logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Dica: Dois Filmes Sobre Racismo e Preconceito Social

por Carolina Campos em 06/06/16 3,6 mil visualizações

Mesmo com toda a diversidade linda do nosso Brasil, vez ou outra vemos notícias relacionadas a intolerância, racismo e preconceito social

Felizmente, o brasileiro está cada vez mais unido na luta contra todo e qualquer tipo de discriminação e estamos, finalmente, aprendendo a viver respeitando as diferenças e ajudando ao próximo. 

É claro que ainda temos um longo caminho pela frente, mas não devemos perder de vista todo o caminho que já percorremos

Se for pensar direitinho, há pouco mais de 100 anos ainda existia escravidão no Brasil! É muito pouco tempo, né?   

Por isso decidimos prestar uma homenagem a todos aqueles que ainda sofrem qualquer tipo de discriminação: Separamos dois MA-RA-VI-LHO-SOS filmes sobre racismo e preconceito social que TODO MUNDO DEVERIA VER! 

Bora lá?   


Histórias Cruzadas (título original: “The Help” - 2011)

Elenco: 

Emma Stone, (nossa amada dos Gifs) Gwen Stacy de “O espetacular homem-aranha” e Olive de “A Mentira” 

Viola Davis, Annalise Keating, de “How to Get Away With Murder” e Amma de “Dezesseis Luas” 

Octavia Spenser, Johanna de Insurgente.

O filme é baseado no best seller “A Resposta” que, por sua vez, foi inspirado em histórias reais de empregadas domésticas – entre elas uma brasileira – para contar a realidade da segregação racial vivida no sul dos Estados Unidos no auge da luta pelos direitos humanos. 

A história se passa na cidade de Jackson, Mississipi, na década de 60. Skeeter (Emma) é uma jovem da sociedade determinada a se tornar jornalista. Por não se conformar com o forte racismo experimentado pelos negros na época, Skeeter decide escrever um livro relatando as dificuldades vividas pelas empregadas domésticas negras, que deixavam seus próprios filhos para trabalhar na criação dos filhos da elite branca. Dessa forma, Skeeter se alia a Aibileen (Viola), empregada de sua melhor amiga, e as duas seguem em busca de igualdade, mesmo contra a vontade da sociedade. É um filme emocionante e essencial (para entendermos um pouco mais sobre o racismo), com atuações impecáveis de Emma, Viola e Octavia. 

Veja o Trailer: 

Que horas ela volta (2015)

Elenco: 

Regina Casé, como Val 

Camila Márdila, como Jéssica 

O filme brasileiro confronta, em um misto de drama e comédia, o Nordeste e o Sudeste, os ricos e os pobres, o Brasil segregado e a ideia de Pátria Unida. 

O longa conta a história de Val (Regina), uma empregada doméstica que deixou sua filha no interior de Pernambuco para buscar melhor condição financeira em São Paulo, onde conseguiu um emprego de babá. Há treze anos trabalhando e morando com os patrões, Val é considerada “quase da família”, mas faz suas refeições em uma mesa separada, dorme no quartinho dos fundos e nunca entrou na piscina. 

A história se desenrola quando Jéssica (Camila), filha de Val, vai à São Paulo tentar o vestibular e não concorda com a posição em que a mãe e os patrões desejam que ela ocupe. 

Embora o filme esteja muito focado em estereótipos, não invalida o convite que ele traz à reflexão sobre nossa cultura social

Veja o Trailer:


O que os dois filmes tem em comum? Refletem situações semelhantes, mas que aconteceram em épocas diferentes. 

Por que os filmes são bons e devem ser vistos? Os dois filmes tem uma bela lição moral e nos mostram que cada um de nós pode fazer a diferença para melhorar o mundo em que vivemos. 

Se você já viu os filmes, conta pra gente se gostou!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54