Um dos motivos por trás do resultado seria a propensão do cérebro humano ficar mais “rígido” na vida adulta, isto é, menos flexível. É preciso levar em consideração, ainda, o fato de que a rotina de crianças e adolescentes tendem a ser mais favoráveis aos estudos, já que com a chegada da vida adulta aumentam as responsabilidades e consequentemente, diminui-se o tempo livre.
Apesar de encontrar indícios do que seria a “fase de ouro” para aprender uma língua estrangeira, já era do conhecimento da comunidade científica os benefícios do contato com um ou mais idiomas desde os primeiros anos de vida, que incluem estímulo ao cérebro, controle emocional e concentração.
Ressalta-se que os resultados obtidos na pesquisa do MIT são referentes ao aprendizado da gramática. Na prática, isso significa que um adulto pode ter mais dificuldade em armazenar as regras de linguagem, mas não necessariamente serão prejudicados em habilidades como escuta ou fala.
Leia também:
+Como colocar idiomas no currículo?
+Quais são os principais tipos de cursos de idiomas?
É possível aprender um novo idioma depois de adulto?
Sim. Por mais que exista uma faixa etária em que o aprendizado de um novo idioma tende a ser mais fácil, estudar uma segunda língua terá seus benefícios e limitações em qualquer faixa etária.
No caso dos adultos, aprender uma língua estrangeira pode estimular o cérebro e diminuir as chances de uma possível doença cerebral degenerativa. Sem contar que o grau de instrução mais avançado contribui para um vocabulário mais amplo, conforme indica uma reportagem publicada pela BBC Brasil.
Leia também:
+11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
+5 dicas para decorar mais facilmente um novo idioma
Como aprender outro idioma?
Os métodos são variados: há quem prefira adquirir materiais e estudar sozinho, quem recorra aos aplicativos ou faça aulas particulares, quem faça um intercâmbio e quem se interessa pela boa e velha escola de idiomas – presencialmente ou a distância.
Fato é que cada pessoa possui uma forma de aprendizado com a qual se identifica mais e isso é preciso levar em consideração no momento de escolha.
Bolsas de estudo para estudar um novo idioma
Quem opta pelo aprendizado em escola de idiomas tem a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo e estudar uma nova língua por um preço mais em conta.
Leia também: Como funciona o Quero Bolsa Idiomas?
A Quero Bolsa, em parceria com escolas de diversas regiões do país, oferece bolsas para cursos de inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
Encontrar bolsas de idiomas
O processo para garantir uma bolsa de estudo é simples. O primeiro passo é acessar as bolsas disponíveis na plataforma Quero Bolsa. Depois, é só escolher uma opção, fazer o cadastro no site e, por último, pagar a taxa de adesão para reservá-la.