Professores do Anglo analisaram o caderno amarelo do Enem 2025 e indicaram as cinco questões mais difíceis da prova de Linguagens.
As questões 13, 28, 29, 34 e 44 exigiram leitura atenta e interpretação de múltiplas linguagens; a 29 apresentou ambiguidade entre duas alternativas possíveis.
Segundo os professores, a prova manteve o padrão de dificuldade dos últimos anos, com maior presença de textos visuais e contemporâneos.
O primeiro dia do Enem 2025 foi aplicado no domingo, 9 de novembro, e reuniu as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação e Ciências Humanas.
Questões mais desafiadoras, segundo os professores
Questão 13 (Português) — Alternativa B
Resolução: A locução “antes de” é utilizada recorrentemente pela narradora para comparar diferentes momentos da vida da avó, situados no passado. É o que se dá, por exemplo, neste trecho: “Mas isso foi antes. Antes das lembranças se bagunçarem (…)”.
Questão 29 (Português) — Alternativas A e E (há possibilidade de duas respostas corretas, segundo o(a) professor(a) responsável)
Resolução: Ao afirmar que “Margot Robbie foi criticada ‘por não ser bonita o suficiente’ para interpretar a Barbie” e que “Paolla foi chamada de gorda”, a autora já sugere que fiscalização sobre o corpo das mulheres é uma postura generalizada.
Ao se perguntar o que acontecerá com ela, aos 50 anos, com sua “aparência comum”, ela mostra que o corpo de todas as mulheres “é sempre vigiado”.
Dessa forma, fica difícil escolher entre as alternativas A e E.
Ambas contribuem, na progressão do texto, para “introduzir a ideia de que a fiscalização sobre o corpo afeta todas as mulheres”, pois, ao mesmo tempo, a autora “faz um comentário sobre a própria imagem” (alternativa A), logo após reproduzir “críticas à aparência de mulheres consideradas padrões de beleza” (alternativa E).
Resolução: O fragmento destaca elementos que demarcam privilégios de classe no contexto da produção açucareira, a começar pela referência a uma “corte do massapé”, família que centralizava toda atividade lucrativa da região.
O uso do adjetivo “brasonado” (“que tem brasão”) acentua o caráter exclusivista desse núcleo familiar.
Resolução: No texto I, observa-se a manutenção de uma herança cultural entre os Tukanos: a confecção de bancos, um costume baseado em um mito de origem desse povo.
Segundo essa tradição, podem ser atribuídos significados sagrados à representação de um animal, ampliando sua função original.
As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Além do Enem, como entrar na faculdade?
Se você não vai fazer ou não fez a prova do Enem por algum motivo, saiba que existem outras formas de entrar na faculdade que você sempre quis sem a nota do Enem!
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.