O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) terminou ontem (24) a aplicação do Enem 2020 com a reaplicação da prova.
Segundo o órgão do governo, mais de 70% não compareceram para realizar o exame. No primeiro dia, 72,2% não participaram, já no segundo esse índice aumentou para 72,6%.

Participaram da reaplicação candidatos das cidades de Manaus (AM), Rolim de Moura (RO) e Espigão D’Oeste (RO), além daqueles que solicitaram realizar novamente o exame seja por problemas logísticos ou por estar com sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa no dia oficial da prova.
O gabarito oficial da prova e os cadernos de questões serão divulgados em 1º de março. O resultado da reaplicação do Enem será publicado em 29 de março, junto com as notas do Enem Impresso e Digital.
Enem PPL
Junto com a reaplicação, o Inep também realizou o Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade, dessas 74,1% participaram do primeiro dia de provas e 71,8% do segundo. No total, 42 mil candidatos estavam inscritos.
Tema de redação da reaplicação foi pertinente, aponta professora
A proposta de redação dessa edição foi “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil“. Para Ana Cristina Campedeli, professora de Redação do Colégio Oficina do Estudante, a escolha do tema foi pertinente, pois conversa com fatos da atualidade vivenciados pelos candidatos da prova.