
Quando vai ser o Enem em 2025?
Juliana Gottardi | 09/05/25Inep ainda não divulgou a data oficial da prova, mas cronograma de isenção de taxa já está aberto para candidatos
Com 8.147 vagas para a USP, o vestibular oferece cursos em diversas áreas
As inscrições para a Fuvest 2025, o processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), encerram-se nesta terça-feira (8). O prazo final é até as 20h00 e os candidatos interessados devem acessar o site oficial da Fuvest para realizar sua inscrição.
No total, são 8.147 vagas, das quais 4.888 são destinadas à ampla concorrência, 2.053 para estudantes de escolas públicas e 1.206 para estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Para garantir a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário online e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que neste ano tem o valor de R$ 211,00.
Leia mais: 1 mês pro Enem 2024: cartilha de redação é divulgada; veja 5 estratégias cruciais para ir bem
+ Unicamp 2025: veja os 10 cursos mais concorridos
A Fuvest é responsável pela seleção de estudantes para diversos cursos oferecidos pela USP, e o processo consiste em duas fases. A primeira fase será aplicada no dia 17 de novembro, e a segunda fase ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro.
Vale destacar que são 180 opções de cursos, distribuídos em três áreas do conhecimento – ciências biológicas, exatas e humanas. Os cursos são ofertados em 42 unidades de ensino e pesquisa localizadas em sete cidades do estado de São Paulo: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Confira a seguir as principais datas do vestibular da Fuvest 2025:
Confira: Cartão de confirmação do Enem 2024: quando sai e como ver?
+ La Ninã deve começar na primavera; veja o que é o fenômeno e como ele cai no Enem
Além da Fuvest, você pode entrar na faculdade pelo Enem, Unesp, Unicamp e outros vestibulares. Há ainda a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos em graduação. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, incluindo: