logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Crimes virtuais: Como escrever uma redação sobre o tema no Enem

por Giovana Murça em 20/06/19 3,7 mil visualizações

Recentemente, um caso de vazamento de conversas entre autoridades envolvidas com a Operação Lava-Jato após a invasão de hackers trouxe à tona, novamente, a questão da segurança e privacidade no mundo online.

Veja: Guia de redação completo e gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%


Não foi a primeira vez que autoridades do governo tiveram suas informações virtuais invadidas, roubadas e espalhadas, o mesmo acontece com pessoas e empresas particulares diariamente.

Leia também: Hacker: o que é e como se tornar um profissional da área

O que são crimes virtuais 

Os crimes virtuais são atos ilícitos praticados por meios digitais de comunicação e acesso à informação. Eles são ataques ao computador, tanto ao hardware quanto ao software. Os mais comuns são fraudes, estelionato e vazamento de informações.

Segundo o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet de 2019, entre os 157 países analisados, o Brasil foi classificado como o quarto país com mais invasões de hackers e crimes virtuais, contabilizando 4,11% dos ataques globais.

Guia de redação gratuito

Temas de tecnologia no Enem

O tema tecnologia tem se tornado cada vez mais recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 1998, o assunto já caiu três vezes na redação:

  • 2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;
  • 2011 - Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado;
  • 2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Dicas para redação sobre crime virtuais

A coordenadora de Português do Grupo Etapa, Simone Motta, alerta que o tema pode ser cobrado em diferentes vestibulares, normalmente orientando o candidato a apresentar sua opinião sobre o assunto. No caso do Enem, se lembre que os argumentos e a proposta de intervenção devem respeitar os direitos humanos.

Com o assunto de invasões de hackers novamente em alta, a sugestão da professora é “acompanhar o que é noticiado na mídia e fazer pesquisas sobre o tema”. Os dados oferecidos pelos textos de apoio podem ajudar na hora da argumentação.


A professora Simone indicou algumas propostas de intervenção para você usar numa redação com o tema “Como combater crimes virtuais no Brasil”, confira!

  • A cooperação entre diferentes setores da sociedade, com a finalidade de coibir os crimes;
  • O incentivo à propaganda, para que as pessoas façam o uso consciente da internet e saberem que são possíveis alvos de crimes virtuais e, assim, possam se proteger;
  • Referir-se às diferentes esferas de poder para a punição dos criminosos, usando caminhos legais e democráticos.

Escreva com frequência

A melhor forma de se preparar é treinando! Quando mais redações você fizer, de variados temas, mais você irá se acostuma ao formato de redação do Enem e melhorar seu rendimento.

"É importante ressaltar que redação também se estuda e que todo texto corrigido deve ser analisado, discutido e refeito, de modo que os problemas anotados pelo corretor possam ser entendidos e corrigidos, para que não sejam repetidos", comenta Simone.

Leia também:  Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000

Guia de redação para o Enem

Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Guia de redação gratuito

Manual do Enem

Quer estudar para o Enem e outros vestibulares sem sair de casa e de graça? Acesse a plataforma Manual do Enem! Você vai encontrar conteúdos sobre redação e de todas disciplinas cobradas no Enem, com exercícios para treinar. Bons estudos ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54