Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Fuvest 2020: 9 dicas para a primeira fase

por Giovana Murça em 22/11/19 800 visualizações

No próximo domingo (24), acontece a primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest. A prova teve mais de 120 mil inscritos que irão concorrer a 106 cursos, sendo Medicina um dos mais disputados.

dicas fuvest 2020
(Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A primeira fase da Fuvest se caracteriza por uma prova de 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. Os candidatos terão 5 horas para responder às perguntas de caráter conteudista.

Veja também: Como é o vestibular da USP?

Para você não perder tempo e saber encarar o vestibular da considerada melhor universidade brasileira, a Revista Quero conversou com Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, e traz 9 dicas para a primeira fase da Fuvest. Confira!

Leia: USP 2020: Fuvest aceita apenas caneta azul no vestibular

Preparação na véspera

A preparação para a prova já começa na véspera, com alimentação e sono adequados. Para manter a calma e a cabeça mais tranquila, o diretor Daniel não recomenda que se faça exercícios na véspera do vestibular, no máximo leia teorias ou as obras literárias obrigatórias. 

Leia com atenção

Apesar de ser mais direta e conteudista, a Fuvest têm muitas questões interpretativas, assim como as provas da Unesp e Unicamp. “Todos estes exames apresentam diversas questões em que a leitura atenta do enunciado permite que o candidato as responda”, afirma Daniel. Portanto, uma leitura atenta dos textos e foco na interpretação podem garantir pontos a mais nessa prova.

dicas fuvest 2020
(Foto: Marcos Santos/USP)

Técnica pega-varetas

A famosa estratégia de prova usada no Enem também é muito válida na Fuvest. A ideia é que você garanta acertar tudo o que sabe. Seguindo a técnica “pega-varetas”, “o candidato deve resolver todas as questões fáceis num primeiro momento. Depois, ele deve se concentrar nas mais complexas, tendo já garantido pontos essenciais”, explica Perry. 

Foco no Português

A disciplina mais presente na Fuvest é Português, por isso, dê uma atenção especial à essas questões. Além disso, o Português estará presente na interpretação das questões de outras disciplinas. “O candidato deve se atentar bem a leitura do enunciado e ao entendimento do comando da questão, para encontrar a alternativa que mais se relacione com o que se pede”, aconselha Daniel.

Não insista em questões

Ao “empacar” em alguma questão mais complexa, não insista. Continue a prova e volte na questão depois. Enquanto você resolve o resto da prova, seu cérebro trabalhará inconsciente para resolver aquele problema pendente. 

Controle seu tempo

O tempo é essencial nessa prova e você não pode perdê-lo. Com a técnica “pega-varetas”, leitura atenta e não insistindo em questões, você já irá economizar alguns minutos. A dica do professor Perry é controlar seu tempo por hora: “A cada uma hora, o ideal é que 20 questões sejam respondidas”. 

Veja: USP: quais são os temas mais cobrados na primeira fase do vestibular da Fuvest?

Obras obrigatórias

A Fuvest é um dos vestibulares que cobra lista de leitura obrigatória em sua prova. Caso você não tenha conseguido ler todas as obras, não se desespere, ainda dá tempo de conhecer a maioria delas por meio de resumos, sejam escritos, podcasts ou videoaulas.

Veja: Livros Fuvest: veja as listas de obras literárias para 2020

Descanse durante a prova

Manter a concentração e rendimentos numa maratona de 5 horas de prova não é nada fácil. Para não errar questões por cansaço ou falta de atenção, faça pausas estratégicas para ir ao banheiro, beber água, comer algo leve ou até descansar os olhos.

Lembre-se do gabarito

De nada adianta acertar muitas questões na prova e errá-las ao passar para o gabarito. Reserve, no mínimo, 30 minutos no final da prova para preencher o gabarito com calma.

Confira: Calendário Fuvest USP 2020
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54