Como a gripe aviária pode cair no Enem e vestibulares?
A gripe aviária pode ser abordada nos vestibulares de diversas maneiras, com foco em biologia, saúde pública e atualidades.
Nos exames, é possível que você se depare com questões que explorem o agente etiológico da doença, suas formas de transmissão, os impactos na saúde humana e as medidas preventivas adotadas. Veja possíveis abordagens da gripe aviária:
Na Biologia:
- Causas: Explicação sobre o vírus influenza A, os subtipos (como H5N1 e H7N9) e como o vírus se replica e se dissemina no ambiente.
- Transmissão: Questões sobre como o vírus se propaga entre aves, com ênfase em como ele pode afetar os seres humanos (geralmente por contato direto com aves infectadas).
- Ciclo da doença: Descrição de como o vírus afeta as aves, sintomas e a importância de monitorar e identificar surtos em populações avícolas.
Na Saúde Pública:
- Risco para humanos: Questões que abordam o risco de contágio de aves para humanos e probabilidade de transmissão entre pessoas, além da importância da vigilância epidemiológica.
- Medidas de prevenção: Perguntas sobre as ações preventivas para evitar a propagação do vírus, como o uso de luvas, máscaras e a importância do isolamento de casos suspeitos.
- Impacto na saúde pública: Como a gripe aviária pode afetar as políticas de saúde pública, o risco de pandemias e a necessidade de vacinas para controle do vírus.
Na Atualidade:
- Surtos recentes: Questões que podem abordar surtos de gripe aviária em diferentes partes do mundo, como o caso recente no Brasil, e como esses eventos são tratados pelas autoridades de saúde.
- Impacto econômico: Questões sobre como a gripe aviária afeta a produção avícola, o comércio internacional e a cadeia de alimentos.
- O papel das organizações internacionais: A atuação de entidades como a OMS e a FAO no combate e controle da doença, além das medidas tomadas por diferentes países para prevenir a disseminação do vírus.
Questões sobre Gripe aviária que já caíram em vestibulares
1 – (UEMA) Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus da gripe do frango fez 79 vítimas humanas no Camboja, na Tailândia e no Vietnã entre janeiro de 2004 e abril de 2005 (Veja, ano 38, n. 15, 13 de abril de 2005. p.120-4). Essa doença é causada pelo vírus conhecido como:
A) H5N1
B) H1N1
C) H5N5
D) H2N1
E) H2N2
2. (Unifor) A influenza é uma importante virose respiratória que voltou a apresentar novos subtipos virais no ano de 2013, como mostra o trecho abaixo:
“O novo vírus H7N9 da gripe aviária já fez 32 mortos na China”. (Diário do Nordeste, maio de 2013).
Diante deste fato, os países entram em estado de alerta e solicitam à população a adoção de medidas preventivas, tais como:
A) evitar tocar olhos, nariz e boca, higienizar as mãos e usar toucas descartáveis.
B) usar calçados fechados, higienizar as mãos após tossir ou espirrar e usar máscaras.
C) cobrir nariz e boca quando espirrar, usar máscaras e calçados fechados.
D) higienizar as mãos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e usar máscaras.
E) usar lenços descartáveis para higiene nasal e sair às ruas com toucas descartáveis.
3. (IFBA) Detectado pela primeira vez em humanos na cidade de Hong Kong em 1997, o vírus da gripe, juntamente com o vírus da gripe suína, preocupam órgãos de saúde pública em virtude de suas infecções serem potencialmente sérias.
A manutenção de uma vigilância rigorosa sobre os vírus da gripe citados justifica-se, pois
I. apesar de ainda não serem transmitidos de pessoa para pessoa, há o risco de haver mutações que poderiam causar uma pandemia devastadora em humanos.
II. se uma célula humana for infectada ao mesmo tempo pelo vírus da gripe humana e o da aviária, pode haver uma mistura de seus RNAs e novos vírus serem formados.
III. sendo o material genético formado por DNA, podem injetar seus genes em uma célula hospedeira que formará várias cópias em curto espaço de tempo
Conclui-se que
A) todas afirmações estão corretas.
B) somente a I e III estão corretas.
C) somente a II é correta.
D) somente a III é correta.
E) somente II e III estão corretas.
Gabarito – 1) A 2) D 3) C
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.