Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Escolas particulares avaliadas pelo Melhor Escola são destaque no PISA

Na Avaliação Internacional dos Estudantes (PISA, sigla em inglês), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), indica que as escolas particulares de elite brasileiras colocariam o país ao lado de países com o melhor desempenho da Europa, como Estônia, Reino Unido e Alemanha.

Foto: depositphotos
escola particular PISA

De acordo com a avaliação - que analisa Leitura, Matemática e Ciências - Leitura foi a área que teve o melhor desempenho entre os colégios particulares de elite, em que o país atingiu a 5ª posição no ranking mundial. Já a pior nota foi em Matemática, que deixou o Brasil na média dos países membros da OCDE.

O Colégio Bandeirantes e o Colégio Santa Cruz tiveram um alto desempenho na avaliação. Ambos ficam na cidade de São Paulo e foram avaliados pelo Melhor Escola, portal especializado em informações sobre colégios e educação no Brasil.

Na avaliação do Melhor Escola, o Colégio Bandeirantes possui um elevado índice de aprovação de alunos nos vestibulares mais concorridos do país. A escola ficou com nota acima da média tanto do município como do país em todas as disciplinas avaliadas pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Já o Colégio Santa Cruz é apontado pelo Melhor Escola como um dos colégios mais bem avaliados do portal, com excelentes notas em todos os itens considerados pelo site. Ele ainda possui um projeto pedagógico baseado na educação humanista, que prioriza alguns tópicos, como o domínio crítico do conhecimento, a produção criativa e multicultural, a consciência política e a ação social.

Situação geral do Brasil

Na classificação geral da educação, apesar do bom desempenho das escolas particulares de elite, o Brasil fica entre os últimos colocados no ranking. A maior parte dos estudantes não tem o nível considerado básico em nenhuma das áreas avaliadas pela OCDE.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) mostrou que há uma disparidade entre os colégios particulares de elite e os públicos no desempenho da avaliação.

 A elite das escolas particulares colocaria o Brasil em 5º lugar no ranking; já as escolas públicas, em 65º, de um total de quase 80 países.

Leia mais: Pisa 2018: Brasil permanece estagnado e fica abaixo da média da OCDE
PISA 2018: maioria dos brasileiros não tem conhecimentos básicos; entenda quais são eles

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54