É possível fazer mais de um estágio durante a graduação?
Sim. A lei permite que, ao longo da graduação, o estudante seja contratado para estagiar em uma ou mais empresas do mesmo segmento ou não. Isso é importante para que o estudante conheça mais de uma área de atuação da profissão que está em vias de se formar.
Vale salientar que o tempo máximo de estágio na mesma empresa é de dois anos e, mesmo que a empresa demonstre interesse em prorrogar o estágio na mesma área ou em uma diferente, o contrato não será assinado pela instituição de ensino, portanto o estudante não poderá permanecer no estágio.
Existe idade mínima e máxima para fazer estágio?
É possível fazer dois estágios ao mesmo tempo?
Na sede de aprender mais ou até mesmo de acumular bolsas-auxílio, alguns estudantes que já estão estagiando tentam realizar dois estágios ao mesmo tempo e ficam em dúvida se a lei permite ou não tal prática.
A lei não fala sobre quantidade de contratante, mas deixa bem claro que existe uma carga horária máxima a ser cumprida durante o estágio. No caso de estudantes do Ensino Superior, a carga horária máxima permitida para estágio é de seis horas por dia (que totalizam trinta horas semanais), portanto o universitário só poderá fazer dois estágios ao mesmo tempo se cada um tiver carga horária de, no máximo, quinze horas semanais. O mesmo vale para alunos matriculados no Ensino Médio regular.
Para estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos, a carga horário do estágio é ainda menor, não devendo exceder quatro horas diárias (vinte horas semanais).
Saiba também:
+ Diferença estre estágio, trainee e aprendiz
+ 7 mitos mais comuns sobre o estágio
Algumas Instituições de Ensino Superior organizam a grade de formação de maneira que exista um período da graduação no qual o estudante não terá aulas teóricas e terá um ou dois semestres reservados para a prática de estágio, são os cursos que alternam teoria e prática. Para essa modalidade, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, o universitário poderá realizar uma jornada de estágio de até oito horas por dia (quarenta horas semanais).
O estudante dessa última modalidade, pela lei, poderá realizar dois estágios de até vinte horas semanais, mas a universidade poderá optar por não permitir a prática caso identifique que prejudicará o aluno de alguma forma, já que estágio é um ato educativo, não um trabalho, e a prioridade da instituição de ensino sempre será zelar pelo desempenho e aproveitamento acadêmico do estudante.
A Lei do Estágio existe para assegurar que o estudante poderá ter uma experiência prática no mercado de trabalho de uma forma que não prejudique o se desempenho nos estudos, é por conta disso que há uma limitação na carga horária permitida para realização de estágio. Além desse benefício, a lei garante que durante os dias de prova o estudante poderá realizar apenas metade do expediente.
Veja mais:
+ 6 dicas para quem está procurando o primeiro estágio
+ Posso fazer mais de um estágio na graduação?
Gostou do conteúdo da matéria? Deixe um comentário!