Cosme e Damião são padroeiros dos médicos e farmacêuticos: entenda!
A escolha de Cosme e Damião como patronos dos médicos e farmacêuticos reflete essa tradição de cuidado e cura. Veja mais informações na Revista Quero.
O dia de Cosme e Damião, tradicionalmente celebrado em 27 de setembro*, é carregado de simbolismo e possui importância para católicos e praticantes de religiões de matriz afro-brasileira, como o Candomblé e a Umbanda.
Para muitos, esse dia é marcado por um misto de devoção e festa, com a figura dos santos gêmeos representando a generosidade, a cura e o acolhimento, especialmente voltado às crianças.
No entanto, a história de Cosme e Damião também está ligada à medicina, o que justifica o fato de serem considerados os patronos dos médicos e farmacêuticos. Você sabia?
*A religião católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro para não chocar com a data que se celebra São Vicente de Paula. Mas, pela tradição, a maioria das pessoas ainda comemora no dia 27.
Leia mais:
As informações sobre o curso de Medicina
A história de Cosme e Damião e a relação com a medicina
De acordo com a tradição cristã, Cosme e Damião eram irmãos e viveram no século III, na região que hoje corresponde à Síria. Eles se destacaram por sua atuação como médicos, cuidando dos doentes sem cobrar nada em troca.
Esse gesto, associado à prática médica, fez com que eles ganhassem notoriedade na comunidade cristã e fossem reconhecidos por sua bondade e dedicação à saúde dos mais necessitados.
Seu trabalho não apenas curava o corpo, mas também promovia o conforto espiritual, oferecendo uma visão de cuidado integral com o ser humano.
+ 5 conselhos para quem quer ser aprovado em Medicina
O martírio de Cosme e Damião ocorreu durante a perseguição aos cristãos no Império Romano, o que contribuiu para consolidar sua imagem de santidade. Após suas mortes, as histórias sobre curas milagrosas atribuídas a eles se espalharam, reforçando ainda mais sua relação com a medicina.
Assim, a Igreja Católica os reconheceu como patronos dos médicos, farmacêuticos e de todos aqueles que atuam na área da saúde – incluindo faculdades de medicina. Para os profissionais da saúde, Cosme e Damião são exemplos de dedicação ao próximo e de um ideal de atendimento humanizado e gratuito.
+ 10 profissões da área de saúde que talvez você não conheça
Cosme e Damião nas religiões de matriz africana
Além de seu papel na tradição católica, Cosme e Damião também têm um significado especial nas religiões afro-brasileiras. No Candomblé e na Umbanda, os santos são associados aos orixás Ibejis, que representam a infância, a alegria e a proteção das crianças.
Uma das tradições mais marcantes no Dia de Cosme e Damião é a distribuição de doces, como bolos, balas e pirulitos. Esse costume, que se perpetua em diversas regiões do Brasil, é uma forma simbólica de homenagear os gêmeos, lembrados por sua generosidade e zelo com as crianças.
A escolha de Cosme e Damião como patronos dos médicos e farmacêuticos reflete essa tradição de cuidado e cura. Para os profissionais dessas áreas, sua figura transcende a fé, simbolizando um compromisso com a saúde e o bem-estar dos outros, independente de recompensas materiais.
Garanta a sua bolsa de estudo na área da Saúde
A Quero Bolsa é o maior portal de educação do país e oferece oportunidades em diversos cursos em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Há bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos, inclusive Medicina e Farmácia! Basta entrar na plataforma e procurar pelo curso para ver quais bolsas e faculdades aparecem:
Vale lembrar que a Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, então o que não falta é opção de faculdade! Confira algumas faculdades parceiras bem avaliadas pelo MEC:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.