Estudar em Libras: o que é, como funciona e quanto tempo leva
Se você tem dúvidas sobre como essa língua funciona, qual sua importância e tem vontade de estudar em Libras, vamos te dar um panorama para tirar as dúvidas
Desde o seu reconhecimento como meio legal de comunicação, por meio da Lei nº 10.436 de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) vem ganhando seu merecido espaço nas instituições educacionais, o que tem aumentando a quantidade de brasileiros aptos a se comunicar na língua destinada à comunicação integral de indivíduos com deficiência.
De lá para cá, a garantia do oferecimento da educação bilíngue em Libras e a regulamentação da profissão do tradutor e intérprete desse idioma são avanços conquistados pela comunidade surda.
Se você tem dúvidas sobre como essa língua funciona, qual sua importância e tem vontade de se dedicar ao seu aprendizado, vamos te dar um panorama para sanar essas questões.
Aproveite para conferir a grade curricular de Libras no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
O que é a Língua Brasileira de Sinais (Libras)?
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua gestual e visual, viabilizada por meio de gestos, expressões faciais e corporais, utilizada na comunicação de pessoas surdas. Assim como a linguagem oral, a língua de sinais varia conforme o pais ou localidade onde ela é usada, assim como sofre modificações com o passar do tempo, possuindo estrutura gramatical e expressões próprias.
Muito mais que um método de comunicação, a libras é uma ferramenta de inclusão que permite que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem, desenvolvam e conquistem autonomia. Estudar libras aumenta as possibilidades de todos que a dominam, permitindo interações cotidianas fundamentais para a vida em sociedade.
Além disso, dominar essa língua pode te destacar no mercado de trabalho, mostrando que você consegue atender e interagir com pessoas surdas de maneira eficiente. Em algumas áreas, como na educação ou no comércio, saber libras é fundamental para um atendimento inclusivo e que elimine as barreiras da comunicação.
Como estudar Libras?
Assim como o aprendizado de qualquer idioma, para estudar libras o interessado precisa partir de um ponto comum, que será a base de sua aprendizagem. Por meio da língua portuguesa, o aluno aprendeu o alfabeto e palavras materializadas em gestos e expressões faciais para, a partir daí, entender como a língua funciona no dia a dia.
Em diversas regiões do país, instituições e organizações oferecem o curso básico de libras de maneira gratuita ou por meio de um pagamento simbólico. Também é possível encontrar aulas de libras em universidades já que a disciplina introdutória deste conteúdo costuma ser oferecido como componente curricular de alguns cursos do ensino superior, como Letras ou Pedagogia.
Sim! É possível encontrar vídeo aulas de libras que ajudam o interessado a aprender o básico da libras, sem sair de casa e de maneira autônoma. Além disso, livros podem ser uma boa opção para iniciar sua aprendizagem e fortalecer o conteúdo absorvido. Outra dica que pode ser útil para quem deseja aprender libras sozinho e se atentar às traduções simultâneas disponíveis em diversos programas de televisão. No início o aluno conseguirá absorver pouco com conteúdo criado por intérpretes, mas, com o tempo, elas serão importantes para aumentar seu vocabulário no idioma.
Para te ajudar a começar seu aprendizado ainda hoje, separamos um vídeo que irá te ensinar algumas expressões usadas corriqueiramente e que podem ser o pontapé inicial para a sua comunicação em libras. Confira:
É muito difícil estudar Libras?
Nesse ponto, no que tange a dificuldade de aprender libras, você deve se perguntar primeiro sobre como você se sai no processo de aprender um novo idioma. Isso porque, nesse caso, o aprendizado de libras não difere daquele empregado com um idioma estrangeiro. Para alguns alunos, aprender libras não será difícil, para outros, ele dependerá de maior esforço.
Ao entender a motivação que te levou a buscar aprender libras e processar a importância que a fluência nesse idioma terá em sua vida, você consegue passar por todas as barreiras que estudar libras pode te oferecer. A dica mais importante para tornar seu aprendizado mais fácil é: começar! Temos certeza que as possibilidades apresentadas por esse conhecimento tornaram sua rotina de estudos muito proveitosa.
Não é segredo para ninguém que a aquisição de conhecimento não apresenta desvantagens. No entanto, nunca é demais salientar os benefícios que a aprendizagem de libras pode trazer para sua vida e para aqueles com os quais você convive.
Melhoria da comunicação com pessoas surdas
Perceber que você não dispõe da possibilidade de conversar com todos que precisam e que pode te ajudar é um obstáculo que pode ser superado. Ao estudar libras você torna sua comunicação com pessoas surdas possível, o que lhe abrirá uma série de outras possibilidades.
Ampliação de oportunidades de trabalho
Cada vez mais o mercado procura e valoriza profissionais preocupados com a inclusão e que possam desenvolver suas atividades abarcando pessoas de diferentes nichos e com diferentes características. Profissionais com fluência em libras podem acessar mais espaços, encontrando novas oportunidades e fortalecendo processos de inclusão.
Enriquecimento cultural
Assim como a aprendizagem de um idioma estrangeiro, conhecer e estudar libras apresenta o indivíduo a um novo mundo. Ao entender a língua como um organismo vivo, percebemos como as movimentações culturais transformam a maneira como nos comunicamos e nos mostra como existe produção de cultura em todos os aspectos da vida humana.
Quantos tempo leva para aprender Libras?
É possível encontrar cursos de libras com diferentes tempos de duração e que permitiram que o aluno atinja a fluência no idioma por meio de diferentes metodologias. A maioria dos roteiros básicos de aprendizagem tem duração média de até seis meses. Outros cursos, com maior gama de conteúdos e emissão de certificado profissional, podem chegar a dois anos de duração.
Se você pretende aprender libras de maneira autônoma e sozinho, o tempo que levará para aprender o idioma dependerá da quantidade de horas que você tem disponível para se dedicar a esse objetivo e quais serão os métodos de aprendizagem que você irá utilizar.
Quais cursos estudam Libras?
Existem cursos específicos para o aprendizado de libras, que vão desde a modalidade livre a cursos de pós-graduação, presenciais ou a distância. Além disso, o ensino de libras está presente em alguns cursos de graduação, Pedagogia e Letras. Muitas universidades oferecem a possibilidade do aluno frequentar aulas de libras como disciplina optativa do seu curso de graduação ou enquanto um curso de extensão universitária.
Existem cursos de graduação de Letras, com habilitação em Libras, em diversas universidades, públicas e privadas. Neste curso o aluno aprenderá conteúdos ligados à língua portuguesa e a libras, permitindo, em alguns casos, que o aluno torne-se professor dos dois idiomas, em uma dupla habilitação.
Além do curso de Letras, o aluno interessado em cursar faculdade libra pode optar pelo curso tecnologia em Comunicação Assistiva, onde além dos conteúdos ligados a libras o estudante receberá treinamento na grafia Braille, dedicada a leitura de indivíduos com deficiência visual.
Se você está decidido pela sua graduação, chegou a hora de procurar boas oportunidades em instituições reconhecidas pelo MEC e pelo mercado de trabalho. Por esse motivo, te convidamos a acessar a Quero Bolsa, a plataforma com bolsas de estudos em diversos cursos de graduação e que facilita o seu acesso ao ensino superior. São milhares de oportunidades em todas as regiões do país!
Além disso, separamos uma lista de instituições que oferecem ótimas oportunidades para novos alunos e que podem ser o local onde você conquistará seu tão sonhado diploma. Confira: