logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

O que é escola bilíngue e o impacto na aprendizagem

Atualizado em: 09/12/2022

Cada vez mais, o mercado de trabalho tem exigido profissionais que dominem pelo menos um idioma além do português e, na maioria das vezes, esta língua é o inglês.

Essa necessidade não se faz presente apenas no quesito profissional, mas também em viagens, em momentos de lazer e até nos estudos. A consolidação da língua inglesa ao redor do mundo fez com que a procura por uma escola bilíngue no Brasil crescesse significativamente nos últimos anos.

Escola bilíngue que trabalhe o inglês como segundo idioma

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) aponta um aumento entre 6% e 10% no setor de escolas bilíngues do país, de 2014 a 2019. Estima-se que, das 42 mil escolas privadas, cerca de 3% possuem um método de ensino bilíngue.

+ 5 principais metodologias de ensino no Brasil

O que é uma escola bilíngue?

É considerada uma escola bilíngue aquela em que todo conteúdo acadêmico e situações sociais acontecem em dois idiomas. Isso quer dizer que os alunos não têm apenas aulas de inglês, de alemão ou de francês, mas de diversas matérias como matemática, geografia e história. 

A regulamentação desta modalidade de ensino no Brasil aconteceu em 2020, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil. Este importante marco apresenta as definições e regulamentações que orientam a comunidade escolar no entendimento do conceito de escola bilíngue. 

No documento ficou estabelecido que as escolas bilíngues precisam oferecer um currículo integrado com, no mínimo, 30% da carga horária semanal, na língua adicional ao português. As diretrizes ainda definem que os professores que ministram aulas na modalidade precisam ter formação complementar em educação bilíngue e comprovada proficiência no segundo idioma.

O conceito de escola bilíngue

As escolas bilíngues tem seu embrião nos Estados Unidos dos anos 60, carregadas de características do ensino compensatório, buscando auxiliar crianças que chegavam à escola tendo aprendido em casa uma língua diferente daquela oferecida na instituição de ensino que iriam frequentar. 

No Brasil, o ensino de uma língua estrangeira é atrelada ao ensino regular, com todas as suas restrições, data do início do século XIX. No entanto, as escolas com dois idiomas começaram a ser instaladas no século XX, por comunidades de estrangeiros que passaram a residir no país. Contudo, é preciso observar que a maioria dessas instituições se diferem das escolas bilíngues como conhecemos hoje, já que, elas não seguiam os padrões da educação brasileira, compondo, portanto, o rol de escolas internacionais. 

Outro ponto a ser observado é que escolas destinadas ao ensino bilíngue, do português e a da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também ocupam espaço no pioneirismo do bilinguismo no país. 

A partir dos anos 80 é que o currículo bilíngue começou a se expandir no país, principalmente nos grandes centros. 

O que a escola precisa para ser bilíngue?


A Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI), considera bilíngue, as escolas que possuem pelo menos 75% de sua carga horária em outra língua no Ensino Infantil, e de 25% no Ensino Médio. 

Vale lembrar que, apesar de trabalharem com duas línguas - a materna e a estrangeira - as instituições bilíngues devem seguir as diretrizes existentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, a escola deve oferecer aos alunos um contexto global de aprendizagem bilíngue, dentro e fora de sala de aula. Por esse motivo, a educação bilíngue requer que todos os profissionais que atuam diretamente com os alunos consigam se comunicar nos dois idiomas ensinados. 

Agora que você já sabe o que é uma escola bilíngue, vamos explicar como o método funciona e como é a rotina escolar das crianças que frequentam esses colégios.

Como funciona o programa bilíngue?


O principal objetivo da educação bilíngue é proporcionar aos estudantes uma imersão total na cultura no idioma estrangeiro, por isso, é recomendável que pelo menos três horas do dia sejam dedicadas à segunda língua. Isso explica porque a grande maioria das escolas bilíngues funcionam em período semi-integral ou integral. 

Portanto, o aluno terá aulas de diversas disciplinas, de artes a matemática, nos dois idiomas, aumentando a capacidade dos alunos de entender os diversos contextos nos quais as línguas se aplicam. 

Além das disciplinas em sala de aula, atividades de lazer e recreação também são realizadas no idioma definido pela instituição, envolvendo ao máximo os alunos na cultura do outro país. Nos anos finais do ensino fundamental e médio, os alunos costumam desenvolver projetos integrados com o objetivo de aumentar sua exposição e uso do idioma.

