Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Conheça 5 opções de Programas de Iniciação Científica no UniCEUB

por Maxwell Pimentel em 28/01/19 310 visualizações

O Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), assim como outras faculdades, possui algumas opções para quem quer se desenvolver na pesquisa e entrar de cabeça em seu Programa de Iniciação Científica (PIC).


A iniciativa tem como principal intenção fortalecer o conhecimento, o ensino da graduação ou da pós-graduação e faz parte da prática pedagógica e de apoio aos projetos acadêmicos dos alunos.

Os programas são realizados em parceria entre a faculdade e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), mas também existem opções destinadas a áreas específicas que envolvem outras instituições.  

Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

A quem é destinado?

O PIC pode ser realizado por alunos da graduação do centro universitário. Ele tem como intuito incentivar a descoberta de novos talentos para a vocação científica e da pesquisa acadêmica.

Se você possui boas ideias (e muita disposição!), o UniCEUB oferece a oportunidade de você tirá-las do papel e transformá-las em realidade. Mas para isso, não se preocupe porque você não estará sozinho: todo o trabalho é devidamente orientado por um professor que acredita no seu potencial e, claro, no seu projeto.

Como concorrer ao programa

Para se inscrever em alguma das opções do Programa de Iniciação Científica do UniCEUB, o aluno precisa, antes de mais nada, buscar um professor para orientá-lo na pesquisa. Depois disso, é necessário  inscrever o projeto no programa, devendo ficar de olho nas datas limites para cada etapa.

Ainda, para que a pesquisa tenha andamento, o projeto deve passar pelo crivo do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

Os universitários que forem aprovados podem receber bolsas equivalentes a R$ 400,00 mensais ou, ainda, descontos de até 25% nas mensalidades do curso (não excedendo o valor de R$ 425,00). Porém, é importante lembrar que os descontos não são cumulativos com outras bolsas que o estudante já esteja recebendo da faculdade.

Vale lembrar que, segundo o regimento interno do UniCEUB, além do professor orientador, os projetos também devem ser supervisionados pelo Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa da própria faculdade.

Opções de programas

A UniCEUB disponibiliza cinco opções de programas de pesquisa com bolsas, em parceria com outras instituições ou, ainda, voluntária. São várias áreas disponíveis para que o aluno encontre a iniciativa que mais se encaixa ao seu perfil.

    PIC/PIBIC: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica busca o desenvolvimento de projetos científicos em todos os cursos de graduação com a orientação de professores mestres e doutores.

    PIC/PIBITI: Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq, essa opção foca em pesquisas de cunho tecnológico e de processos de inovação. Vale lembrar que ela também é orientada por professores mestres e doutores.

    PIC Jr: O Programa de Iniciação Científica Junior é destinado aos alunos do Ensino Médio e também conta com a supervisão de professores mestres e doutores.

    PIC/ IPE-HOME: Vinculado ao Instituto de Pesquisa e Ensino HOME, essa opção é específica para graduandos em Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia ou Biomedicina.

    PIC/ Veterinari: Esse programa é totalmente voltado para os alunos que estejam cursando Medicina Veterinária no centro universitário.

    PIC IBRAM: Vinculado ao Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o programa é destinado aos alunos de Ciências Biológicas, Medicina, Biomedicina e Medicina Veterinária.

    PIC Delfim: As pesquisas são realizadas na Estação Experimental de agroecologia Chácara Delfim T61, localizada no Núcleo Rural Córrego do Urubu. O programa é próprio para os alunos que estejam cursando Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Medicina Veterinária.

    Voluntário: O UniCEUB oferece também aos estudantes da graduação a possibilidade de realizar projetos voluntários. Nessa categoria não existem opções que oferecem bolsas, porém traz a possibilidade do aluno se desenvolver profissionalmente. Vale lembrar que os professores que forem escolhidos como orientadores precisam estar vinculados ao mestrado.


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54