Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação Enem 2020: Como começar a estudar?

por Giovana Murça em 19/02/20

A redação do Enem equivale a um quinto da nota da prova. E, por isso, ela deve receber atenção especial dos estudantes, principalmente por aqueles que irão estudar para o Enem 2020 sozinhos, pois a redação exige estratégias de estudo diferentes das outras disciplinas. 

como estudar para a redação enem

Segundo Eduardo Zenon, coordenador pedagógico da plataforma de correção de redações Pontue, uma dos principais dificuldades dos vestibulandos é a lidar com a ansiedade. Ele explica que antes de iniciar o período de estudos é preciso entender que a preparação para o Enem é um processo e que, portanto, não é possível aprender tudo de uma vez.

Está perdido por onde começar esse processo? O professor Eduardo contou o passo a passo de como estudar para a redação do Enem sozinho e em casa. Confira!

Leia as redações nota máxima

A primeiro passo é a leitura das redações que foram nota máxima nos exames anteriores. O próprio Ministério da Educação (MEC) disponibiliza algumas dessas redações (confira aqui). Esse exercício serve para que você entenda o modelo de redação exigido no Enem e o mecanismo de composição da introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Conheça os critérios avaliativos

É muito importante entender como você será avaliado em cada parte do texto. A redação do Enem avalia cinco critérios, valendo 200 pontos cada. Eles são:

como estudar para a redação enem em casa
(Divulgação/Inep)

Eduardo esclarece que as competências 1 e 4 avaliam aspectos gramaticais diferentes mas se interligam, pois envolvem a acentuação, concordância nominal e verbal e a coesão e coerência, a ligação entre os períodos e parágrafos. As competências 2 e 3 também conversam já que exigem que o candidato atenda ao tema proposto e organize o texto de forma clara.

Divida a redação em três partes

Para começar a estudar a estrutura da redação, é preciso desmembrá-la em três partes: introdução, argumentação e conclusão. “É importante que o estudante saiba o que é a dissertação no ponto de vista da linguagem, estrutura e organização das ideias para depois começar a escrever”, afirma Eduardo.

como estudar para a redação enem em casa

Antes de escrever um texto como um todo, o coordenador recomenda que os alunos foquem em uma parte do texto para praticar e aprimorar. “O ideal é tirar duas ou três semanas para ler e treinar cada parte da redação, observando os modelos de introdução, desenvolvimento e conclusão e tentando replicar isso para temas específicos”, explica. 

Treine diversos temas

Após tirar cerca de nove semanas para o estudo dos elementos que compõem a redação do Enem, ainda irão sobrar várias semanas para praticar diversos temas de redação. Eduardo aconselha que seja escrita, pelo menos, uma redação por semana. Nesse prazo de uma semana, é possível pesquisar sobre as atualidades da semana e encontrar propostas de redação disponíveis na internet.

Controle seu tempo

Durante a preparação para a prova, é muito importante que você controle a ansiedade e o tempo. “Se inscrevendo em casa, ele gasta duas ou três horas para fazer uma redação ou começa na segunda-feira para terminar na sexta-feira, ele não está se preparando para o Enem”, comenta o professor. 

como estudar para a redação enem em casa

O Enem é uma prova extensa e para que o candidato consigo concluí-la, o ideal é que a redação seja feita em até uma hora e meia. Eduardo aponta que cronometrar o tempo é fundamental para se preparar para a prova num aspecto técnico e não somente o conhecimento e a linguagem utilizados.

Como corrigir as redações?

Uma alternativa para corrigir e ver os pontos de melhorias de suas redações é assinar cursinhos pré-vestibulares online específicos ou não para redação, que costumam apresentar um valor acessível.

Leia: Cursinhos online são alternativa para estudar gastando pouco; veja valores

Entretanto, caso você não tenha condições de pagar, Eduardo indica a estratégia de comparação. Você pode comparar seu texto com as redações nota mil já divulgadas, sempre avaliando os conectivos que foram usados, se o ponto de vista foi claro desde a introdução e se o texto contempla todos os elementos da proposta.

Pelo Enem ser uma prova muito técnica, também é possível adotar um padrão coringa de redação nota mil e adaptar sua estrutura para qualquer tema. “Se o estudante tiver uma estratégia coringa já pré-determinada nas primeiras semanas de estudo, o restante do tempo será para praticar e executar a mesma estratégia em temas diferentes. Muito dessas estratégias podem ser encontradas em canais do YouTube”, explica. 

Veja: 17 canais do YouTube para estudar para o ENEM de graça

Leia muito

A dica parece clichê, mas é infalível, garante o professor. Para se dar bem na redação é preciso ler e escrever constantemente. A leitura irá garantir o conhecimento das estruturas de linguagem, conectivos e vocabulário”, afirma. 

E essa leitura não precisa ser somente de noticiários em formatos padrões, Eduardo também recomenda o consumo de outros gêneros literários, podcasts e até músicas. Assim, é possível ampliar seu repertório, pois, muito mais do que tentar acertar o tema de redação do ano, é preciso saber dialogar seu conhecimento de mundo com a proposta exigida.

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54