O processo de escolha de profissão é um momento decisivo na vida de qualquer pessoa e, em meio a tantos cursos disponíveis, é comum surgirem dúvidas.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Além disso, alguns cursos dentro de uma mesma área do conhecimento podem obter variadas nomenclaturas nas instituições de ensino, como é o caso de Biologia, Ciências Biológicas e Ciências, com habilitação em Biologia.
Mas, afinal, existe diferença entre os três cursos? Descubra a seguir!

Qual a diferença entre Biologia e Ciências Biológicas? É a mesma coisa?
Biologia e Ciências Biológicas são termos frequentemente usados como sinônimos, mas, no contexto acadêmico, há uma diferença sutil entre eles.
Ciências Biológicas é a nomenclatura oficial da graduação oferecida pelas universidades. O curso pode ter duas modalidades: Bacharelado e Licenciatura. Já a Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e seus processos, sendo a área do conhecimento abordada no curso de Ciências Biológicas. Além disso, “biólogo” é o título profissional concedido a quem conclui a graduação e obtém o registro no Conselho Regional de Biologia (CRBio).
Ou seja, quem estuda Ciências Biológicas está se formando para atuar na área de Biologia, mas o nome do curso nas universidades é Ciências Biológicas.
Assim, de acordo com o Prof. Dr. Adriano Monteiro de Castro, coordenador do curso de Ciências Biológicas do Mackenzie, o termo Biologia funciona como um apelido para a graduação em Ciências Biológicas.
“Em 1979, quando a profissão de biólogo foi regulamentada, existiam três cursos que formavam este profissional: História Natural; Ciências Biológicas; e Ciências, com habilitação em Biologia. Dos três, o único existente atualmente é o curso de Ciências Biológicas, assim denominado pelo próprio Ministério da Educação (MEC)”, explica.