logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Idiomas

Conheça 10 países com mais de uma língua oficial

Durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o repórter luxemburguês Philip Crowther viralizou nas redes sociais ao cobrir o evento em seis idiomas. O jornalista fala Luxemburguês, Alemão, Espanhol, Português, Francês e Inglês.

Neste ano, Philip voltou a chamar atenção ao fazer a cobertura do conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Vale lembrar que Philip Crowther nasceu em Luxemburgo, um país com três idiomas oficiais, o que influenciou para que ele tivesse o domínio de tantas línguas.

Mas não é só Luxemburgo que ostenta diversidade quando o assunto é linguagem. Há nações em diversos continentes que reconhecem mais de um idioma. Ficou curioso? Saiba 10 países com mais de uma língua oficial!

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Leia mais:
Descubra o que significa ser poliglota e conheça as vantagens
Conheça 8 aplicativos para aprender um novo idioma

Confira 10 países com mais de uma língua oficial

Conforme a Constituição Federal do Brasil de 1988, a língua portuguesa é a língua oficial do Brasil. Portanto, o país é considerado monolíngue.

Mas, ao redor do globo, existem muitos países multilíngues, isto é, que adotam mais de um idioma. O multilinguismo acontece quando mais de um idioma é falado por um grupo. Veja abaixo 10 países em que isso ocorre.


1. Papua Nova Guiné

países com mais de uma língua oficial

Papua Nova Guiné é um país localizado na Oceania e tem três idiomas oficiais o Inglês, o Tok Pisin e o Hiri Motu. Mas, apesar de não serem consideradas oficiais, há mais de 800 línguas sendo faladas nesse território.

Segundo informações do Banco Mundial, o país tem aproximadamente oito milhões de habitantes. Um dos fatores que podem justificar essa diversidade de idiomas presentes no país é a colonização, uma vez que a Papua Nova Guiné já foi ocupada pela Espanha, Portugal, Reino Unido, etc.

Veja mais: Conheça 9 músicas indicadas para aprender inglês

2. África do Sul

países com mais de uma língua oficial


A África do Sul, além dos diversos dialetos, possui 11 línguas oficiais, sendo elas: Inglês, Africanêr, Ndebele, Sesoto, Sepedi, Suázi, Tsonga, Tswana, Venda, Xosa e Zulu.

A ocupação do país por estrangeiros influenciou na formação de vários idiomas. Os primeiros colonizadores da África do Sul foram os holandeses. Num segundo momento, os ingleses também tomaram a terra. Somente em 1961 a África do Sul é enfim declarada república.

Confira também: Copa do Mundo 2022: conheça os jogadores que já fizeram faculdade

3. Índia

países com mais de uma língua oficial


É de se esperar que um país com mais de um bilhão de habitantes tenha diversas línguas reconhecidas. E assim é na Índia, país com 22 idiomas oficiais. Além disso, há mais de 1.000 dialetos sendo falados pela população.

Entre as línguas oficiais da Índia, as mais utilizadas, segundo o Censo da Índia, são: Hindi, Bengali, Telugu, Marathi e Tamil. Além disso, o país também reconhece o Inglês.

Saiba mais: Com quantos anos pode aprender um segundo idioma?

4. Camarões

países com mais de uma língua oficial


Em Camarões são duas línguas oficiais, o Inglês e o Francês. Mas a diversidade do país é muito maior do que os idiomas reconhecidos mostram: há mais de 200 outras línguas sendo faladas pelos camaronenses, além de existirem mais de 200 grupos étnicos espalhados por todo território.

Localizado na África Central, a República de Camarões tem a cidade de Yaoundé como capital. O país foi colonizado por franceses e ingleses e tornou-se independente em 1960.

Veja também: 11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês

5. Irlanda

países com mais de uma língua oficial

Na Irlanda há dois idiomas oficiais, o Irlandês, conhecido também como Gaélico, e o Inglês. Inicialmente, a língua mais falada no país era o Gaélico, mas com a dominação inglesa essa realidade mudou. Quando o país conquistou a própria independência, o Irlandês passou a ser reconhecido novamente.

Apesar disso, o idioma mais falado no país é o Inglês. Isso porque ele é ensinado nas escolas, e muito utilizado por conta do turismo. Essas características fizeram com que a Irlanda se tornasse um país muito visado para intercambistas que buscam aprender o inglês.

Leia mais: Saiba quais são os idiomas mais cobrados no mercado de trabalho, além do inglês

6. País de Gales

países com mais de uma língua oficial


O País de Gales, integrante do Reino Unido, possui duas línguas oficiais: o Inglês e o Galês. Dessa forma, a nação é considerada bilíngue. Atualmente, o Inglês predomina, mas o Galês é um idioma que remonta às origens do país.

Esse país, de aproximadamente três milhões de habitantes, também é chamado de “Terra dos Dragões”. O apelido veio da crença de que dragões viviam nesse território no passado.

Confira: Conheça os 22 países que falam Espanhol como idioma oficial

7. Suíça 

países com mais de uma língua oficial

São quatro idiomas oficiais na Suíça: Alemão, Italiano, Francês e Romanche. Além disso, há uma grande variedade de dialetos sendo falados pelo país, assim como o Inglês também é amplamente utilizado pela própria população e pelos turistas.

A alta incidência de moradores estrangeiros é um dos fatores que contribui para que o país tenha tanta diversidade linguística. A Suíça possui cerca de 8 milhões de habitantes, sendo que 22,7% desse número não tem nacionalidade suíça, de acordo com o portal MySwitzerland.

Entenda melhor: Saber qual é a língua mais próxima do português vai te surpreender

8. Luxemburgo 

países com mais de uma língua oficial


Luxemburgo conta com três idiomas oficiais, sendo eles o Francês, Alemão e Luxemburguês. Esse é um dos poucos países nos quais todas as línguas reconhecidas são amplamente utilizadas pelos habitantes, além de marcarem presença nas escolas e nos documentos oficiais.

Luxemburgo é um país pequeno, com uma população de pouco mais de 600 mil pessoas. Sua história é marcada por invasões de franceses, alemães e holandeses, o que explica um pouco da diversidade linguística do país.

Confira também: Teste: Você sabe tudo sobre geografia, línguas e bandeiras?

9. Bélgica 

países com mais de uma língua oficial

Francês, Alemão e Neerlandês são os três idiomas considerados oficiais na Bélgica. O país, localizado na Europa Ocidental, possui cerca de 12 milhões de habitantes.

A Bélgica é famosa pela tradição em quadrinhos, sendo que foi lá que personagens como o Tintim foram criados. Além disso, o país também é conhecido por produzir ótimos chocolates.

Leia mais: 9 países que possuem a Língua Portuguesa como idioma oficial

10. Nova Zelândia

países com mais de uma língua oficial

Na Nova Zelândia, dois idiomas são reconhecidos como oficiais: o Inglês e o Maori. Esse país de cinco milhões de habitantes, aproximadamente, é localizado na Oceania e já foi palco de gravações de grandes filmes, como O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Como o Inglês é uma das línguas faladas na Nova Zelândia, muitos estudantes optam por fazer intercâmbio lá. Além disso, outro atrativo é que brasileiros não precisam de visto para ficar no país por até três meses.

Veja mais: Quais são os idiomas mais falados no mundo?

Aprenda um novo idioma com bolsa de estudos

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de idioma. Há ofertas para estudar Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão. Clicando no botão abaixo você encontra todas as oportunidades.

Bolsas de estudo para idiomas

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54