Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Descubra o que significa ser poliglota e conheça as vantagens

por Patrícia Carvalho em 11/09/21

As áreas do conhecimento possuem termos específicos que estão relacionados com os temas explorados naquele meio. Em idiomas, um desses termos específicos é a palavra poliglota.

Entenda o que a expressão quer dizer, o que é preciso para ser considerado uma pessoa poliglota e quais são as principais vantagens. 

Revista Quero - jovens falando vários idiomas

O que significa ser poliglota?

O termo poliglota é definido pelo dicionário Aurélio como um adjetivo usado para se referir a uma "pessoa que sabe ou fala muitas línguas".

Assim como existe a expressão "bilíngue" para quem consegue se comunicar em dois idiomas, a palavra poliglota é usada para quem é multilíngue ou plurilíngue. 

Leia também: 
+Saiba quais são os idiomas mais cobrados no mercado de trabalho, além do inglês
+Quais são os idiomas mais falados no mundo?

Quando uma pessoa pode ser chamada de poliglota?

Para ser considerado poliglota, é preciso saber se comunicar em vários idiomas. Isso inclui a comunicação oral, escrita e auditiva. Ou seja, é preciso saber ler, entender e falar em ao menos quatro línguas diferentes, considerando a língua nativa na contagem.

Quanto tempo leva para se tornar um poliglota?

Não existe um período de tempo exato em que uma pessoa leva para se tornar poliglota, até porque isso varia com as formas de aprendizado de cada um. 

Outro fator que deve ser levado em consideração é que a dificuldade para aprender cada idioma também oscila para uma mesma pessoa e está relacionada com o tempo livre para dedicar ao aprendizado. Portanto, a resposta para a pergunta é: depende.

Leia também:
+7 cursos para quem gosta de idiomas
+Como funciona o Quero Bolsa Idiomas?

Quem fala 3 línguas é poliglota?

Não. Quem fala três línguas pode ser chamado de trilíngue. Um poliglota fala, pelo menos, quatro idiomas diferentes.

Um brasileiro que fala, além do português, espanhol e inglês, por exemplo, é uma pessoa trilíngue. Se ele acrescentar a sua lista o idioma italiano, passará a ser um poliglota.

Vantagens de ser poliglota

Que o inglês é quase um pré-requisito no mercado profissional já não é novidade para ninguém. 

Em algumas carreiras, dominar vários idiomas é fundamental, como é o caso de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Tradução e Intérprete ou Turismo

Mas pense que por mais que em outras áreas esse não seja um pré-requisito, pode ser um grande atrativo no currículo. Afinal, o fato de ter aprendido vários idiomas pode revelar determinadas características sobre o perfil do candidato a uma vaga: proatividade, determinação e força de vontade.

  • aumento de conhecimento;
  • prevenção contra a degeneração do cérebro;
  • maior facilidade para executar várias tarefas ao mesmo tempo;
  • mais agilidade mental;
  • maior concentração;
  • ganho de repertório linguístico e cultural.

Quer se tornar poliglota? O Quero Bolsa Idiomas te ajuda!

Em parceria com escolas de idiomas distribuídas em todo o País, o Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para aprender inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. 

Para garantir o desconto, é só acessar o site, selecionar o curso e a instituição desejada e efetuar a pré-matrícula. Feito isso, o desconto será aplicado para todas as mensalidades do curso.

Leia também:
+Como colocar idiomas no currículo?
+Quais são os principais tipos de cursos de idiomas?

E não para por aí: além dos descontos nas mensalidades, alguns cursos também contam com descontos nos materiais didáticos. 

Há vagas disponíveis do nível básico ao avançado e nas modalidades presencial e EaD. 

Encontre uma bolsa de idiomas

Agora que você já sabe o que é um poliglota, compartilhe com a gente qual é o próximo idioma que você deseja aprender pelos comentários abaixo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54