Atualizado em 13/08/2021
No dia 29 de agosto foi aplicado o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Muitos candidatos que planejaram realizar a prova, infelizmente, não conseguiram comparecer e precisam ficar atentos.
Você entenderá neste texto o que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera dos candidatos que deixaram de comparecer ao exame.
Leia mais: Encceja: Saiba como conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio
+ Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?
O inscrito que faltar ao exame e desejar realizar a prova no próximo ano, deverá seguir a recomendação do edital e justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020. Serão aceitas justificativas de saúde, segurança ou judicial.
Caso o candidato não justifique sua ausência, deverá ressarcir o Inep. Isso porque a prova é gratuita, no entanto, os faltantes devem pagar ao órgão que organiza o exame, caso não justifiquem a ausência.
Abaixo o trecho do edital do Encceja referente à ausência do candidato
1.6 O participante que não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Nacional 2020 e quiser realizar uma nova inscrição no Encceja Nacional 2021, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2021.
1.6.1 A justificativa a que se refere o item 1.6 deste Edital deverá ser realizada em sistema próprio, mediante a inserção de documentação comprobatória que justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais e/ou responsáveis.
1.6.2 Caso o participante não justifique a sua ausência, conforme item 1.6.1 deste edital, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU), no endereço <enccejanacional.inep.gov.br/encceja >.
Veja também: Como fazer a justificativa de ausência do Encceja?