Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

La Ninã deve começar na primavera; veja o que é o fenômeno e como ele cai no Enem

A compreensão de como os ciclos climáticos afetam o ambiente global é fundamental para o exame, pois temas relacionados ao clima são frequentemente cobrados

A primavera de 2024 chegou no último domingo (22). De acordo com o Climatempo, há 71% a La Niña ocorrer nessa estação do ano. Análises do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicam que o fenômeno pode persistir até o começo de 2025.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

“A frequência da ocorrência desse fenômeno é, em geral, de 2 a 7 anos, mas a sua periodicidade não é regular. O que acontece é um acompanhamento por meio de modelos climáticos e estudos oceanográficos que permitem saber quando a La Niña poderá ocorrer”, comenta a autora de Geografia do Sistema de Ensino pH, Juliana Moraes.

Vale destacar que a La Niña, em conjunto com outros fatores atmosféricos e oceânicos, influencia diretamente os padrões climáticos. O fenômeno pode alterar o regime de chuvas e temperaturas, o que também afeta a economia e as condições de vida de muitas populações.

Leia mais: Ondas de calor: o que são e como podem cair no Enem?
+ 17 fórmulas de Física para revisar antes do Enem

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O que é a La Niña?

A autora de Geografia do Sistema de Ensino pH, Juliana Moraes, explica que a La Niña é uma anomalia climática decorrente da intensificação dos ventos alísios. O fenômeno ocasiona o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial nas proximidades da costa oeste da América do Sul, apresentando uma queda de temperatura de, em média, 0,5ºC, mas podendo chegar até 4ºC abaixo da média pelo período de nove a doze meses. 

Quais os impactos da La Niña no Brasil?

O resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico, ocasionado pelo La Niña, altera os padrões atmosféricos e impacta o clima global. No Brasil, por exemplo, o fenômeno pode trazer chuvas mais intensas para o Norte e Nordeste, enquanto o Sul enfrenta condições mais secas.

“De maneira geral, podem afetar as condições de vida da população, como aquelas que vivem em espaços vulneráveis às fortes chuvas e sujeitos à enchentes. As atividades econômicas também são um ponto de atenção devido à estiagem ou as chuvas intensas, que podem prejudicar a renda e o sustento de muitos trabalhadores”, acrescenta Juliana Moraes.

Quando foi a última La Niña?

O fenômeno La Niña ocorreu nos anos de 2016, 2010, 2007, 1998 e 1995, com o episódio mais recente se estendendo de julho de 2020 até fevereiro de 2023.

Confira: Veja as 5 greves da história do Brasil que podem cair no Enem
+ 11 questões sobre política no Enem

Como a La Niña pode cair no Enem e em outros vestibulares?

A autora de geografia, Juliana Moraes, explica de qual forma a La Niña pode ser cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares:

  • Detalhes da formação do fenômeno, com destaque para relação com os ventos alísios;
  • Diferenças entre El Niño e La Niña;
  • Relação entre a La Niña e os impactos sobre a agropecuária, o desmatamento, a desertificação, as enchentes e as ondas de calor.

“Esse tipo de conhecimento é importante, especialmente se considerarmos grandes riscos como as fortes chuvas recentes no Rio Grande do Sul e os seus impactos nos mais variados contextos”, justifica Juliana.

A dica para se dar bem na prova é estudar climatologia geral, atentando-se aos elementos e fatores do clima e suas relações entre si. Juntamente a isso, é importante saber analisar mapas, considerando diferenças de temperatura e locais mais secos ou mais chuvosos.

Qual a chance da La Niña cair no Enem?

Se você vai prestar o Enem 2024, saiba que a chance do fenômenos La Niña cair na prova não é tão alta. A autora do Sistema de Ensino PH, Juliana Moraes, afirma que o tema não é recorrente nos exames vestibulares. 

Porém, a especialista alerta que o assunto pode cair na prova, considerando que o fenômeno está tendo um intervalo menor entre as suas ocorrências, muito associado às mudanças climáticas globais.

Saiba também: Confira 10 citações de filósofos para usar na redação do Enem 2024
+ Quando sai o local de prova do Enem 2024? Confira!

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como estudar para o Enem?

O Plano Enem Corridão é uma estratégia intensiva de estudos para quem está na reta final da preparação para o Enem. Com foco em revisão rápida e prática, oferece materiais atualizados, cronogramas otimizados e dicas essenciais para potencializar o desempenho nas provas. Baixe sem pagar nada:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações