Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Não sabe como estudar por videoaulas? Veja 4 dicas de especialistas

por Giovana Murça em 24/02/20

As videoaulas, ou aulas online, são a salvação para muitos estudantes na véspera da prova ou preparação para o vestibular. A explicação em vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e permite que os alunos tirem muitas dúvidas, principalmente em aulas transmitidas ao vivo.

videoaula
Professor do ProEnem (Divulgação/ProEnem)

Além disso, o estudo por videoaulas é prático para aqueles que estudam em casa ou enquanto estão no transporte público a caminho da escola ou trabalho. Entretanto, estudar pelo computador ou celular exige muita disciplina para manter uma rotina de estudos e evitar distrações. 

“Enquanto no ensino presencial as estratégias de estudo são definidas pela escola, assim como uma rotina imposta, o aluno que estuda online precisa desenvolver suas próprias estratégias”, afirma Eduardo Valladares, professor de Linguagens criador do Guia do Estudo Perfeito da plataforma Descomplica.

Leia: Cursinhos online são alternativa para estudar gastando pouco; veja valores

As videoaulas dão um trunfo aos alunos: a possibilidade de controlar cada aula, ajustando ao seu ritmo. “As aulas online possibilitam maior aproveitamento, você pode acelerar quando se sentir confortável, pode voltar a aula pro início quando estiver desconcentrado, pode até rever uma aula útil no futuro”, aponta Leandro Vieira, coordenador pedagógico e  professor de Sociologia e Filosofia da plataforma ProEnem.

videoaula
O Youtube é o canal onde a maioria das videoaulas sobre o Enem se encontram

Para nortear seus estudos para o Enem 2020, muitos estudantes estão recorrendo a cursinhos online. Se esse é o seu caso, veja algumas dicas de como estudar melhor por videoaulas dos professores Eduardo e Leandro. Confira!

Antes de tudo, organização

O professor Leandro explica que dificuldades como falta de foco e casa agitada demais para estudar  são facilmente administráveis com disciplina e organização. É preciso organizar um local limpo, silencioso e iluminado para os estudos e que tenha todos os materiais necessários. Leandro aconselha que o estudante converse com sua família e peça silêncio e apoio.

Criando o foco

O professor Eduardo garante: “O foco se cria”. Depois de um local organização, o próximo passo é manter o celular longe e desligar a televisão, tire de perto tudo que pode lhe distrair. “Se o celular for o meio de estudo, vale silenciar aplicativos de redes sociais, que podem desviar seu foco do aluno”, orienta Leandro.

A dica do professor Eduardo para manter-se focado por horas seguidas é utilizar a técnica Pomodoro: “Nela, o aluno divide o fluxo de estudos em blocos de concentração de curtos períodos de tempo com intervalos”.

Veja: Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos; conheça essa solução

Elabore um plano de estudos

São meses de preparação até o Enem, mas o tempo pode se tornar curto se não houver um planejamento. Caso você vá estudar somente em casa, sem o auxílio de um cursinho presencial ou online, é preciso desenvolver seu plano de estudos próprio.

“Estudar online requer frequência, repetição e consistência”, enfatiza Eduardo. Não adianta estudar por uma semana e esquecer a rotina na semana seguinte. “O aluno virtual precisa encarar o estudo em casa como um trabalho, para o qual se tem horário fixos, cronograma bem definido de entregas e metas razoáveis”, completa Leandro.

Leia: Como montar um bom plano de estudo

Eduardo recomenda que os alunos incluam no cronograma de estudos horários para realizar simulados, para fazer redações, além de estimular a divisão entre o tempo de estudos e o tempo livre.

Faça anotações

É imprescindível que você mantenha um estudo ativo, ou seja, dedicado aos estudos. “No estudo passivo, o aluno age como se não tivesse um papel na construção do aprendizado, não faz anotações, sua postura corporal é dispersa - muitas vezes deitado na cadeira -, e fica mexendo no celular”, esclarece Eduardo.

Para ter um estudo ativo e realmente efetivo, é preciso fazer anotações sobre a aula e, ao final, se dedicar aos resumos e exercícios. Eduardo aconselha: “O ideal é que 50% do tempo seja dedicado aos estudos e 50% à realização de exercícios para exercitar a matéria”.

videoaula
Marco Fishben, criador do Descomplica (Divulgação/Descomplica)

O professor Leandro recomenda que você faça anotações com suas próprias palavras, para facilitar a assimilação dos conteúdos e futura revisão. Deixar para anotar tudo no final é um risco, pois pode haver esquecimento de partes importantes.

A estratégia do professor Eduardo é anotar as explicações do professor durante a aula, fazendo um rascunho do raciocínio. Depois, passe o rascunho a limpo escrevendo um resumo completo de tudo o que foi aprendido. Ao longo do ano, é só atualizar os resumos já existentes com o que você aprendeu com exercícios.

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54