Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Comportamento infantil 2 a 3 anos: como lidar com essa fase?

O comportamento Infantil 2 a 3 anos é conhecido como "adolescência dos bebês". Veja algumas dicas de como lidar com essa fase do desenvolvimento infantil.

comportamento infantil 2 a 3 anos

Você sabia que o comportamento infantil 2 a 3 anos é chamado de adolescência do bebê? Não tem a ver com aparecimento de espinhas ou mudanças bruscas nos hormônios, mas sim com uma fase em que o pequeno começa a criar mais autonomia e aprende a se comunicar melhor.

Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Por isso, é comum que muitos pais notem uma alteração nos modos. É o período em que as birras e manias se iniciam. Normalmente, ocorre a partir dos 18 meses e vai até os 3 anos de idade. As manhas e os primeiros “nãos” também surgem nessa época.

É importante que não apenas os responsáveis, mas todas as pessoas que convivem com a criança estejam cientes de que isso acontece e é natural. A família não deve se culpar ou pensar que está fazendo algo de errado na criação. Os próprios pediatras chamam essa etapa de “terrible two” (terrível dois, em tradução literal).

Leia também:
Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa

Como é o comportamento de uma criança aos 2 anos? 

As crianças ficam mais falantes, especialmente se for para contrariar alguém ou expressar os desejos que sentem. Não é incomum ver os pequenos esperneando ou jogando objetos no chão para conseguirem o que querem. Também é esperado que alguns tenham o comportamento mais agressivo, como quando tentam bater nos responsáveis.

Crise dos 2 anos de idade

Além das situações mencionadas, os pequenos ficam mais manhosos e exigem mais atenção dos pais. É o período em que o ciúme pode aparecer, sendo expressado pelas ações citadas.

Apesar dessas atitudes, é preciso lembrar que são apenas crianças pequenas que não sabem lidar com as emoções que sentem. Esse é o momento em que elas estão sentindo essas sensações pela primeira vez e agir de acordo com o instinto é o esperado. É responsabilidade dos pais saber lidar com esse comportamento dos filhos.

Leia também:
+ Como lidar com o egoísmo na infância?

Como é o comportamento de uma criança aos 3 anos? 

A resistência às frustrações continua, mas é preciso ressaltar que outros pontos se destacam nessa fase. Aos 3 anos, a criança tem um vocabulário maior, consegue se equilibrar melhor para andar e correr, além de ter mais noção das próprias emoções e saber como expressá-las (sem ser, necessariamente, em formato de birras).

Veja mais:
+ As informações sobre a graduação em Psicologia

Crise dos 3 anos de idade

Mesmo que alguns traços de birra e teimosia permaneçam, aos 3 anos é mais fácil estabelecer um diálogo com a criança. Nessa etapa eles entendem o que pode ou não ser feito, além de já saberem qual tipo de comportamento é adequado para cada ocasião.

Para evitar possíveis episódios de manhas, especialmente fora de casa, explique para a criança tudo o que irão fazer. Por exemplo, se for ao supermercado com o seu filho, deixe claro antes de sair que não poderá comprar nada além do que está na lista.

Como educar um filho de 2 a 3 anos?

Coincidentemente, é a partir dessa idade que se inicia o processo de educação. Educar demanda esforço, tempo e paciência. É algo a ser construído diariamente com os filhos e os pais devem estar cientes de que eles são os principais exemplos para a criança.

De acordo com a pediatra comportamental, Ana Lucia Balbino Peixoto, em uma entrevista para o portal do Drauzio Varella, os pequenos aprendem a partir da repetição:

“Ensinar o que pode ou não, o que é certo ou errado. Isso demanda tempo para a criança assimilar e botar em prática. Não é de um dia para o outro que ela vai saber que jogar comida no chão, por exemplo, é errado

[…] Gritar ou fazer birras é um jeito de o bebê demonstrar insatisfação”, explica.

Outros pontos que devem ser ressaltados na educação do neném é não oferecer recompensas em troca de um bom comportamento ou punir o filho por erros cometidos, como quando a criança derruba um objeto sem querer.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações