
Como acompanhar a solicitação da isenção do Enem 2025?
Juliana Gottardi | 24/04/25Entenda quem tem direito à gratuidade, como justificar ausência no Enem 2024 e como acompanhar o status da sua solicitação de isenção para o Enem 2025
Nesta quarta-feira (30), o Inep divulgou o prazo para pedir a reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023: os pedidos deverão ser feitos até o dia 1º de setembro, na sexta-feira.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Podem pedir a reaplicação do Encceja apenas aqueles participantes que tiveram problemas logísticos no domingo de aplicação da prova, 27 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, segundo o edital.
De acordo com o Inep, a reaplicação do Encceja 2023 ocorrerá nas mesmas datas do Encceja PPL (voltado para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade), ou seja, nos dias 17 e 18 de outubro de 2023.
Veja: Quando sai o gabarito do Encceja 2023?
+ Como saber se passei no Encceja 2023? Veja se você foi aprovado!
Confira: Qual o tema de redação do Encceja 2023?
+ Encceja 2023: precisa fazer a prova de manhã e de tarde? Entenda!
Os pedidos de reaplicação devem ser feitos online, por meio da Página do Participante do Encceja, neste link. Assim, o candidato deve entrar com seu login e senha da conta gov.br (a mesma utilizada para fazer a inscrição) e fazer o seu pedido de reaplicação pelo sistema.
Segundo o edital, podem pedir a reaplicação do Encceja os participantes que tiveram algum incidente logístico no dia da prova ou também que apresentaram sintoma de doença infectocontagiosa na véspera da prova.
Para pedir a reaplicação por problemas logísticos, é necessário que o participante esteja enquadrado nas situações previstas no edital do Encceja 2023. Veja alguns exemplos de situações que permitem a solicitação, segundo o edital:
Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do Sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.
Já nos casos de doenças infectocontagiosas, será necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do médico que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente.
O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Segundo o Inep, órgão responsável pela prova, todos os casos serão analisados individualmente.
Pretende fazer o Encceja? Ou já fez e quer se preparar melhor para a próxima edição? Foi pensando nisso que a Revista Quero criou o Guia do Encceja, um material completo para ajudar você a ficar por dentro de tudo que é preciso para ir bem no exame!
O melhor de tudo é que o Guia é 100% gratuito. Para acessar, é só clicar no link abaixo e aproveitar:
Veja também: Encceja: o que é a justificativa de ausência?
+ Reprovei numa matéria do Encceja, preciso fazer a prova inteira de novo?
Sim, quem fez Encceja pode se matricular numa faculdade normalmente. Uma das formas de fazer isso é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80%. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:
Leia mais: Edital Encceja 2023: veja datas, inscrições e resultados
+ Calendário Encceja 2023: veja datas de inscrição, provas e resultado