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Ensino Básico

Componentes Curriculares: o que são e para o que servem?

por Luiz Fernando Miranda em 28/12/22 22 mil visualizações

Dúvida de muitos educadores, a definição de componente curricular e outros elementos que permeiam o vocabulário das normas atrelados à educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não podem ser empecilhos para a viabilização da aprendizagem. 

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Por esse motivo, criamos esse guia, que conta quais são os componentes curriculares do ensino regular e como eles mudam com o passar dos anos. O objetivo é te ajudar a entender de vez esse conceito e como ele está presente em todos os níveis da educação básica brasileira. 

O que são Componentes Curriculares?

Componentes curriculares são as unidades que compõem a carga horária de um curso e que, ao serem completados, integram a formação que o indivíduo tem cursado. Nesse sentido, os componentes curriculares podem ser representados por disciplinas, atividades de formação, estágios e quaisquer outros elementos de caráter teórico ou prático.


Componentes curriculares da educação infantil

Na Educação Infantil, o equivalente aos componentes curriculares são chamados de Campos de Experiência, onde são definidos os objetivos que nortearam o trabalho do educador viabilizando a aprendizagem nessa faixa etária por meio das experiências e dos direitos de aprendizagem.

São cinco os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular:  “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

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Componentes curriculares ensino fundamental

Nos anos escolares que compõem o ensino fundamental, os componentes curriculares têm denominações mais parecidas com aquelas que estamos mais familiarizados. 

Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental são separados da seguinte forma: Linguagens:  Língua Portuguesa e Língua materna, para populações indígenas; Língua estrangeira moderna; Arte; Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas: História e Geografia; Ensino Religioso.

Componentes curriculares ensino médio

Os componentes curriculares que compõem o ensino médio, assegurados pela BNCC, são: Linguagens e suas Tecnologias: Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa; Matemática; Ciências da Natureza: Biologia, Física, Química; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Quais os objetivos dos Componentes Curriculares?

O principal objetivo dos componentes curriculares é criar uma divisão entre os conteúdos que devem ser abordados durante uma determinada etapa do ensino. Eles ajudam a nortear os educadores e permitem que seja feita uma interação entre os diversos elementos que compõem uma disciplina ou área do conhecimento. 

Mesmo que recebam outros nomes conforme a instituição ou tipo de formação, os componentes curriculares carregam características em comum, como a definição de uma carga horária mínima. A conclusão dos componentes curriculares de um curso faz com que o aluno esteja apto a receber o certificado que comprova tal feito.

Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?

A disciplina é um dos diversos tipos de componentes curriculares que podemos encontrar em uma formação. A diferença entre disciplina e componente curricular é que o segundo termo é mais abrangente e pode envolver atividades acadêmicas não ligadas diretamente a uma divisão por matérias ou conjunto sistematizado de conhecimentos, como o estágio, por exemplo. 

Por muito tempo os documentos oficiais expedidos pelo Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito a BNCC utilizou o termo “disciplina” para se referir a todos os componentes curriculares. Hoje, o termo componente curricular é adotado para se referir a esses conteúdos, justamente por ser mais abrangente. 

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Quais são os componentes curriculares de acordo com a BNCC?

Definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem por objetivo nortear a grade curricular dos sistemas e redes de ensino das unidades da federação, assim como as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas em todos os níveis básicos de educação no Brasil.

Esse importante documento normativo estabelece conhecimentos, competências e habilidades esperadas nos estudantes que concluíram a escolaridade básica, separadas por nível de ensino. A BNCC é orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, atrelados aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Linguagens e suas Tecnologias

Essa área engloba as disciplinas que possibilitam aos estudantes a prática de linguagens diversificadas, ampliando sua capacidade expressiva em manifestações artísticas, corporais e linguísticas. No ensino fundamental, as linguagens que eram trabalhadas de maneira coletiva no ensino infantil passam a ser delimitadas. No ensino médio as produções artísticas e culturais são ainda mais incentivadas, reconhecendo a autonomia e buscando a participação plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que requerem o uso das linguagens.

Matemática

No ensino fundamental, a área da matemática conta com cinco eixos temáticos, onde os alunos irão se debruçar sobre números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. No ensino médio, os estudantes irão consolidar, ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, desenvolvendo habilidades relativas aos processos de investigação, de construção de modelos e resolução de problemas.

Ciências da Natureza

A área de ciências da natureza tem como meta o desenvolvimento do letramento científico, buscando o entendimento e a compreensão do mundo e sua transformação com base em aportes teóricos e processuais das ciências. No ensino médio a BNCC propõe um olhar articulado entre a Biologia, a Física e a Química, ampliando os conteúdos adquiridos na etapa anteriores se preocupando com a aquisição de conhecimentos conceituais da área, sua contextualização social, cultural, ambiental e histórica, além dos processos de investigação das linguagens ligadas a essas ciências.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Esta área busca estimular a formação ética, auxiliando os alunos a construir um sentimento de responsabilidade, valorizando os direitos humanos, o respeito ao ambiente e a própria coletividade, fortalecendo os valores sociais, como a solidariedade, a participação e o protagonismo, voltados à preocupação com as desigualdades sociais. No ensino médio, essa área integra as disciplinas de filosofia, geografia, história e sociologia.

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