
Aprender inglês com música funciona? Veja como canções para estudar
patricia carvalho | 12/02/26Veja dicas para aprender inglês com música e saiba como a prática pode ajudar no vocabulário e pronúncia.
Veja dicas para aprender inglês com música e saiba como a prática pode ajudar no vocabulário e pronúncia.
Em resumo:
Aprender inglês com música é uma forma acessível e prazerosa de desenvolver habilidades no idioma. Além de tornar o estudo mais leve, ouvir músicas em inglês ajuda a ampliar o vocabulário, melhorar a pronúncia e treinar o listening (escuta).
Mas será que realmente funciona? Continue a leitura para entender por que a música ajuda no aprendizado, como estudar inglês com música na prática e quais são os recursos indicados para começar.

A música combina som, ritmo e repetição, elementos importantes para a aprendizagem de um novo idioma. Quando você escuta uma canção em inglês, seu cérebro trabalha simultaneamente a compreensão auditiva (listening), a memorização e o reconhecimento de padrões da língua.
Além disso, as músicas apresentam o inglês como ele é falado no dia a dia, com entonações reais, expressões comuns e o chamado connected speech, isto é, a junção natural dos sons das palavras.
Leia mais:
+ Conheça 9 músicas indicadas para aprender inglês
+ Música em inglês: como estudar phrasal verbs
+ 9 músicas em inglês fáceis de cantar
A música ajuda o estudante a perceber sons que muitas vezes passam despercebidos em aulas tradicionais. Ao ouvir e repetir trechos de canções, você treina a entonação e ritmo da língua inglesa, sons específicos que não existem em português, assim como a fluidez da fala e a ligação entre palavras.
Esse contato frequente com o idioma falado melhora significativamente a compreensão auditiva e a pronúncia ao longo do tempo, sabia?
Leia mais: 13 dicas para aprender a falar inglês
Confira algumas dicas para treinar inglês com música:
Comece com canções que tenham letras claras e fáceis de entender, que apresentem vocabulário simples.
As canções mais rápidas ou com muitas gírias podem dificultar o entendimento para iniciantes.
Leia mais:
+ Música dos Beatles: como aprender inglês
+ Olivia Rodrigo: 7 músicas da artista para aprender inglês
Ouvir a música lendo a letra ajuda a associar o som à grafia correta das palavras e evita interpretações equivocadas.
Cantar junto com a música é uma maneira de treinar a pronúncia e a fluidez. Não se preocupe em cantar perfeitamente, ok? O objetivo é reproduzir os sons e ganhar confiança ao falar inglês.
Sempre que encontrar palavras ou expressões novas, anote e procure o significado. Criar um pequeno glossário pessoal ajuda a expandir o vocabulário e reforça o aprendizado.
Alguns estilos musicais costumam ser mais indicados para quem está começando. Saiba quais são eles:
Existem diversos recursos que ajudam no aprendizado de idiomas com música. Conheça alguns exemplos:
Leia mais: 9 aplicativos para aprender inglês
Aprender inglês com música é uma estratégia complementar que não substitui cursos ou aulas formais. A música ajuda principalmente no vocabulário, na pronúncia e na compreensão auditiva, mas o aprendizado do idioma envolve também gramática, escrita e prática guiada.
Quando combinada com outros métodos, a música potencializa os resultados.
Leia mais:
+ 13 dicas para aprender a falar inglês
+ Como estudar inglês sozinho? Veja estratégias que podem te ajudar
Fique por dentro das principais vantagens de estudar inglês com música:
Leia mais: 11 motivos para aprender inglês
Conforme mencionado nos tópicos anteriores, quando usada de uma forma inteligente, essa estratégia ajuda a melhorar a escuta, a pronúncia e o vocabulário, além de tornar o processo de aprendizagem mais motivador.
Se você quer evoluir no inglês sem tornar o estudo cansativo, a música pode ser uma grande aliada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando um valor mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino de todo o Brasil, pode ajudar você com isso!
Os descontos estão disponíveis em vários tipos de curso:
Ah! E outra coisa boa também é que dá para escolher a melhor modalidade que se adequa à sua realidade, porque ela oferece tanto cursos presenciais quanto cursos EaD.
Clique no botão abaixo e escolha um curso para chamar de seu!
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveite as ofertas disponíveis.