Embora a primavera tenha características semelhantes nos dois hemisférios, a estação tende a se comportar diferente dependendo da zona climática em que ocorre - por isso, a manifestação da estação depende da latitude na qual está ocorrendo.
Legenda: Mapa múndi com a projeção de Mercator.
No mapa mundi acima, a parte branca é ilustrada pelo Hemisfério Norte, enquanto o destaque em amarelo representa o Hemisfério Sul. As zonas de alta latitude estão em maioria localizadas no Hemisfério Norte, e as zonas de baixa latitude, no Hemisfério Sul.
Primavera em zonas de alta latitude
Nessas zonas, nas quais predominam o clima temperado, as estações do ano em geral são bem características e distintas umas das outras.
Por isso, a primavera no Hemisfério Norte cria um contraste de paisagem entre o inverno e a primavera. A paisagem branco-acinzentada do inverno, com árvores sem folhas e galhos retorcidos, abre espaço para o colorido da primavera, que traz mais horas de luz solar e também muitas flores e folhas verdes para as árvores.
Legenda: típica paisagem de primavera.
Primavera em zonas de baixa latitude
Nessas zonas, nas quais predominam climas tropicais e subtropicais, as estações do ano são caracterizadas como “estação chuvosa” e “estação seca”.
O nome é autoexplicativo: no período de um ano, a primeira estação possui as maiores médias pluviométricas, enquanto a segunda possui as menores médias pluviométricas.
O que marca a primavera no Hemisfério Sul são mudanças repentinas de temperatura em uma pequena escala de tempo. Apesar da maioria dos dias terem temperaturas amenas e dias ensolarados, o tempo pode mudar drasticamente para temperaturas abaixo dos 20ºC.