Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fuvest 2023: confira o tema de redação da 2ª fase

A segunda fase da Fuvest 2023 é composta por dois dias de prova, sendo que a redação é feita logo no primeiro dia. Confira o tema de redação dessa edição!

A segunda fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2023, vestibular que permite a entrada na Universidade de São Paulo (Usp) começou neste domingo (8). O primeiro dia dessa etapa foi composto por 10 questões dissertativas de português e uma redação.

Confira: Guia de redação gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste ano, a Usp está oferecendo mais de 8.000 vagas por meio da Fuvest. A lista com os aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro de 2023. A seguir, confira qual foi o tema de redação da Fuvest 2023!

tema de redação Fuvest 2023

Leia mais: Fuvest: saiba como é calculada a nota final

Tema de redação da Fuvest 2023

O tema de redação abordado nesta segunda fase da Fuvest 2023 foi “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”.

Felipe Leal, professor de redação do Curso Anglo, considerou o assunto inédito para a prova, visto que tradicionalmente o vestibular leva temas de caráter abstrato e filosófico, como no último ano em que abordou “As Diferentes Faces do Riso”. 

Esse é um tema que assemelha mais a proposta de redação do Enem, mas só no aspecto da escolha do assunto, por ter uma abordagem de um problema social. De certa forma me parece a redação segue uma mudança que já foi observada nas provas de primeira fase, em que houve também uma ocorrência maior de abordagens de preocupações sociais, que podem indicar que a Fuvest está fazendo uma mudança de tendência, mas quanto aos critérios da correção nada muda, isso é importante dizer”. 

De acordo com Felipe Leal, a coletânea de textos era bastante concreta a respeito dos dados sobre o problema geral dos refugiados e pessoas que precisam migrar devido às mudanças climáticas. O desafio era construir uma visão mais crítica a partir dessas informações e do repertório cultural do candidato. 

É necessário repertório, como conhecimentos geopolíticos, falar das desigualdades da globalização, poderia ser também pensar em críticas ao modelo econômico da sua relação com a natureza. Até o texto que tem na coletânea de Ailton Krenak ajudava nesse sentido, porque mostrava que as mudanças climáticas têm a ver com nossas escolhas, então, ele faz pensar na questão do modelo de vida que nós temos e na sua relação com esse problema”.

Guia de redação gratuito

O professor de redação também contou que poderia explorar a temática da necropolitica, que aborda a construção de uma população onde é definido quem pode viver e quem deve ser deixado para morrer, entre outros temas. 

Também era possível falar sobre racismo ambiental, que diz respeito justamente como os efeitos da degradação ambiental acabam sendo mal distribuídos e atingindo, principalmente a população não branca, como as pessoas negras, povos originários, entre outros. Então, eu acho que o caminho de problematização seria mais ou menos esse”, finalizou.

Já para a professora de redação da Oficina do Estudante, Vanessa Botasso, a prova surpreendeu por algumas escolhas na organização da proposta do tema, o que se tornou um desafio para os candidatos.

Os textos apresentados pela coletânea não apresentaram grande densidade temática e conceitual, o que pode tornar difícil aprofundar a análise sobre a questão. Além disso, o trabalho com os dados numéricos apresentados em um dos excertos pode levar um candidato desavisado a redigir um texto mais expositivo do que argumentativo. De modo
geral, a prova desafia o candidato a sair do senso comum e ousar em estratégias  argumentativas
”, explicou.

+  Fuvest 2023: acesse o caderno de questões e a correção comentada da 2ª fase

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Não foi bem na Fuvest?

Caso seu desempenho na Fuvest não tenha sido o que você esperava, não se desespere. Você pode entrar na faculdade de outras formas, como pela Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação.

Procurar bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições parceiras. Confira algumas bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):


As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.


Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações