logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Confira 5 profissões em alta na área de Audiovisual

por João Vitor Marcondes em 21/07/22

A Revista Quero dá sequência a série textual sobre carreiras profissionais e, nesta quinta-feira (21), o tema da publicação aborda profissões em alta para trabalhar com Audiovisual. As ações dos profissionais desta área podem abranger aparelhos modernos e repletos de recursos tecnológicos, mas a inspiração para o presente texto veio de uma data comemorativa de 87 anos. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

O programa de rádio A Voz do Brasil iniciou suas veiculações em 1935 e, naquela época, a atração se chamava A Hora do Brasil. Em relação às atrações radiofônicas, o programa é o mais antigo do país e o nome “A Voz do Brasil", como é conhecido hoje, foi adotado na década de 70 - em 1971.

Pessoa está em frente ao computador com um editor de áudio aberto. O local em que a pessoa trabalha possui uma iluminação azulada e o indivíduo está de costas no plano da imagem,
O editor de áudio, que possui diversos campos para atuação, é uma das possibilidades de trabalho na área de Audiovisual.
O rádio é um dos veículos de comunicação mais conhecidos no mundo, entretanto, a produção e as possibilidades profissionais com áudio e vídeo se multiplicaram com o passar dos anos. Por isso, a Revista Quero aponta nesta quinta-feira (21) algumas das possibilidades de atuação na área do Audiovisual. 

Mas antes, temos um convite da Revista para você. Confira a publicação da semana passada sobre Profissões na área esportiva que talvez você não conheça - garantimos que você se surpreenderá. Agora sim, vamos ao texto desta semana. Boa leitura!

Produtor de video

O profissional possui conhecimento de diversas etapas da produção audiovisual e, portanto, poderá ser responsável pela montagem, criação de roteiros, coordenação das gravações, edição de um vídeo e tantas outras ações desta área. 

De acordo com a página da profissão, é recomendado que o produtor de vídeo possua nível superior para trabalhos maiores e mais exigentes. Para as demandas de maior abrangência, ele deverá ser capaz de administrar todo o processo produtivo e de criação, além de entender as questões teóricas e práticas que propõem as melhores técnicas de produção de vídeos.

Editor

O editor de vídeo desempenha funções com a seleção das imagens, o corte e a montagem das cenas de determinada produção audiovisual. O profissional deve estar atento ao enredo da obra/peça e buscar coerência e o melhor modo de propor a narrativa ao seu trabalho. 

Os cursos de Rádio e TV, Cinema e/ou Audiovisual são algumas das indicações para atuação profissional nesta área. Além disso, a pessoa interessada encontrará possibilidade de cursos mais amplos, como graduações, e cursos mais enxutos, como os cursos de extensão nesta área. 

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio do Editor Audiovisual é de R$2.450,00 no Brasil.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara

Diretor de fotografia

De acordo com a Academia Internacional de Cinema, a direção de fotografia, também chamada de cinematografia, cuida dos movimentos de câmera do filme, de zoom e de outras técnicas que permitem a compreensão do que está acontecendo em cena.

Este profissional poderá indicar os melhores equipamentos de filmagem ou iluminação para a obra, além de apontar quais são as movimentações e enquadramentos adequados na produção cinematográfica. Essas ações podem ser tomadas individualmente ou em conjunto com o diretor-geral. 

Confira as bolsas de estudo em Cinema e Audiovisual no site da Quero Bolsa. 

Roteirista

O roteirista está habilitado para criar ou adaptar histórias com o propósito de estruturar uma produção audiovisual. Filmes, séries, novelas, peças de teatro, documentários e videoclipes são algumas das possibilidades de atuação do roteirista, que geralmente atua na fase de pré-produção das obras e peças audiovisuais. 

Este profissional poderá atuar de forma autônoma, em produtoras de filmes e vídeos, nas emissoras de televisão, ou quaisquer empresas que visualizem a necessidade da criação de vídeos e produções.

Confira as avaliações dos cursos da área de Audiovisual no Guia da Faculdade 2021

Editor de som

O profissional recebe uma gravação de áudio sem cortes e sem nenhum tipo de edição (material bruto) e poderá trabalhar com a lapidação deste conteúdo. O profissional poderá cortar, inserir outros tipos de áudio, melhorar a qualidade do áudio captado e inserir novos recursos para customizar o registro fonográfico.  

Em geral, o editor atua em veículos de comunicação (TV e rádio), na área cinematográfica e para produções de vídeo em geral.  O profissional poderá trabalhar para uma empresa ou de forma autônoma, mantendo clientes para sua atuação. 

Confira também: Engenharia Acústica: confira mais sobre o curso

Diretor de Arte

O diretor de arte é o profissional responsável pelo desenvolvimento da concepção visual de um produto. Ele pode atuar no mercado cinematográfico, em veículos de comunicação (comercial e novela), em empreseas, videos institucionais e anúncios) e/ou em jogos. Desta forma, sua atuação poderá ser desempenhada nas áreas de

 

Os primeiros passos para esta área podem estar nos cursos de Cinema, Produção Audiovisual e Produção Multimídia. Vale lembrar que o curso de Cinema possui diversas nomenclaturas e ênfases como, por exemplo, Cinema e Audiovisual, Comunicação com ênfase em Cinema e Cinema, TV e Midia Digital. 

Veja também: 
10 profissões que estão em alta na área de Engenharia
10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54