Como ser um hacker?
Não existe especificamente um curso de faculdade para se tornar um hacker. Entretanto, o que existem são determinados cursos de graduação que oferecem uma formação capaz de englobar todos os conhecimentos necessários para a atuar como um hacker, como é o caso destes a seguir:
Encontre bolsas de estudo
Leia também: Entenda quais são as diferenças entre os cursos da área de Tecnologia da Informação
+Teste Vocacional para Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Segundo o coordenador da pós-graduação em Segurança Cibernética da UniCarioca, André Sobral, o profissional tem que ser muito bom em redes, sistemas operacionais e arquitetura de computadores.
Se possível, ter conhecimento de desenvolvimento de software, principalmente Phyton e C. Depois, fazer uma pós-graduação que tenha foco prático e, a partir daí, começar a atuar na área, supervisionado por um profissional experiente.
É preciso também estar sempre atualizado, participar das sociedades técnicas, fazer as certificações e ter uma formação acadêmica formal. Se for seguir na área corporativa, deve estudar as normas da família ISO 27000. Caso siga algum cargo na área industrial e infraestruturas críticas, será preciso aprender redes industriais e determinísticas, e seguir as normas da família ISA/ IEC 62443.
Outro ponto importante é que a instituição de ensino e os docentes têm que ensinar ética e deixar bem clara a legislação. “Invadir computadores sem autorização expressa é crime e pode levar o profissional para a cadeia. No caso de cibersegurança industrial, é mais grave. As consequências podem ser perda de vidas humanas, desastres ambientais em larga escala que podem afetar cidades, estados e até países”, alerta André.
Veja: “Hackers Do Bem”: Veiga de Almeida cria curso para proteção de dados cibernéticos
+ 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
Como está o mercado de trabalho para o hacker?
Nos dias de hoje, a cibersegurança se tornou algo imprescindível e uma ferramenta de defesa e segurança.
O especialista nessa área se tornou estratégico para a segurança da informação, e profissionalizá-lo foi o caminho encontrado para o bem-estar organizacional, financeiro e social de pessoas e empresas.
Por força de lei, já é necessário ter um profissional para cuidar da LGPD, assim como na área industrial nas infraestruturas críticas (água, esgoto, petróleo e gás, eletricidade, telecomunicações, setor bancário e saúde). Portanto, o mercado é enorme e precisa de profissionais.
“A Segurança da Informação não é apenas uma necessidade para pessoas e empresas. Quando analisamos os impactos de incidentes de segurança em infraestruturas críticas, como os setores de óleo e gás, eletricidade, água, saúde e outros, é notável a dependência da sobrevida de sistemas computacionais disponíveis e íntegros. Isso possibilita uma visão bastante promissora de mercado de trabalho para profissionais especialistas em segurança cibernética”, destaca o coordenador.
Leia também:+10 profissões com os maiores salários na área de tecnologia
+ Tecnologia: veja os salários das 10 profissões mais procuradas da área
Onde encontrar cursos de graduação para se tornar um hacker?
A Quero Bolsa pode ser sua aliada na profissionalização. Isso porque a plataforma oferta bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação.
Bolsas de estudo de até 80%
Veja a seguir algumas opções de instituições de ensino com autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC):
Confira: Biotecnologia: saiba tudo sobre essa profissão
+ TI X ADS: quais as principais diferenças?