Enem 2019: Inep muda sistema de inscrição

O novo sistema de inscrição está mais interativo e inclusivo. Confira as novidades!

O Inep abre inscrições para o Enem 2019 nesta segunda-feira (06) com novidades no seu sistema de inscrição. Agora o novo sistema é mais interativo e a inscrição é feita por meio de um chat com uma robô chamada Nanda.

Por questão de segurança, antes de começar a inscrição, o candidato deve responder a um desafio que consiste em identificar a imagem solicitada. Em seguida, é necessário informar o CPF e data de nascimento.

Com os dados checados, é possível iniciar a inscrição. O nome do candidato e de sua mãe já aparecem na tela de acordo com os dados da Receita Federal. Na sequência, são solicitados o nome do pai (opcional), o sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado e cidade de origem, RG e o endereço.

Informado os dados oficiais, o candidato declara se precisa de atendimento inclusivo, escolhe o idioma para a prova de língua estrangeira, o local de prova e a escolaridade. Por fim, deve ser preenchido o questionário socioeconômico com 25 perguntas e  os dados de acesso ao sistema. 

O idioma e local de prova escolhidos podem ser alterados até dia 17 de maio, último dia de inscrição, e a inscrição é confirmada somente após o pagamento da taxa de R$ 85,00, para quem não tem isenção. O Inep disponibilizou um vídeo com o tutorial de inscrição no novo sistema. Confira abaixo:

Novidades

A inscrição para o Enem está mais inclusiva. Pela primeira vez, pessoas surdas, deficientes auditivas e os surdoscegos poderão indicar no momento da inscrição a necessidade do uso do aparelho auditivo ou de implante coclear. 

Pessoas com outras deficiências, como os cegos, e/ou com necessidades especiais, como lactantes, também devem informar durante a inscrição. Nesses casos, o participante deve enviar os documentos necessários que comprovem as condições informadas.   

No novo sistema, os candidatos também podem colocar uma foto para personalizar seu perfil. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep no 0800 616161.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações