Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

De Hogwarts para o Fundão: conheça a primeira equipe de quadribol da UFRJ

por Raphael Fernandes em 26/02/20

Wingardium Leviosa! O quadribol, esporte praticado na série de filmes Harry Potter, ganhou popularidade entre os jovens do Rio de Janeiro. Criado em 2017 pelos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Philipi Daniel, Cenira Alves e Cynara Wainner, a equipe Minerva foi o primeiro time universitário do Brasil.

O objetivo dos três fundadores era divulgar ainda mais o esporte e também poder se divertir nos tempos livres da faculdade. "Meu amigo (Thiago Oliveira) me convidou para treinar no Minerva para o Carioca do ano passado. Como eu sempre gostei de esportes e de Harry Potter, topei. Fui no treino, gostei e resolvi ficar. Achei interessante a UFRJ abrir espaço para o esporte", revela Vinícius Araújo.

Hogwarts quadribol quidditch UFRJ harry potter - REVISTA QUERO
Equipe Minerva foi criada na UFRJ e mantém as raízes universitárias até hoje

Sempre interessado pela parte tática do quadribol, Vinícius queria transmitir ainda mais conhecimento para a equipe: "Conversei com o pessoal do time e eles aceitaram me colocar de técnico, além de me passarem vários materiais relacionados e me darem bastante suporte", complementa o atual técnico da equipe.

Bicampeão carioca invicto e vice-campeão brasileiro em 2018, a equipe conta com 17 jogadores em seu plantel, atualmente. A principal saída do elenco, desde a fundação da equipe, foi do ex-capitão Philip Daniel, que rumou para os Dragões da Tormenta, equipe de São Paulo que, curiosamente, derrotou o Minerva na final do campeonatos nacional.

Por ser algo que foi resgatado de um universo "mágico", o quadribol sofre muito preconceito na área esportiva. Entretanto, isso deve mudar aos poucos, pois o número de equipes está crescendo em todo o país. Em 2018, o CBQ (Campeonato Brasileiro de Quadribol) contou com apenas cinco times. Para o ano passado, este número dobrou. Se continuar nessa crescente, as universidades devem investir ainda mais neste esporte. 

Com o objetivo de impactar pessoas além do meio universitário, a equipe decidiu se desvincular da universidade federal, em 2019. Porém Cynara afirma que as raízes do time nunca serão esquecidas: "O nome Minerva é em homenagem a UFRJ, pois o time surgiu na mesma, e nosso grito de guerra sempre será "Avante Minerva".

Leia mais:
Clac UFRJ: Alunos oferecem curso de idioma para comunidade interna e externa
Universidades cariocas adaptam cardápios sem carne com crescimento de vegetarianos

Como funciona o Quadribol?

Cada equipe começa com 6 jogadores, que são divididos em: 3 artilheiros (Bandana Branca), 2 batedores (Bandana Preta) e 1 Goleiro (Bandana Verde). Aos 18 minutos, o time ainda é reforçado com um apanhador (Bandana Amarela). O objetivo dos artilheiros é fazer o máximo de gols possíveis nos aros, onde cada gol vale 10 pontos (independente do aro).

Para fazer o gol é usado a "goles" que é uma bola de vôlei comum.

Hogwarts quadribol quidditch UFRJ harry potter - REVISTA QUERO
Embate entre jogadores de quadribol, esporte também conhecido como quidditch

O goleiro é um 4º artilheiro, porém com algumas vantagens, como por exemplo não poder ser queimado quando defende em sua área. Já o objetivo dos batedores é impedir os gols da equipe rival, e ajudar a equipe a fazer mais pontos.

Durante o jogo vão ter 3 bolas de queimado americano, onde os batedores terão que disputar entre si, dar suporte para os artilheiros avançarem e por fim ajudar na hora do pomo. Além disso, os batedores podem queimar outros jogadores. Se um atleta é queimado, está temporariamente fora do jogo. Para voltar, é preciso tocar no aro de sua equipe.

É possível dizer que os batedores têm um grande poder, são estratégicos e muito importantes no jogo. O principal objetivo deles é pegar o pomo, que garante a equipe mais 30 pontos e posteriormente a Vitória. É uma espécie de "Touchdown do Quadribol", comparando o esporte ao futebol americano.

Veja também:
+ Você sabe qual o significado dos feitiços de Harry Potter?
+ Faça o teste e descubra qual o seu patrono em Harry Potter

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54