Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Ranking das Faculdades com Maior (e Menor) Diversidade Racial

por Gustavo Stein em 26/09/16 53 mil visualizações

Unijorge e Estácio apresentam altos índices de diversidade racial entre seus alunos. Instituições de ensino do Sul do país concentram-se nos últimos lugares do ranking.

O debate sobre questões raciais em instituições de ensino sempre geram discussões calorosas. Quando se trata de um país tão diverso como o Brasil, a relevância dessas questões é ainda maior.

Muito se discute sobre cotas raciais/sociais e a dificuldade que alguns grupos sociais têm em ingressar em cursos superiores. Por esse motivo fizemos um estudo sobre a diversidade racial dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IESs) brasileiras.

Metodologia

Para criar os rankings analisamos os dados disponíveis de todos os alunos com matrícula ativa nas IESs brasileiras. Os dados foram retirados do censo mais recente publicado pelo INEP e são referentes a 2014.

Para classificar o nível de diversidade das instituições usamos o Índice de Herfindahl (IHH). Esse índice é muitas vezes usado por economistas para medir a concentração de mercado e diversificação em setores industriais.

A nomenclatura e divisão das raças/cores segue o padrão utilizado pelo MEC: parda, preta, branca, amarela e indígena. Foram desconsiderados os casos em que a informação aparece como “Aluno não quis declarar raça/cor” ou “Não dispõe da informação“.

Apenas instituições de ensino com mais de 500 estudantes com raça/cor declarada foram consideradas na pesquisa.

***

De um total de 2.327 IESs, separamos as 100 com o maior número de alunos com raça declarada e organizamos em um ranking de diversidade. As IESs estão em ordem decrescente de diversidade. Ou seja, no topo da tabela constam as IESs com os maiores índices de diversidade racial do país. E no final da tabela aparecem as IESs com os menores índices de diversidade racial do país.

Entre as 100 faculdades e universidades com mais alunos, a Unijorge (BA), UFMA (MA) e Estácio (RJ) possuem os maiores índices de diversidade racial. Cada uma delas com uma etnia predominante. A Unijorge com 44,4% de alunos autodeclarados de cor parda, a UFMA (MA) com 44% de alunos autodeclarados de cor preta e a Estácio (RJ) com 47% de alunos autodeclarados de cor branca.

***

Em seguida, separamos as 25 IESs particulares e as 25 IESs públicas com os maiores índices de diversidade racial do Brasil.

Diferentemente da tabela acima – que contrasta índices altos com índices baixos – as próximas tabelas mostram apenas as IESs com os índices mais altos de diversidade racial no país. Independente do tamanho/quantidade de alunos.

É interessante notar que entre as faculdades particulares, os 6 primeiros lugares ficam com faculdades do grupo Estácio.

***

Para finalizar, fizemos um ranking do índice médio de diversidade das instituições de ensino em cada estado. Quanto mais perto de 1 for o HHI de um estado, menor é o seu nível de diversidade. Em contrapartida, quanto mais perto de 0, maior a diversidade daquele estado.

O destaque vai para a região Centro-Oeste do país. Os estados da região ficaram no topo do ranking: O Distrito Federal possui, em média, o maior índice de diversidade nas IESs do país. O Mato Grosso do Sul fica em quarto lugar, Mato Grosso em terceiro e Goiás em sétimo.

Bahia e Ceará possuem o maior desvio padrão do ranking. O que significa que existem IESs com níveis de diversidade bastante discrepantes em relação à média desses estados.

Os 3 últimos lugares ficam com os estados da região sul do Brasil – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54