
Sisu 2026: vai ter outra edição no meio do ano?
João Marcondes | 07/01/26Sisu 2026 terá segunda edição no meio do ano? Veja como funciona o processo seletivo, datas de inscrição, lista de espera, cotas e o preenchimento de vagas não ocupadas.
Quando saem as notas de corte do Sisu 2026? Veja datas, como funciona a classificação parcial, cálculo da nota de corte e mudanças da edição.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

Imagem: Divulgação/Gov
As notas de corte do Sisu 2026 começam a ser divulgadas a partir do segundo dia de inscrições.
A atualização é feita uma vez por dia, sempre com base nas inscrições confirmadas até a meia-noite do dia anterior.
Em 2026, o período de inscrições ocorre de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Durante esse prazo, o candidato pode acompanhar diariamente a nota de corte e sua posição nas opções de curso escolhidas.
O Sisu 2026 oferta 274,8 mil vagas, distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas. A inscrição é gratuita, e o candidato pode escolher até duas opções de curso.
A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato esteja, naquele momento, entre os potencialmente selecionados em determinada opção de curso e modalidade de concorrência.
Ela corresponde à nota do candidato que ocupa a última vaga disponível em cada combinação de curso, instituição, campus, turno, grau e modalidade.
Durante o período de inscrições, a nota de corte divulgada é temporária e serve apenas como referência.
Ela pode variar diariamente conforme novos candidatos se inscrevem ou alteram suas opções.
A nota de corte do Sisu é calculada uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrições, considerando:

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Essas informações refletem o processamento realizado após o fechamento diário do sistema.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
A classificação parcial é a atualização diária que mostra a nota de corte e a posição do candidato nas opções de curso escolhidas. Ela representa um retrato temporário da concorrência antes do resultado final.
O sistema considera a última opção confirmada pelo candidato até a meia-noite.
Com base nisso, apresenta o ranqueamento provisório, levando em conta o número de vagas disponíveis e o remanejamento de vagas não ocupadas.
A partir da análise da classificação parcial, o candidato pode alterar suas opções de curso e de modalidade quantas vezes desejar durante o período de inscrições. A visualização da classificação ocorre apenas uma vez por dia.
Não. As notas de corte parciais não garantem a seleção. Elas funcionam apenas como um indicativo para que o candidato acompanhe sua posição e avalie suas escolhas durante o período de inscrições.
As notas de corte definitivas são aquelas divulgadas no resultado da chamada regular e nas convocações da lista de espera.
O resultado da chamada regular do Sisu 2026 será divulgado em 29 de janeiro de 2026.
Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma das opções, poderá manifestar interesse na lista de espera, limitada a uma única opção de curso, dentro do prazo definido no edital.
O edital do Sisu 2026 mantém a estrutura das edições anteriores, mas traz ajustes para adequação às regras mais recentes do Enem e para ampliar o preenchimento das vagas públicas.
+ Mudança no Sisu: alunos poderão escolher melhor nota do Enem entre as duas últimas edições
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.