
Enem 2025 tem abstenção de 27% no primeiro dia, afirma MEC
João Marcondes | 09/11/25Ainda preliminar, MEC e Inep divulgaram o índice de abstenção do primeiro dia do Enem 2025; em 2024, 26,6% dos candidatos faltaram à prova.
Ainda preliminar, MEC e Inep divulgaram o índice de abstenção do primeiro dia do Enem 2025; em 2024, 26,6% dos candidatos faltaram à prova.
Após a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o balanço preliminar em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto, em Brasília (DF).
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

Imagem: Divulgação-FTD
Ainda preliminares, as entidades confirmaram abstenção de 27% no primeiro dia de provas, realizado em 9 de novembro. A prova foi aplicada em 1.805 municipios de aplicação.
Os participantes tiveram cinco horas e 30 minutos para responder às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e à redação.
A aplicação terminou às 19h, mas participantes com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Inep tiveram direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação.
Para aqueles que realizaram a videoprova em Libras, o acréscimo foi de 120 minutos.
Em 2024, 73,4% dos mais de 4,3 milhões de inscritos compareceram ao primeiro dia de provas do Enem, o que representou 26,6% de abstenção, segundo dados preliminares do MEC.
O índice foi 1,5 ponto percentual menor que o registrado em 2023, quando 71,9% dos candidatos participaram.
Em todo o Brasil, o Enem 2025 conta com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, o que representa um aumento de 38% em relação a 2022. E
Em comparação com a edição de 2024, o crescimento foi de 11,22%.
Do total de participantes, 3.049.710 foram isentos da taxa de inscrição e 1.761.628 realizaram o pagamento.
Além disso, 98.558 inscritos utilizarão o exame para a certificação de conclusão do ensino médio, iniciativa retomada nesta edição.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal forma de acesso à educação superior no país.
O exame é utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições públicas e privadas adotam as notas do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos.
Além disso, os resultados individuais podem ser utilizados em universidades portuguesas que mantêm convênio com o Inep, permitindo que estudantes brasileiros concorram a vagas no ensino superior em Portugal.
O segundo dia de provas do Enem 2025 está marcado para 16 de novembro, com questões de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
O resultado oficial do exame está previsto para ser divulgado em 16 de janeiro de 2026, no portal do Inep.
Para acessar o gabarito extraoficial do Enem da Revista Quero em parceria com o Curso Anglo, é muito fácil.
Para conferir, é só clicar no botão abaixo:
Para acessar as respostas, é só informar seu nome, e-mail e telefone e pronto! Você já consegue acessar o gabarito das provas.
Como a correção é em tempo real, é importante lembrar que, caso ainda não tenha todas as respostas, é só recarregar a página, ok?
Daí as respostas do gabarito vão aparecendo conforme os professores corrigirem! 🙂
Leia mais: Qual é a estrutura da redação do Enem 2025?
+ Enem 2025: Revista Quero divulga gabarito extraoficial em parceria com o Anglo
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você não vai fazer ou não fez a prova do Enem por algum motivo, saiba que existem outras formas de entrar na faculdade que você sempre quis sem a nota do Enem!
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.