Para avaliar a prova, confira os comentários dos professores que participaram da correção:
Linguagens
De acordo com Tamires Marcello, professora e autora de Linguagens do Colégio e Sistema pH:
Na prova de Linguagens, houve a manutenção do modelo com um texto mais extenso, utilizado como base para cinco questões. Nesta edição, o texto escolhido foi Menino de Engenho, de José Lins do Rego.
Em comparação com o ano passado, quando as perguntas relacionadas ao texto-base foram mais voltadas para gênero, tipologia e estrutura textual, neste ano houve uma cobrança maior de conteúdo. Uma das questões, por exemplo, mencionava o Romance de 30 no enunciado e perguntava quais características desse movimento literário estavam presentes no texto.
Embora fosse possível resolver a questão por meio da interpretação, a presença de alternativas com distratores muito semelhantes tornou o domínio do conteúdo um diferencial para chegar à resposta correta.
Também houve uma questão explícita sobre função da linguagem. O enunciado mencionava a função referencial e perguntava como ela se manifestava no texto, que abordava o ecodigital e sua construção.
A prova também apresentou poesia da década de 1980, em um texto que, se não me engano, se chamava Esboço de Eva. A questão explorava a temática feminina. De maneira geral, os textos mantiveram o padrão de abordar questões relacionadas às mulheres, à população negra e aos povos indígenas, temas presentes em diferentes questões.
Outro destaque foi a quantidade de questões sobre os objetivos dos textos. Seja em anúncios, infográficos ou materiais que convidavam o público a participar de exposições, os enunciados perguntavam qual era a finalidade de cada produção.
Um ponto importante nessas questões é a semelhança entre os distratores. O verbo utilizado em cada alternativa pode fazer toda a diferença, pois algumas opções parecem praticamente iguais, mas uma mudança no verbo altera o sentido da resposta e determina se ela está correta ou não.
Filosofia e Sociologia / História e Geografia
Segundo Rodrigo Barbosa, CEO Educacional do Colégio Oficina do Estudante:
Conversando agora com os primeiros alunos que saíram do ENEM 2026, tivemos um primeiro contato com os temas abordados na prova. Entre as questões levantadas, está o cuidado com os povos originários.
A prova de Ciências Humanas é bastante ampla e interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Um tema recorrente são os povos originários, geralmente abordado em três eixos principais: o protagonismo e os direitos constitucionais, com foco no reconhecimento dos direitos desses povos; os conflitos fundiários e agropecuários, frequentemente relacionados à Geografia; e as questões de etnocentrismo, preconceito linguístico e historiografia oficial dos povos originários.
O cuidado com os povos originários costuma estar relacionado principalmente ao eixo do protagonismo e dos direitos constitucionais. Vamos ver como um desses temas foi abordado neste ano.
Redação
Segundo Michele Marcelino, professora e especialista em Redação Enem e outros vestibulares na Filadd:
O tema toca em uma pergunta decisiva para o Brasil: o direito de uma pessoa ser cuidada pode depender de quanto ela ganha? Ao destacar o SUS como direito universal, a proposta convida os estudantes a pensar sobre o valor que atribuímos à vida e sobre a responsabilidade coletiva de protegê-la.
A palavra ‘valorização’ é central. Valorizar o SUS envolve reconhecer o que ele realiza, dar visibilidade aos profissionais que o sustentam e exigir condições para que o atendimento chegue a todos com qualidade. A experiência de quem espera por uma consulta ou por um tratamento também precisa fazer parte dessa discussão: reconhecer a importância do sistema e cobrar sua melhoria são compromissos que caminham juntos.
O direito à saúde perde seu sentido quando uma pessoa precisa provar que é pobre para merecer cuidado. A força da universalidade está justamente em afirmar que toda vida merece atenção. Ao levar essa questão à redação, o Enem abre espaço para que milhões de jovens reflitam sobre o país que desejam construir e sobre quem terá acesso ao cuidado nesse futuro.
Quando sai o gabarito oficial do Enem 2026?
O gabarito oficial do Enem 2026 será divulgado pelo Inep até 30 de novembro de 2026, conforme o calendário da edição.
O documento oficial permite que os participantes confiram as respostas consideradas corretas pelo instituto responsável pela aplicação do exame.
Enquanto isso, o gabarito extraoficial da Revista Quero permite acompanhar uma primeira correção das questões, elaborada pelos professores parceiros.
Live com correção comentada do Enem 2026
Se você fez o Enem 2026, uma dica boa que pode ajudar a verificar o seu desempenho na prova é acompanhar a live da Quero Bolsa, no canal do YouTube.
Para acessar o conteúdo, é só clicar no botão abaixo: