Existe diferença entre Biologia e Ciências Biológicas?
Você se interessa pela área de Biológicas? Então veja se existe diferença entre Biologia, Ciências Biológicas e Ciências, com habilitação em Biologia.
O processo de escolha de profissão é um momento decisivo na vida de qualquer pessoa e, em meio a tantos cursos disponíveis, é comum surgirem dúvidas.
Além disso, alguns cursos dentro de uma mesma área do conhecimento podem obter variadas nomenclaturas nas instituições de ensino, como é o caso de Biologia, Ciências Biológicas e Ciências, com habilitação em Biologia.
Mas, afinal, existe diferença entre os três cursos?
De acordo com o Prof. Dr. Adriano Monteiro de Castro, coordenador do curso de Ciências Biológicas do Mackenzie, o termo Biologia funciona como um apelido para o a graduação em Ciências Biológicas.
“Em 1979, quando a profissão de biólogo foi regulamentada, existiam três cursos que formavam este profissional: História Natural; Ciências Biológicas; e Ciências, com habilitação em Biologia. Dos três, o único existente atualmente é o curso de Ciências Biológicas, assim denominado pelo próprio Ministério da Educação (MEC)”, explica.
Veja também: Teste Vocacional para Ciências Biológicas
O curso
Oferecido nos graus bacharelado e licenciatura, o curso de Ciências Biológicas possui duração média de quatro anos.
Em bacharelado, o conteúdo da grade curricular é voltado para disciplinas como matemática, estatística e física. Já em licenciatura, a grade possui ênfase nas áreas de botânica, genética e ecologia, além de matérias que envolvem a prática pedagógica.
Ambos alternam aulas teóricas e práticas, as quais acontecem em laboratórios ou em campo. Além disso, o estágio é obrigatório para a retirada do diploma.
Mercado de trabalho
Segundo o coordenador Adriano Castro, as áreas de atuação para o profissional de Ciências Biológicas incluem Meio Ambiente, Biotecnologia e Saúde, com o desenvolvimento de pesquisas científicas, análises laboratoriais, perícias, consultorias, assessorias técnicas, podendo ainda ocupar cargos administrativos.
“Pode também atuar no campo da educação formal como professor do ensino fundamental, médio e superior, e da educação não formal em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas”, acrescenta.
Veja também:
9 profissões para quem ama o meio ambiente
Ministério do Meio Ambiente oferece cursos gratuitos com certificado
E aí? Tirou suas dúvidas? Conte para nós nos comentários. 😉