Conheça o novo modelo de avaliações da Unifacs
Conheça o novo modelo de avaliações da Unifacs e como os alunos terão que fazer os cálculos de suas notas
As aulas começaram na Universidade Salvador (Unifacs), e dessa vez, além de todas as sensações que afloram ao começar um novo semestre, os calouros e veteranos ficaram sabendo de uma novidade: o sistema de avaliações da Universidade Salvador na modalidade presencial foi atualizado. Portanto, preparamos um conteúdo que vai tirar todas as dúvidas sobre o novo método.
A Unifacs atua em Salvador, com diversos campus espalhados pela cidade, são eles: Campus Lapa, Campus Tancredo Neves, Campus Professor Barros (Paralela), Campus Rio Vermelho, Campus Costa Azul (pós graduação) e Campus Comércio, e também em Feira de Santana com os campus Campus Santa Mônica e Campus Getúlio Vargas.
Como funcionava
O sistema anterior contava com duas avaliações regulares obrigatórias, a AV1 com peso 3,0 e a AV2 com peso 4,0, e a AV3 em casos que o aluno não alcançasse a pontuação mínima de 49 pontos, sendo que somente estaria apto para a AV3 o aluno que fizesse no mínimo 28 pontos com as avaliações regulares.
Portanto, a nota obtida na AV1 (nota x 3,0) + nota obtida na AV2 (nota x 4,0) / por 7,0 deveria ser igual ou superior a 7,0 para aprovação, ou igual ou superior a 4,0 para fazer a AV3.
Veja também:
+ Portal Unifacs: como acessar e quais as funcionalidades no Portal do Estudante
+ Blackboard Unifacs: como utilizar a ferramenta do Portal da universidade
Como funciona agora
No novo modelo de avaliações existem pequenas diferenças entre as disciplinas teórico e teórico-práticas, projetos e práticas e tcc e estágio, portanto dividiremos o conteúdo nessas modalidades.
Disciplinas teóricas e disciplinas teórico-práticas
A nota serão divididas em N1 com peso 4 e N2 com peso 6. Dentro da N1, existirão três atividades, A1 constituída por uma avaliação teórica ou avaliação por instrumento a ser definida de acordo com as competências, a A2 é o AIC (avaliação de integração curricular) exceto para o curso de Medicina, e A3 uma avaliação prática ou avaliação por instrumento a ser definido de acordo com as competências, todas com nota de 0 á 10.
Dentro da N2, existe a A4 que refere-se a APS (Atividade prática supervisionada) e a A5 é uma avaliação teórica ou prática, ou teórico-prática. Ambos possuem nota entre 0 e 10. Caso o estudante deixe de realizar a A5 ou não alcance a média final, ele é submetido a atividade substitutiva A6. Ao final das avaliações, é realizado três cálculos:
Cálculo N1: A1 + A2 +A3 / 3
Cálculo N2: (A4*0,1) + (A5*0,9)
E o cálculo de média final: (N1*0,4) + (N2*0,6)
Disciplinas projetos e práticas
A nota serão divididas em N1 com peso 4 e N2 com peso 6. Dentro da N1, existirão três atividades, A1 constituída por uma avaliação inicial, a A2 é o AIC (avaliação de integração curricular) exceto para o curso de Medicina, e A3 uma avaliação intermediária, todas com nota de 0 á 10.
Dentro da N2, existe somente a A4 que refere-se a uma avaliação final, não existindo a possibilidade de avaliação substitutiva. Ao final das avaliações, é realizado dois cálculos:
Cálculo N1: A1 + A2 +A3 / 3
E o cálculo de média final: (N1*0,4) + (N2*0,6)
Disciplinas TCC e Estágio
Quanto a estas disciplinas, haverá apenas uma avaliação. A NF (avaliação final) tem peso 10, com nota entre 0 e 10 pontos, e sem possibilidade de avaliação substitutiva.
Média
A média da Universidade também sofreu alteração. Antes 7,0 pontos, agora a média para aprovação em todas as disciplinas será 6,0. Todas as notas serão calculadas e lançadas com uma casa decimal após a vírgula.
Para melhorar a adaptação dos alunos com a nova modalidade, o ambiente virtual das disciplinas no Blackboard Learn, conta com um simulador de notas.