba quais são os Componentes Curriculares, de acordo com a BNCC nas diferentes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
Dúvida de muitos educadores, a definição de componente curricular e outros elementos que permeiam o vocabulário das normas atrelados à educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não podem ser empecilhos para a viabilização da aprendizagem.
A seguir você confere o que e quais são os componentes curriculares do ensino regular e como eles mudam com o passar dos anos. O objetivo é te ajudar a entender de vez esse conceito e como ele está presente em todos os níveis da educação básica brasileira.
O que são Componentes Curriculares?
Componentes curriculares são as disciplinas e áreas de conhecimento que compõem a carga horária de um curso e que, ao serem completados, integram a formação que o indivíduo tem cursado.
Assim, os componentes curriculares podem ser representados por matérias, atividades de formação, estágios e quaisquer outros elementos de caráter teórico ou prático. Eles organizam o conteúdo educacional de forma a desenvolver competências, habilidades e saberes indispensáveis para a formação completa dos alunos.
Na Educação Básica brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta os componentes curriculares, definindo os conteúdos prioritários para cada etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
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Componentes curriculares da educação infantil
Na Educação Infantil, o equivalente aos componentes curriculares são chamados de Campos de Experiência, onde são definidos os objetivos que nortearam o trabalho do educador viabilizando a aprendizagem nessa faixa etária por meio das experiências e dos direitos de aprendizagem.
São cinco os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
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Componentes curriculares do ensino fundamental
Nos anos escolares que compõem o ensino fundamental, os componentes curriculares têm denominações mais parecidas com aquelas que estamos mais familiarizados.
Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental são separados da seguinte forma:
- Linguagens: Língua Portuguesa e Língua materna, para populações indígenas;
- Língua estrangeira moderna;
- Arte;
- Educação Física;
- Matemática;
- Ciências da Natureza;
- Ciências Humanas: História e Geografia;
- Ensino Religioso.
Componentes curriculares do ensino médio
Os componentes curriculares que compõem o ensino médio, assegurados pela BNCC, são:
- Linguagens e suas Tecnologias: Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Ciências da Natureza: Biologia, Física, Química;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Quais os objetivos dos Componentes Curriculares?
O principal objetivo dos componentes curriculares é criar uma divisão entre os conteúdos que devem ser abordados durante uma determinada etapa do ensino. Eles ajudam a nortear os educadores e permitem que seja feita uma interação entre os diversos elementos que compõem uma disciplina ou área do conhecimento.
Mesmo que recebam outros nomes conforme a instituição ou tipo de formação, os componentes curriculares carregam características em comum, como a definição de uma carga horária mínima. A conclusão dos componentes curriculares de um curso faz com que o aluno esteja apto a receber o certificado que comprova tal feito.
Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?
A disciplina é um dos diversos tipos de componentes curriculares que podemos encontrar em uma formação. A diferença entre disciplina e componente curricular é que o segundo termo é mais abrangente e pode envolver atividades acadêmicas não ligadas diretamente a uma divisão por matérias ou conjunto sistematizado de conhecimentos, como o estágio, por exemplo.
Por muito tempo os documentos oficiais expedidos pelo Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito a BNCC utilizou o termo “disciplina” para se referir a todos os componentes curriculares. Hoje, o termo componente curricular é adotado para se referir a esses conteúdos, justamente por ser mais abrangente.
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Quais são os componentes curriculares de acordo com a BNCC?
Definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem por objetivo nortear a grade curricular dos sistemas e redes de ensino das unidades da federação, assim como as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas em todos os níveis básicos de educação no Brasil.
Esse importante documento normativo estabelece conhecimentos, competências e habilidades esperadas nos estudantes que concluíram a escolaridade básica, separadas por nível de ensino. Veja quais são os componentes curriculares segundo a BNCC:
Linguagens e suas Tecnologias
Essa área engloba as disciplinas que possibilitam aos estudantes a prática de linguagens diversificadas, ampliando sua capacidade expressiva em manifestações artísticas, corporais e linguísticas. Assim, as disciplinas estudadas são: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
No ensino fundamental, as linguagens que eram trabalhadas de maneira coletiva no ensino infantil passam a ser delimitadas.
Já no ensino médio, as produções artísticas e culturais são ainda mais incentivadas, reconhecendo a autonomia e buscando a participação plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que requerem o uso das linguagens.
Matemática
No ensino fundamental, a área da matemática conta com cinco eixos temáticos, onde os alunos irão se debruçar sobre números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística.
No ensino médio, os estudantes irão consolidar, ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, desenvolvendo habilidades relativas aos processos de investigação, de construção de modelos e resolução de problemas.
Ciências da Natureza
A área de ciências da natureza tem como meta o desenvolvimento do letramento científico, buscando o entendimento e a compreensão do mundo e sua transformação com base em aportes teóricos e processuais das ciências.
No ensino médio a BNCC propõe um olhar articulado entre a Biologia, a Física e a Química, ampliando os conteúdos adquiridos na etapa anteriores se preocupando com a aquisição de conhecimentos conceituais da área, sua contextualização social, cultural, ambiental e histórica, além dos processos de investigação das linguagens ligadas a essas ciências.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Esta área busca estimular a formação ética, auxiliando os alunos a construir um sentimento de responsabilidade, valorizando os direitos humanos, o respeito ao ambiente e a própria coletividade, fortalecendo os valores sociais, como a solidariedade, a participação e o protagonismo, voltados à preocupação com as desigualdades sociais. No ensino médio, essa área integra as disciplinas de filosofia, geografia, história e sociologia.
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