A UFPR, Universidade Federal do Paraná, é uma instituição pública de ensino superior, mantida pelo governo federal. Credenciada junto ao MEC em 1946 e sediada em Curitiba, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e aperfeiçoamento profissional, presenciais e a distância, abrangendo áreas como ciências humanas, exatas e biológicas.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Foto: José Carlos Cruz

Nesta matéria da Revista Quero, você confere cinco dúvidas recorrentes dos estudantes que estão considerando seguir – ou já ingressaram – na trajetória educacional desta instituição. Se você está prestes a iniciar sua jornada acadêmica na Universidade Federal do Paraná, este texto é para você. Confira!
Leia mais:
UFPR possui melhor faculdade de Engenharia Civil, segundo MEC
Teste Vocacional Gratuito
Como entrar na UFPR?
O vestibular da UFPR permite ingresso pela ampla concorrência, pelo sistema de cotas e pelo SISU.
De acordo com o site da instituição, o processo seletivo da UFPR oferece 50% das vagas destinadas a cotistas de baixa renda, pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
O processo garante a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, divididos em duas categorias: uma em qualquer faixa de renda e outra para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Também para candidatos em geral que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, também divididos em duas categorias: aqueles em qualquer faixa de renda e aqueles que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Ainda, são reservadas vagas para pessoas com deficiência, igualmente divididas em duas categorias: uma com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e outra independente de renda.