Saiba quais são os idiomas mais cobrados no mercado de trabalho, além do inglês
A Revista Quero conversou com um especialista em recrutamento da Robert Half, que compartilhou quais são os idiomas mais cobrados no mercado e deu dicas para mandar bem na entrevista de emprego em outro idioma. Confira!
Que o inglês é um pré-requisito para candidatura em muitas vagas de emprego, não é novidade para ninguém. Afinal, a língua inglesa é considerada universal e falada por 1.132.366.680 pessoas em todo o mundo.
Fato é que o inglês não é o único idioma cobrado no mercado de trabalho e saber disso é importante tanto para estar por dentro do que o mercado espera de você, quanto para se capacitar de forma a atender essas demandas.
Para trazer informações sobre os idiomas e sua relação com oportunidades profissionais, a Revista Quero conversou com o especialista em recrutamento da Robert Half, Bruno Barreto. Além de apresentar quais são os idiomas mais cobrados em vagas de emprego, o especialista também compartilhou quais conhecimentos são esperados dos candidatos em uma língua estrangeira e deixou dicas para ir bem na entrevista de emprego.
Depois do inglês, espanhol e francês são os idiomas mais cobrados em vagas de emprego
De acordo com a 15ª do Índice de Confiança Robert Half, 99% dos recrutadores participantes consideraram que o inglês é o idioma que suas empresas mais valorizam. Em seguida, está o espanhol, valorizado por 52% dos entrevistados. E em terceiro lugar, o francês, mencionado por 10% dos recrutadores.
“Depois do inglês, o espanhol é o idioma mais solicitado pelas vagas, especialmente quando a empresa tem uma atuação forte ou mantém relações com organizações de outros países da América Latina”, conta Barreto.
Veja também: Como colocar idiomas no currículo?
Exigência de um segundo idioma não se limita a cargos altos
Segundo o especialista, o conhecimento de um segundo idioma também passou a ser esperado até mesmo de cargos iniciais.
“Percebemos que a exigência por um segundo idioma não está mais restrita a cargos altos ou grandes companhias, como era comum há alguns anos. Ou seja, estagiários, analistas júnior ou recepcionistas de empresas de médio porte também podem precisar do idioma nas tarefas diárias”, ressalta.
Ainda de acordo com Barreto, diferentes áreas profissionais podem esperar conhecimentos de idiomas diferentes, em níveis que também variam. Áreas como Finanças, Mercado Financeiro, ou a de Seguros e Jurídico, por exemplo, requerem a fluência em inglês. “A área de Vendas e Marketing também demanda por conhecimentos na língua inglesa, mas em níveis menos avançados e a de Recursos Humanos busca por profissionais com habilidades tanto em inglês como em espanhol”, complementa.
Veja também: 7 cursos para quem gosta de idiomas
Os conhecimentos necessários variam de acordo com o nível do idioma exigido
As habilidades cobradas em um idioma estrangeiro não são as mesmas para todas as vagas, pois cada posição possui suas especificidades.
No entanto, Barreto explica quais conhecimentos normalmente são esperados do candidato em cada nível. “Para vagas que solicitam níveis intermediários, espera-se que o candidato já possua vocabulário na sua área de especialidade, seja capaz de se posicionar na maioria das situações e consiga descrever suas experiências profissionais e ambições para o futuro, mas que ainda possa ter dificuldade em manter um diálogo fluido”, esclarece.
“Nas vagas que solicitam níveis avançados, o profissional deve ser capaz de compreender textos complexos e expressar-se de maneira espontânea, clara e estruturada. Já para vagas que solicitam fluência, a empresa espera que o candidato consiga falar com clareza, apresentar um vocabulário amplo e dominar totalmente a língua em situações complexas. É válido pontuar que na maioria das vezes, chegar a este nível é uma consequência de ter morado no exterior por um tempo considerável”, acrescenta.
Veja também: Quais são os principais tipos de cursos de idiomas?
Dicas para mandar bem na entrevista de emprego em outro idioma
Para o especialista em recrutamento, o candidato deve se preparar para uma entrevista em um idioma estrangeiro da mesma forma que se prepara para a conversa em português, pois o objetivo é demonstrar habilidades, assim como o perfil e experiência profissional.
Veja a seguir três dicas do especialista para ter sucesso em uma entrevista em outro idioma:
- Pense em quais perguntas normalmente são feitas em uma entrevista de emprego e treine as respostas no idioma da conversa, mas sem decorá-las para manter a naturalidade;
- Desenvolva respostas tanto para perguntas mais técnicas quanto para questões mais pessoais, como pontos fortes e fracos ou até mesmo hobbies;
- Prepare-se com respostas objetivas, claras, diretas e com estruturas e termos com os quais tenha segurança. Isso passará uma imagem mais confiante e honesta.
Quer aprender um dos idiomas mais cobrados no mercado de trabalho por um preço acessível? Clique no botão abaixo e conheça as bolsas de estudo para idiomas disponíveis no Quero Bolsa.