
Enade é de quanto em quanto tempo? Confira
Juliana Gottardi | 24/11/25Entenda a importância do Enade e como ele afeta sua graduação
Entenda a importância do Enade e como ele afeta sua graduação
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das principais ferramentas de avaliação do ensino superior no Brasil, mas muitas dúvidas cercam sua periodicidade e como ele impacta a vida acadêmica dos estudantes.
Abaixo, entenda de quanto em quanto tempo ocorre o Enade, quem deve participar e quais as consequências da sua participação.

Leia mais: Quando sai o resultado do Enade 2025?
+ Perdi a prova do Enade 2025 e agora?
O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é realizado anualmente, mas sua periodicidade de aplicação em cada área varia.
De acordo com a legislação vigente, o Enade acontece a cada três anos para os cursos de graduação, com exceção de algumas áreas que podem ter edições consecutivas.
Ou seja, embora o Enade seja realizado anualmente, cada área de curso tem sua participação regulamentada por um ciclo trienal. Na prática, significa que cada estudante precisará fazer a prova de acordo com o ano em que seu curso está inserido no cronograma de avaliações do Ministério da Educação (MEC).
Os cursos que compõem o sistema de avaliação têm a aplicação do Enade garantida a cada três anos, o que permite uma análise detalhada do desempenho dos estudantes ao longo desse período.
Essa rotatividade tem o objetivo de avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes e da própria educação superior brasileira, refletindo diretamente no histórico acadêmico dos alunos.
A participação é obrigatória para os alunos concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia, sendo um requisito para a obtenção do diploma.
A participação no Enade é obrigatória para os estudantes concluintes. Para os cursos de bacharelado, a expectativa de conclusão deve ser até julho do ano seguinte à edição do exame, e para cursos de tecnologia, até dezembro do ano da edição.
É importante destacar que, caso o estudante não compareça à prova, ele ficará com a situação irregular e não poderá colar grau nem obter seu diploma.
Para garantir que não ocorra nenhuma irregularidade, o estudante deve preencher também o Questionário do Estudante, uma das exigências para que sua participação seja validada.
O formato da prova do Enade consiste em 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de formação específica da área de estudo.
A parte de formação geral visa avaliar competências como a clareza na comunicação e a capacidade de reflexão sobre temas atuais, enquanto a parte específica foca no conhecimento técnico da área em que o estudante está se formando.
Com uma combinação de questões discursivas e de múltipla escolha, o Enade tem como principal objetivo medir o preparo dos alunos para o mercado de trabalho, além de fornecer uma avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.