Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Conheça as cidades onde ficam os 24 campi da Unesp e saiba mais sobre cada um

A Unesp possui 168 cursos e 32 unidades, distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo. Conheça os campi da universidade!

Atualizado em 03/03/2022

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. O diferencial da instituição se dá pela distribuição dos seus campi, espalhados em 24 municípios diferentes do estado de São Paulo – 21 deles localizados no interior. 

Encontre bolsa de estudos de até 80% para cursos de graduação

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Criada em 1976, a universidade possui atualmente cerca de 40 mil estudantes e três mil professores atuando em 32 faculdades e institutos, e conta com 168 cursos de graduação e 114 cursos de pós-graduação, em 64 profissões de nível superior. Segundo o Ranking Universitário da Times Higher Education (THE) Latin America 2019, a Unesp passou a estar, pela primeira vez, entre as dez melhores universidades da América Latina.

Leia também:
+ Como funciona o sistema de cotas da Unesp?
+ Unesp libera download gratuito de apostilas de cursinhos pré-vestibulares

Conheça os 24 campi da Unesp espalhados pelo estado paulista:

Araçatuba 

unesp campus
Campus da Unesp de Araçatuba (Reprodução/Unesp)

Composto pelas Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) e Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA), o campus foi criado em 1954 e abriga os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária.

Araraquara

unesp campus
Campus da Unesp de Araraquara (Reprodução/Unesp)

Composto pelas Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAR) e pelo Instituto de Química (IQ), o campus foi criado em 1959 e abriga os cursos de Farmácia-Bioquímica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Letras, Pedagogia, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Administração Pública; Odontologia e Química.

Campus de Assis 

Composto pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), o campus foi criado em 1958 e  abriga os cursos de História, Letras, Psicologia, Ciências Biológicas e Engenharia Biotecnológica.

Bauru 

Campus da Unesp em Bauru (Foto: Marina Borges)

Leia mais: Na Unesp Bauru, projetos de extensão e estrutura atraem estudantes

Composto pelas Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Faculdade de Ciências (FC) e Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB), o campus de Bauru foi criado em 1969 e  é o maior da Unesp, abrigando 19 cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes Visuais, Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas;  Psicologia, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Educação Física e Pedagogia;  Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Botucatu 

Campus da Unesp em Botucatu (Foto: Reprodução/Leia Notícias Botucatu)

Composto pelas Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e Instituto de Biociências (IB),  o campus foi criado em 1962 e abriga os cursos de Medicina e Enfermagem; Medicina Veterinária e Zootecnia; Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Física Médica e Nutrição.

Dracena 

Composto pela Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT), o Campus Experimental de Dracena foi criado em 2002 e, somente em 2015, a reitoria aprovou que deixasse de ser unidade experimental e passasse a ser Unidade Universitária. O campus abriga os cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica.

Franca

Composto pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), o campus foi criado em 1962 e abriga os cursos de Direito, História, Relações Internacionais e Serviço Social.

Guaratinguetá 

Composto pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), o campus foi criado em 1966 e abriga os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Física e Matemática.

Ilha Solteira 

Composto pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), o campus foi criado em 1976 e abriga os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Zootecnia.

Itapeva

O Campus Experimental de Itapeva, inicialmente intitulado como “Unidade Diferenciada de Itapeva”, foi criado 2003. Diferentemente das unidades consolidadas da Unesp, a operacionalização de Itapeva foi realizada utilizando o formato de parceria coletiva entre a Unesp, Governo do Estado e a Prefeitura Municipal da cidade. O campus abriga os cursos de Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia de Produção.

Jaboticabal 

Composto pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), o campus foi criado em 1966 e abriga os cursos de Administração, Biologia, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Marília 

Composto pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), o campus foi criado em 1959 e abriga os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia e Relações Internacionais; Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Ourinhos

O Campus Experimental de Ourinhos foi criado em 2003 e, em 2009, a reitoria anunciou o projeto de construção de uma nova estrutura em um terreno já pertencente à Universidade, sem vínculo com a Prefeitura Municipal. A unidade que foi inaugurada apenas em 2017 abriga o curso de Geografia.

Presidente Prudente 

Composto pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), o campus foi criado em  1959 e abriga os cursos de Geografia, Matemática, Engenharia Cartográfica, Estatística, Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Física, Química e Arquitetura e Urbanismo.

Registro

O Campus Experimental de Registro foi criado em 2003 e, a partir de 2006, dividiu-se em duas unidades que, após dez anos, foram denominadas como Unidade Vila Tupi e Unidade Agrochá. Atualmente, o campus abriga os cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Pesca.

Rio Claro 

Composto pelos Instituto de Biociências (IB) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), o campus foi criado em 1958 e abriga os cursos de Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física e Pedagogia; Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Física, Geografia, Geologia e Matemática.

Rosana

O Campus Experimental de Rosana foi criado em 2003 e, somente em 2007, ao formar sua primeira turma, a Unidade firmou-se como referência em ensino superior, obtendo a segunda melhor nota do ENADE (no estado de São Paulo). Atualmente, o campus abriga os cursos de Turismo e Engenharia de Energia.

São João da Boa Vista

O Campus Experimental de São João da Boa Vista foi criado em 2012 e abriga os curso de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Aeronáutica. A cidade é considerada um grande polo de desenvolvimento tecnológico e possui grande concentração de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicações.

São José do Rio Preto

unesp campus
Campus da Unesp de Rio Preto (Foto: Divulgação/Ibilce)

Composto pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), o campus foi criado em 1955 e abriga os cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física Biológica, Matemática, Química Ambiental, Letras-Tradutor, Letras e Pedagogia.

São José dos Campos 

Composto pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o campus foi criado em 1954 e abriga os cursos de Odontologia e Engenharia Ambiental.

São Paulo 

Composto pelos Instituto de Artes (IA) e Instituto de Física Teórica (IFT), o campus passou a ser o único situado na cidade de São Paulo em 1981. O IA oferece os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte-Teatro, Música, Composição, Regência, Educação Musical, Canto e Instrumento (cordas, sopros, percussão e teclados). Já o IFT disponibiliza um curso de pós-graduação desde 1971, oferecendo diplomas de mestrado e doutorado em física.

Litoral Paulista (São Vicente) 

Composto pelo Instituto de Biociências (IB), o campus foi implantado em 1955 na cidade de São Vicente, tornando-se o primeiro de uma universidade pública localizado na Baixada Santista. A unidade oferece graduação em Ciências Biológicas, com habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro.

Sorocaba 

Composto pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o campus foi criado em 2002 e abriga os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambienta.

Tupã 

Composto pela Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE), o campus foi criado em 2002 e abriga os cursos de Administração e Engenharia de Biossistemas.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações