
Como surgiu: Enem, Sisu, Prouni e Fies
| 07/10/26Entenda a história do Enem, Sisu, Prouni e Fies, quando cada programa surgiu e como eles ajudam estudantes a ingressar no Ensino Superior.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou uma comissão para realizar a “análise de itens da prova do Enem 2019″. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (20).

Ainda de acordo com o DOU, integram a comissão os seguintes representantes:
Segundo nota divulgada pelo Inep, o papel da comissão é analisar as questões para verificar sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame.
“Os especialistas da comissão são nomes reconhecidos e que podem contribuir para a elaboração de uma prova com itens que contemplem, não apenas todos os aspectos técnicos formais, mas também ecoem as expectativas da sociedade em torno de uma educação para o desenvolvimento de um novo projeto de País“, disse Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep.
Além disso, nenhuma questão será descartada definitivamente, mas sim adequada, testada e utilizada, se for necessário.
Para garantir o sigilo, os membros da comissão terão que assinar o Termo de Compromisso de Confidencialidade e Sigilo. Além disso, não será divulgado o relatório as análises, a fim de não prejudicar o sigilo da prova.


Entenda a história do Enem, Sisu, Prouni e Fies, quando cada programa surgiu e como eles ajudam estudantes a ingressar no Ensino Superior.

A consulta informa o centro de aplicação e o endereço onde cada estudante classificado fará a prova. Em resumo: Os locais de prova 2ª fase OBMEP 2026 já podem ser consultados pelos estudantes classificados e por seus responsáveis. A informação foi disponibilizada nesta sexta-feira, 28 de agosto, no portal oficial da Olimpíada Brasileira de Matemática […]

Inep republicou edital e alterou critérios de habilitação e regularidade; prova continua marcada para 13 de setembro