logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Faltou ao Encceja? Veja o que fazer

por Maria Fernanda Alves em 26/08/19 35 mil visualizações

Atualizado em 13/08/2021

No dia 29 de agosto foi aplicado o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Muitos candidatos que planejaram realizar a prova, infelizmente, não conseguiram comparecer e precisam ficar atentos.

Você entenderá neste texto o que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera dos candidatos que deixaram de comparecer ao exame.

Leia mais: Encceja: Saiba como conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio
Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?

O inscrito que faltar ao exame e desejar realizar a prova no próximo ano, deverá seguir a recomendação do edital e justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020. Serão aceitas justificativas de saúde, segurança ou judicial. 

Caso o candidato não justifique sua ausência, deverá ressarcir o Inep. Isso porque a prova é gratuita, no entanto, os faltantes devem pagar ao órgão que organiza o exame, caso não justifiquem a ausência.

 

Abaixo o trecho do edital do Encceja referente à ausência do candidato

1.6 O participante que não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Nacional 2020 e quiser realizar uma nova inscrição no Encceja Nacional 2021, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2021.

1.6.1 A justificativa a que se refere o item 1.6 deste Edital deverá ser realizada em sistema próprio, mediante a inserção de documentação comprobatória que justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais e/ou responsáveis.

1.6.2 Caso o participante não justifique a sua ausência, conforme item 1.6.1 deste edital, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU), no endereço <enccejanacional.inep.gov.br/encceja >.

Veja também: Como fazer a justificativa de ausência do Encceja?

Você perdeu o Encceja? Conta para gente o porquê.


Atualizado em: 26/08/2019
Texto original: 06/08/2018

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54