Mas quão difícil é conseguir uma vaga? Claro, isso depende da instituição e do curso escolhido. A relação candidato por vaga varia bastante, o curso de Ciências da Natureza na USP Leste, por exemplo, teve em 2014 1,75 candidatos por vaga, enquanto o de Medicina na UNB teve, no mesmo ano, uma relação de 135,10 para 1.
O número de vagas também pode ser maior ou menor em um mesmo curso em diferentes instituições. Portanto, é válido pesquisar onde é mais fácil conseguir se classificar, lembrando que hoje várias instituições distribuem suas vagas através do SiSU, que tem como parâmetro as notas do ENEM, o que facilita o processo seletivo.
Também existem outras questões que podem dificultar o acesso ao ensino superior, como gastos com mensalidades, transporte, muitas vezes com aluguel para poder morar mais perto da faculdade e uma infinidade de fatores que podem te fazer querer desistir. Mas, se há percalços, também existem meios para chegar lá.
Faça o ENEM e se inscreva no SiSU, se precisar de uma forcinha para custear seus estudos, procure o FIES. Se não tem um campus perto de você, pesquise opções de ensino a distância, hoje existem cursos ótimos nessa modalidade. E fique sempre de olho em nossas dicas!
Obstáculos existem, mas não se afaste de seus objetivos por isso. Com esforço, tudo é possível!