Governo cria comissão para análise do Enem 2019
Medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (20)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou uma comissão para realizar a “análise de itens da prova do Enem 2019″. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (20).
Ainda de acordo com o DOU, integram a comissão os seguintes representantes:
- Representante do Ministério da Educação, Marco Antônio Barroso Faria, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior;
- Representante do Inep, Antônio Maurício Castanheira das Neves, diretor de Estudos Educacionais;
- Representante da sociedade civil, Gilberto Callado de Oliveira, procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina.
Segundo nota divulgada pelo Inep, o papel da comissão é analisar as questões para verificar sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame.
“Os especialistas da comissão são nomes reconhecidos e que podem contribuir para a elaboração de uma prova com itens que contemplem, não apenas todos os aspectos técnicos formais, mas também ecoem as expectativas da sociedade em torno de uma educação para o desenvolvimento de um novo projeto de País“, disse Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep.
Além disso, nenhuma questão será descartada definitivamente, mas sim adequada, testada e utilizada, se for necessário.
Para garantir o sigilo, os membros da comissão terão que assinar o Termo de Compromisso de Confidencialidade e Sigilo. Além disso, não será divulgado o relatório as análises, a fim de não prejudicar o sigilo da prova.