logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Estagiário pode fazer home office?

por Maria Fernanda Alves em 23/03/20

Atualizado em 10/08/2021

Com o início da quarentena por causa do Covid-19, várias empresas liberaram seus funcionários para trabalharem de casa. De lá para cá, o home office se popularizou e caiu no gosto de muitos profissionais. Mas e o estagiário, pode fazer home office também?

estagiário pode fazer home office

Se você é estagiário, já sabe que as leis trabalhistas são um pouco diferentes das leis do estágio, portanto é preciso sempre buscar informações baseadas na Lei nº11788/08, que é mais conhecida como Lei do Estágio.

O estagiário pode ou não pode trabalhar de casa durante a quarentena?

No início da quarentena, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), empresa que media contratação de estagiários, divulgou um esclarecimento para empresa e estagiários sobre a possibilidade da realização de home office. Veja:

A Lei n° 11.788/08 (a Lei do Estágio) não prevê expressamente a possibilidade de realização do home office (teletrabalho). Porém, diante da pandemia do vírus Covid-19 (Coronavírus), declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, todas as medidas para evitar contágio e propagação do vírus devem ser tomadas. Considerando esse fator excepcional, o Tribunal Superior do Trabalho manifestou-se no sentido de que a adoção do trabalho remoto é temporária e, portanto, pode dispensar algumas etapas formais desde que a legislação seja respeitada.

Então, mesmo que o home office não entre como possibilidade na Lei do Estágio, a empresa poderá liberar seus estagiários para que trabalhem em casa por conta das medidas de contenção da pandemia do Covid-19.

O Ciee ainda orienta que as empresas que optarem por oferecer aos estagiários a possibilidade de trabalhar em casa sigam algumas recomendações. Veja:

- O supervisor do estágio precisa ter o efetivo acompanhamento das atividades dos estagiários e estar à disposição para orientações.
- A supervisão e orientação pode ser feita por meio de contato telefônico, e-mail, skype, hangouts ou qualquer outra forma viável nesse momento de pandemia, evitando o contato físico;
- As atividades executadas devem ser as mesmas realizadas na Unidade Concedente de Estágio, previstas no termo de compromisso de estágio; A carga horária do home office (teletrabalho) deve ser a mesma prevista no termo: 6 horas diárias para estágio extra-curricular e 8 para estágio curricular obrigatório.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a sua situação no estágio perante o cenário atual, procure o seu supervisor e mantenha a sua escola/faculdade a par do que está acontecendo. Caso o seu contrato tenha sido mediado por instituições como o Ciee, entre em contato com o atendimento deles para pedir orientações sempre que necessário.

Matérias que você também pode curtir:

Home office: confira 10 dicas para trabalhar em casa
Qual é a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório?
Posso fazer mais de um estágio na graduação?
Qual é a diferença entre estágio, aprendiz e trainee?

 

Vai precisar de uma bolsa de estudos para a graduação ou pós-graduação?

Já pensou em estudar com uma bolsa de estudos de até 85% de desconto? Na Quero Bolsa, você encontra bolsas em mais de mil faculdades parceiras, para graduação e pós-graduação. Confira algumas instituições com desconto nas mensalidades:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54