
Não vai ter mais licenciatura EAD? Entenda o que diz decreto do MEC
Isabella Baliana | 22/05/25O novo decreto do MEC proíbe a licenciatura 100% EAD; entenda como ficam os estudantes e quais os novos critérios para cursos de licenciatura no país.
O Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), assim como outras faculdades, possui algumas opções para quem quer se desenvolver na pesquisa e entrar de cabeça em seu Programa de Iniciação Científica (PIC).
A iniciativa tem como principal intenção fortalecer o conhecimento, o ensino da graduação ou da pós-graduação e faz parte da prática pedagógica e de apoio aos projetos acadêmicos dos alunos.
Os programas são realizados em parceria entre a faculdade e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), mas também existem opções destinadas a áreas específicas que envolvem outras instituições.
Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?
A quem é destinado?
O PIC pode ser realizado por alunos da graduação do centro universitário. Ele tem como intuito incentivar a descoberta de novos talentos para a vocação científica e da pesquisa acadêmica.
Se você possui boas ideias (e muita disposição!), o UniCEUB oferece a oportunidade de você tirá-las do papel e transformá-las em realidade. Mas para isso, não se preocupe porque você não estará sozinho: todo o trabalho é devidamente orientado por um professor que acredita no seu potencial e, claro, no seu projeto.
Para se inscrever em alguma das opções do Programa de Iniciação Científica do UniCEUB, o aluno precisa, antes de mais nada, buscar um professor para orientá-lo na pesquisa. Depois disso, é necessário inscrever o projeto no programa, devendo ficar de olho nas datas limites para cada etapa.
Ainda, para que a pesquisa tenha andamento, o projeto deve passar pelo crivo do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.
Os universitários que forem aprovados podem receber bolsas equivalentes a R$ 400,00 mensais ou, ainda, descontos de até 25% nas mensalidades do curso (não excedendo o valor de R$ 425,00). Porém, é importante lembrar que os descontos não são cumulativos com outras bolsas que o estudante já esteja recebendo da faculdade.
Vale lembrar que, segundo o regimento interno do UniCEUB, além do professor orientador, os projetos também devem ser supervisionados pelo Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa da própria faculdade.
A UniCEUB disponibiliza cinco opções de programas de pesquisa com bolsas, em parceria com outras instituições ou, ainda, voluntária. São várias áreas disponíveis para que o aluno encontre a iniciativa que mais se encaixa ao seu perfil.
PIC/PIBIC: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica busca o desenvolvimento de projetos científicos em todos os cursos de graduação com a orientação de professores mestres e doutores.
PIC/PIBITI: Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq, essa opção foca em pesquisas de cunho tecnológico e de processos de inovação. Vale lembrar que ela também é orientada por professores mestres e doutores.
PIC Jr: O Programa de Iniciação Científica Junior é destinado aos alunos do Ensino Médio e também conta com a supervisão de professores mestres e doutores.
PIC/ IPE-HOME: Vinculado ao Instituto de Pesquisa e Ensino HOME, essa opção é específica para graduandos em Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia ou Biomedicina.
PIC/ Veterinari: Esse programa é totalmente voltado para os alunos que estejam cursando Medicina Veterinária no centro universitário.
PIC IBRAM: Vinculado ao Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o programa é destinado aos alunos de Ciências Biológicas, Medicina, Biomedicina e Medicina Veterinária.
PIC Delfim: As pesquisas são realizadas na Estação Experimental de agroecologia Chácara Delfim T61, localizada no Núcleo Rural Córrego do Urubu. O programa é próprio para os alunos que estejam cursando Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Medicina Veterinária.
Voluntário: O UniCEUB oferece também aos estudantes da graduação a possibilidade de realizar projetos voluntários. Nessa categoria não existem opções que oferecem bolsas, porém traz a possibilidade do aluno se desenvolver profissionalmente. Vale lembrar que os professores que forem escolhidos como orientadores precisam estar vinculados ao mestrado.