Encontrar escolas bilíngues

Vantagens e benefícios de uma escola bilíngue 


Com formação voltada para o aprendizado integral de um segundo idioma e articulação constante com a globalização, matricular uma criança em uma escola bilíngue pode proporcionar diversos benefícios, como:

Fluência em uma língua estrangeira
As escolas bilíngues defendem que o aprendizado de seus alunos é maior do que em cursos específicos de idiomas, pois eles aprendem a segunda língua de forma natural e prática, chegando mais rapidamente à fluência.

Mais oportunidades de emprego
O aprendizado e o domínio de um novo idioma abre mais portas para o mercado de trabalho e para cargos mais bem remunerados. Além disso, com a formação integrada, o aluno pode se candidatar a vagas de trabalho que requeiram os dois idiomas. 

Desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas
Além de dominar uma língua estrangeira com mais naturalidade, crianças que recebem  uma educação bilíngue desenvolvem outras habilidades, como: raciocínio, capacidade de organização e concentração e se mostram mais abertas para novas oportunidades.

Principais escolas bilíngues do Brasil

Com o aumento significativo de escolas com programas bilíngues no Brasil, não é tão difícil encontrar escolas com esta metodologia em diversas regiões do país. Para te ajudar nessa busca, separamos uma lista com as principais escolas bilíngues no país. 

Maple Bear

Com metodologia canadense e currículo brasileiro, a Maple Bear é uma das redes de escolas bilíngues com maior abrangência no mercado nacional e internacional. Uma das missões da rede é fornecer um ambiente escolar com foco no aluno, preparando e estimulando crianças a jovens para a construção de um futuro melhor. 

Com escolas espalhadas em todas as regiões do país, a rede oferece programas bilíngues na educação infantil, fundamental e médio. Em alguns programas, o aluno pode terminar o ensino médio com certificação reconhecida no Brasil e no Canadá. 

Stance Dual

Fundada em 1990, a Stance Dual é uma das mais tradicionais escolas bilíngues sediadas na cidade de São Paulo. Com programas de ensino infantil e fundamental, a escola oferece aos alunos amplo conhecimento da cultura e da história brasileira, em língua portuguesa, além de ampliar os horizontes com currículo integrado à língua inglesa. 

Red House International School

A rede de escolas bilíngues conta com unidades no estado de São Paulo, Paraná e Pernambuco, oferecendo programas no ensino infantil e fundamental. As unidades da rede seguem a Base Nacional Comum Curricular brasileira, incorporando ao currículo os conteúdos do International Baccalaureate (IB), além de influências de outros currículos de referência no mundo todo. 

Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo / Liceu Pasteur

Fundado em 1923, o Liceu Pasteur é uma das mais antigas escolas bilíngues do Brasil. A instituição adota currículo com aproximação entre a língua portuguesa e francesa desde os anos iniciais do ensino fundamental, promovendo atividades de ensino integradas no cotidiano escolar. No ensino médio, a escola oferece aos alunos o currículo trilíngue, onde as aulas são ministradas em português, inglês e francês.

Quanto custa estudar em uma escola bilíngue?

Ao estudar em uma escola bilíngue a criança terá o domínio de um idioma estrangeiro e também desenvolverá diversas habilidades, como: melhora da capacidade cognitiva e do raciocínio lógico, habilidade de concentração e organização. Além disso, as chances de obter experiências no exterior e de conseguir empregos bem remunerados são maiores para as crianças que crescem com uma educação bilíngue. 

Sem dúvidas, uma educação bilíngue traz diversos benefícios para a criança, porém, essa oportunidade muitas vezes esbarra na mensalidade. Atualmente, o valor médio de uma escola bilíngue varia entre 2,5 mil a 5 mil reais. 

Entretanto, no Quero Bolsa, você consegue pesquisar por instituições na sua cidade que utilizem o método bilíngue e que, ainda por cima, tenha bolsa de estudos.

Encontrar escolas bilíngues

Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender o que é uma escola bilíngue e como ela pode influenciar no desenvolvimento educacional do seu filho. 

Leia também:
+ Veja como funciona a escola com pedagogia Waldorf
+ Método Montessori: veja a história e os princípios do método de ensino
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54