Essa metodologia tem como princípio que aquela pessoa que ensina é detentora do conhecimento, e portanto possui competência para transmiti-lo aos alunos, especialmente aos mais jovens, por meio de exposição e análise dos conteúdos abordados. Como forma de fixação do conhecimento ensinado, esse método utiliza exercícios, nos quais os alunos repetem conceitos e fórmulas, utilizando-se da memorização, criação de hábitos e disciplina da mente.
É muito comum, nessa metodologia, que os alunos sejam separados por séries, de acordo com idade ou nível de aprendizado. Na sala de aula, composta por um número variável de estudantes, o conteúdo é aplicado de forma igualitária, pois acredita-se que todos os alunos têm a mesma capacidade de absorver o conhecimento transmitido, cabendo a cada um o esforço pessoal e comprometimento para aprender o conteúdo dado em aula.
Construtivismo
Essa metodologia de ensino, desenvolvida pelo epistemólogo Jean Piaget (1896 – 1980), chegou no Brasil por volta da década de 1980, e baseia-se na postura assumida em relação ao aprendizado.
O construtivismo consiste no questionamento do conceito e estrutura tanto do conhecimento quanto da aprendizagem, utilizando uma abordagem filosófica e científica. A ideia central do modelo é a de que o conhecimento é construído, e não adquirido.
Na abordagem filosófica do construtivismo, há dois conceitos que se destacam no processo de ensino-aprendizagem:
● Racionalismo, pelo qual o conhecimento já se concentra no indivíduo, em seu interior
● Empirismo, pelo qual o sujeito constrói o conhecimento a partir dos sentidos e do contato com o mundo
Já na abordagem científica, o construtivismo busca compreender como o conhecimento é construído, ou seja, a sua gênese.
O construtivismo defende a ideia de que a escola deve ser dividida em ciclos, e não em séries como é na metodologia tradicional. O modelo conta com poucos alunos em sala de aula, de forma a facilitar o acompanhamento pelo professor da evolução no aprendizado de cada estudante, bem como sua intervenção quando necessária.
Segundo o Melhor Escola, no construtivismo o papel do professor não é transmitir conhecimento por meio da imposição, mas incentivar o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. Os alunos tornam-se, nessa metodologia, mais participativos e agentes ativos do processo, expondo suas opiniões e dúvidas acerca dos conteúdos abordados.
Método Montessoriano
A terceira metodologia apontada pelo Melhor Escola, é a montessoriana, desenvolvida pela médica italiana Maria Montessori (1870 – 1952). O método possui como princípio o respeito e compreensão da individualidade da criança, e por isso seu foco está no desenvolvimento da autonomia do indivíduo, bem como do conceito de ordem e espaço. Assim, nesse modelo de ensino, os ambientes tendem a ser bem organizados, com os objetos, brinquedos e instrumentos de aula ao fácil alcance das crianças.
Esse método se baseia na observação e compreensão da verdadeira natureza do indivíduo, e as brincadeiras são atividades que estimulam o desenvolvimento de uma base para a evolução da criança.
A metodologia montessoriana possui seis pilares fundamentais:
● Autoeducação, valorizando a autonomia da criança, que aprende sozinha, sem interferência dos adultos;
● Educação cósmica, na qual tudo deve estar interligado, pois áreas separadas tornam-se abstratas;
● Educação como ciência, uma vez que se estuda e analisa o comportamentos da criança;
● Ambiente preparado, tornando-se propício para que os alunos tenham liberdade e autonomia para o aprendizado. Assim, o espaço de aula é minimalista, apenas com objetos necessários para as atividades;
● Adulto preparado, e consciente de que seu papel é observar o comportamento das crianças e só intervir quando necessário. O adulto nunca pode fazer pela criança aquilo que ela é capaz de fazer sozinha;
● Criança equilibrada, ou seja, concentrada em suas atividades. A interrupção de um adulto prejudica o equilíbrio.
Metodologia Pikler
Desenvolvida pela pediatra Emmi Pikler (1902 – 1984), a metodologia pikler é focada nos três primeiros anos de uma criança. Assim como na metodologia montessoriana, o método pikler baseia-se no respeito à individualidade e liberdade do indivíduo. Além disso, esse modelo possui dois princípios fundamentais: segurança afetiva e motricidade livre:
● Segurança afetiva: o adulto deve respeitar profundamente a individualidade da criança, reconhecendo que ela já é uma pessoa com suas próprias expectativas e necessidades, e isso se reflete no desenvolvimento emocional e psicológico da criança. Os contatos e cuidados diários, contudo, ajudam a construir um vínculo entre o bebê e o cuidador;
● Motricidade livre: em um ambiente adequado, a criança encontra-se livre para explorar objetos e descobrir possibilidades, de modo autônomo e tranquilo, o que influencia os bebês a desenvolverem aspectos de uma postura corporal próprios. O adulto deverá interferir apenas para manter a segurança do bebê.
Metodologia Waldorf
A quinta e última metodologia mais utilizada pelas escolas brasileiras é a Waldorf. Criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925), o método foi aplicado pela primeira vez em uma escola alemã voltada para filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria.
A estrutura da metodologia waldorf baseia-se em três pilares: pensar, querer e agir. Seu foco está na justiça social da educação, e seu objetivo é formar indivíduos plenamente livres e responsáveis, tanto no aspecto físico, emocional e intelectual.
Nessa pedagogia, os alunos são acompanhados em turma até os 14 anos, por um professor que atua como facilitador do conhecimento. A partir do ensino médio, os estudantes passam a ser acompanhados por um tutor.
A formação na abordagem Waldorf inclui tanto o ensino das matérias obrigatórias do currículo nacional (matemática, história, geografia, língua portuguesa, etc.) quanto conteúdos interdisciplinares e que explorem a criatividade dos alunos, como música, dança, teatro, artesanato e diversas outras atividades. Por isso, este método dá muito valor ao contato com à natureza e ao trabalho manual, incentivando atividades como crochês, danças, música e teatro
E agora, qual a melhor metodologia?
Após conhecer tantos métodos e abordagens diferentes de ensino, pode parecer difícil escolher a melhor opção para o desenvolvimento da educação das crianças.
O Melhor Escola conversou, ainda, com a psicóloga e pedagoga Andréa Racy, que afirma existir um tipo ideal de escola e metodologia para cada criança. Segundo ela, é importante a participação dos pais na educação dos filhos, e eles devem estar atentos aos valores da família e aos princípios que pretendem agregar.
“Também devem conhecer seus filhos e saber como se comportam, para então visitar a escola e avaliar se o seu método e filosofia estão alinhados com o que eles acreditam, para não haver um conflito entre escola e família”, afirma a pedagoga.
Já a psicopedagoga Daniela Santana Silva Ramos, também consultada pelo Melhor Escola, explica: “Os pais precisam estar atentos ao comportamento do filho e ao seu desenvolvimento. É importante conhecê-lo. De que forma ele aprende? Ele é extrovertido?” Para a psicopedagoga, a participação dos pais é fundamental. “A melhor forma de descobrir o método ideal é experimentando”, conclui.
O site Melhor Escola possui uma ferramenta que ajuda os pais a compararem e escolherem a melhor escola para seus filhos, com base também na metodologia utilizada pela instituição.