E a pós-graduação?
Primeiramente, ter uma pós-graduação é de grande valor para professores que atuam no Ensino Técnico. Isso porque esse seguimento exige, além do diploma de um curso de graduação (licenciatura ou bacharelado), também uma especialização.
A pós-graduação também é importante para quem deseja atuar como professor universitário. Isso porque, para exercer tal função, é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e, no mínimo, uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor em universidades públicas.
No caso dos professores universitários, a pós-graduação stricto sensu exigida é, em geral, em uma área específica da formação inicial e não obrigatoriamente na própria área da educação.
Ter uma pós-graduação é uma ótima alternativa para quem deseja ganhar destaque em sua área de atuação. Isso porque, independentemente do seu tipo, o curso trará uma maior compreensão do conteúdo das aulas e da própria atividade de ensino.
A pós-graduação não substituirá um diploma de graduação, mas complementa a formação com informações mais específicas e aprofundadas a respeito de determinado assunto. Até porque, para o Ministério da Educação (MEC), as pós são consideradas como uma formação continuada que não substitui a formação básica exigida por lei para dar aula e exercer a profissão de professor.
Onde encontrar cursos de pós-graduação com desconto?
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.