Quais são os componentes curriculares de acordo com a BNCC?
Definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem por objetivo nortear a grade curricular dos sistemas e redes de ensino das unidades da federação, assim como as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas em todos os níveis básicos de educação no Brasil.
Esse importante documento normativo estabelece conhecimentos, competências e habilidades esperadas nos estudantes que concluíram a escolaridade básica, separadas por nível de ensino. Veja quais são os componentes curriculares segundo a BNCC:
Linguagens e suas Tecnologias
Essa área engloba as disciplinas que possibilitam aos estudantes a prática de linguagens diversificadas, ampliando sua capacidade expressiva em manifestações artísticas, corporais e linguísticas. Assim, as disciplinas estudadas são: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
No ensino fundamental, as linguagens que eram trabalhadas de maneira coletiva no ensino infantil passam a ser delimitadas.
Já no ensino médio, as produções artísticas e culturais são ainda mais incentivadas, reconhecendo a autonomia e buscando a participação plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que requerem o uso das linguagens.

Matemática
No ensino fundamental, a área da matemática conta com cinco eixos temáticos, onde os alunos irão se debruçar sobre números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística.
No ensino médio, os estudantes irão consolidar, ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, desenvolvendo habilidades relativas aos processos de investigação, de construção de modelos e resolução de problemas.
Ciências da Natureza
A área de ciências da natureza tem como meta o desenvolvimento do letramento científico, buscando o entendimento e a compreensão do mundo e sua transformação com base em aportes teóricos e processuais das ciências.
No ensino médio a BNCC propõe um olhar articulado entre a Biologia, a Física e a Química, ampliando os conteúdos adquiridos na etapa anteriores se preocupando com a aquisição de conhecimentos conceituais da área, sua contextualização social, cultural, ambiental e histórica, além dos processos de investigação das linguagens ligadas a essas ciências.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Esta área busca estimular a formação ética, auxiliando os alunos a construir um sentimento de responsabilidade, valorizando os direitos humanos, o respeito ao ambiente e a própria coletividade, fortalecendo os valores sociais, como a solidariedade, a participação e o protagonismo, voltados à preocupação com as desigualdades sociais. No ensino médio, essa área integra as disciplinas de filosofia, geografia, história e sociologia.