Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Escola bilíngue: conheça o conceito e veja como funciona no dia a dia

Escola bilíngue que trabalhe o inglês como segundo idioma

Cada vez mais, o mercado de trabalho tem exigido profissionais que dominem pelo menos um idioma além do português e, na maioria das vezes, esta língua é o inglês. Essa necessidade não se faz presente apenas no quesito profissional, mas também em viagens, em momentos de lazer e até nos estudos. A consolidação da língua inglesa ao redor do mundo fez com que a procura por uma escola bilíngue o Brasil crescesse significativamente nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) aponta um aumento entre 6% e 10% no setor de escolas bilíngues do país, de 2014 a 2019. Estima-se que, das 42 mil escolas privadas, cerca de 3% possuem um método de ensino bilíngue.

+ 5 principais metodologias de ensino no Brasil

O que é uma escola bilíngue?

É considerada uma escola bilíngue aquela em que todo conteúdo acadêmico e situações sociais acontecem em duas idiomas. Isso quer dizer que os alunos não têm apenas aulas de inglês, de alemão ou de francês, mas de diversas matérias como matemática, geografia e história. 

Um dado interessante e que muitas pessoas não sabem é que, no Brasil, não há uma regulamentação que defina o que é uma escola bilíngue, segundo a oferta de um idioma estrangeiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições bilíngues são aquelas destinadas aos deficientes visuais e auditivos, de fronteiras e indígenas.

Entretanto, a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI), considera bilíngue, as escolas que possuem pelo menos 75% de sua carga horária em outra língua no Ensino Infantil, e de 25% no Ensino Médio. 

Vale lembrar que, apesar de trabalharem com duas línguas - a materna e a estrangeira - as instituições bilíngues devem seguir as diretrizes existentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Agora que você já sabe o que é uma escola bilíngue, vamos explicar como o método funciona e como é a rotina escolar das crianças que frequentam esses colégios. 

Como funciona o programa bilíngue?

O principal objetivo da educação bilíngue é proporcionar aos estudantes uma imersão total na cultura no idioma estrangeiro, por isso, é recomendável que pelo menos três horas do dia sejam dedicadas à segunda língua. Isso explica porque a grande maioria das escolas bilíngues funcionam em período semi-integral ou integral. 

Além das disciplinas em sala de aula, atividades de lazer e recreação também são realizadas no idioma definido pela instituição, envolvendo ao máximo os alunos na cultura do outro país. 

Vantagens em estudar em uma escola bilíngue 

Matricular uma criança em uma escola bilíngue pode proporcionar diversos benefícios, como:

  1. Fluência em uma língua estrangeira

    As escolas bilíngues defendem que o aprendizado de seus alunos é maior do que em cursos específicos de idiomas, pois eles aprendem a segunda língua de forma natural e prática, chegando mais rapidamente à fluência.

  2. Mais oportunidades de emprego
    O aprendizado e o domínio de um novo idioma abre mais portas para o mercado de trabalho e para cargos mais bem remunerados. 
  3. Desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas
    Além de dominar uma língua estrangeira com mais naturalidade, crianças que recebem  uma educação bilíngue desenvolvem outras habilidades, como: raciocínio, capacidade de organização e concentração e se mostram mais abertas para novas oportunidades.

Valor médio da mensalidade de uma escola bilíngue

Ao estudar em uma escola bilíngue a criança terá o domínio de um idioma estrangeiro e também desenvolverá diversas habilidades, como: melhora da capacidade cognitiva e do raciocínio lógico, habilidade de concentração e organização. Além disso, as chances de obter experiências no exterior e de conseguir empregos bem remunerados são maiores para as crianças que crescem com uma educação bilíngue. 

Sem dúvidas, uma educação bilíngue traz diversos benefícios para a criança, porém, essa oportunidade muitas vezes esbarra na mensalidade. Atualmente, o valor médio de uma escola bilíngue varia entre 2,5 mil a 5 mil reais. 

Entretanto, no Quero Bolsa, você consegue pesquisar por instituições na sua cidade que utilizem o método bilíngue e que, ainda por cima, tenha bolsa de estudos.

Encontrar escolas bilíngues

Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender o que é uma escola bilíngue e como ela pode influenciar no desenvolvimento educacional do seu filho. 

Leia também:
+ Veja como funciona a escola com pedagogia Waldorf
+ Método Montessori: veja a história e os princípios do método de ensino

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54