logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Edtech, fintech, healthtech: entenda quais são os segmentos das startups tech

por Giovana Murça em 02/06/21

Edtech, fintech, legaltech, healthtech, foodtech… É provável que você já tenha ouvido falar algum desses nomes. Mas, afinal, o que significam todas essas palavras terminadas em “tech?

Para esclarecer essa dúvida, o primeiro ponto é saber que todos esses termos se referem a diferentes segmentos de startups na área da tecnologia (technology ou tech, em inglês). As startups são empresas recém-criadas, com ideias inovadoras e grande capacidade de crescer e gerar lucros rapidamente.

startup tech

De acordo com o Sebrae, a startup pode ser definida como “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

Em geral, as startups são da área da tecnologia, mas isso não é uma regra. Algumas das maiores empresas do mundo começaram como uma startup. É o caso do Google, do Facebook, da Uber, da Netflix e do Spotify, por exemplo. 

Quais são os segmentos das startups tech?

No setor da tecnologia, as startups podem atuar em diversos segmentos, isto é, elas aplicam a tecnologia em outras áreas, como finanças, educação, mobilidade, entre outras. 

Elas são identificadas por seu termo correspondente em inglês mais o sufixo tech. Dê uma olhada em quais são os segmentos mais comuns do universo das startups tech!

Fintech

São startups de tecnologia que oferecem serviços e produtos financeiros inovadores e menos burocráticos e custosos. É o exemplo da startup brasileira Nubank.

Edtech

É o segmento de startups que oferecem soluções tecnológicas para os problemas e desafios na área de educação. Como, por exemplo, a Quero Educação, que criou o site de bolsas de estudos Quero Bolsa.

Healthtech ou Medtech

São startups que utilizam a tecnologia para desenvolver soluções no setor de saúde e bem estar. São exemplos de empresas dessa área a Gympass e a Zenklub.

Foodtech

São as startups de tecnologia do setor alimentício, que visam otimizar toda a cadeia produtiva dos alimentos. Uma das mais conhecidas no setor é o Ifood.

Lawtech ou Legaltech

Se tratam das startups que oferecem serviços e produtos tecnológicos na área jurídica, que buscam diminuir os gastos com e burocracias e. É o caso das empresas Jusbrasil e Acordo Fechado.

Proptech ou Imobtech 

São startups focadas no setor imobiliário, que criam produtos e serviços que visam desburocratizar e facilitar o processo de compra, venda e aluguel de imóveis. Alguns exemplos da área são as empresas Quinto Andar e a Loft.

Outros segmentos de startups tech são:

  • HRtech ou RHtech: startups de tecnologia do setor de recursos humanos;

  • Energytech: startups de tecnologia do setor de energia;

  • Agrotech ou Agtech: startups de tecnologia do setor de agronegócio;

  • Construtech: startups de tecnologia do setor de construção;

  • Insurtech: startups de tecnologia do setor de seguros;

  • Sporttech: startups de tecnologia do setor de esportes;

  • Govtech: startups de tecnologia do setor de administração pública;

  • Retailtech: startups de tecnologia do setor varejista;

  • Adtech ou Martech: startups de tecnologia do setor de marketing digital;

  • Cleantech: startups de tecnologia do setor ambiental, as chamadas “startups verdes”;

  • Nanotech: startups de tecnologia do setor de nanotecnologia;

  • Funtech: startups de tecnologia do setor de entretenimento;

  • Fashiontech: startups de tecnologia do setor de moda;

  • Biotech: startups de tecnologia do setor de biotecnologia;

  • Indtech: startups de tecnologia do setor industrial;

  • Regtech: startups de tecnologia do setor de compliance.

 

Cursos para trabalhar numa startup tech

Sendo empresas de tecnologia, a maior parte das vagas nas startup tech são para profissionais da área da tecnologia. Se você tem interesse pela área, confira alguns cursos superiores de tecnologia:

Mas, não só de profissionais da tecnologia vivem as startups, também há vagas para profissionais das áreas de Recursos Humanos, Administração, Marketing, Publicidade, Design, Comunicação, Finanças e Jurídica.

Veja também: 8 cursos para quem gosta de tecnologia
+ Gosta de Tecnologia? Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação
+ 10 profissões com os maiores salários na área de tecnologia

Teste vocacional grátis

Ainda não sabe quais cursos e profissões mais combinam com seu perfil? Faça o Teste Vocacional gratuito do Quero Bolsa! Desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner, o teste associa profissões a habilidades.

Teste vocacional gratuito

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54