Hino nacional brasileiro: conheça as palavras mais difíceis
Saiba o significado das palavras mais difíceis do hino nacional brasileiro, como fulguras, penhor, fúlgidos e veja a letra completa para saber cantar corretamente
Você já deu aquela enrolada na hora de cantar o hino nacional brasileiro? Fique tranquilo, porque, certamente, você não é o único que já passou por isso na vida.
Mesmo que você tenha cantado milhares de vezes, tem sempre uma palavra que fica difícil de entender o significado. Por isso, a Revista Quero decifrou essas palavras para facilitar.
Confira a seguir qual o significado de diversas palavras consideradas “difíceis” no Hino Nacional brasileiro e que a maioria das pessoas não sabem o que significa, como “fulguras”, “penhor” e “espelha”:
“plácidas”= calmas
“brado retumbante”= grito forte, que causa eco
“raios fúlgidos”= raios brilhantes
“penhor”= garantia
“impávido colosso”= colosso/gigante destemido, que não sofre abalo
“fulguras, ó Brasil, florão da América”= brilhas, ó Brasil, como a grande flor da América
“lábaro” e “flâmula“= bandeira
“clava forte”= força da justiça
“espelha” = reflete
“límpido” = puro, claro, transparente; que não está poluído
“Garrida” = que tem elegância, graça; que tem muitos adornos, enfeites; janota, casquilho; que é vivo, alegre, animado; que atrai atenções; vistoso.
Confira abaixo a letra completa do hino nacional brasileiro:
Parte I Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida” no teu seio “mais amores.” Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula – “Paz no futuro e glória no passado.” Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva
A palavra “Fulguras” significa reluzir, brilhar, despontar com importância.
No Hino Nacional, a palavra “fulguras” aparece dentro da frase “fulguras, ó Brasil, florão da América”, que pode ser entendido como “brilhas/reluzes, ó Brasil, como a grande flor da América”, uma vez que o país é o maior da América do Sul, sendo um grande destaque.
Vai fazer o Enem e precisa de uma ajuda extra? O Plano de Estudo da Quero Bolsa pode te ajudar! Trata-se de um cronograma completo e gratuito para arrasar na prova. Baixe sem pagar nada:
A Quero Bolsa é o maior portal de educação do país e oferece bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos.
Se você estiver interessado em fazer faculdade, é só entrar na plataforma, procurar pelo curso desejado e verificar as possibilidades de bolsas disponíveis: