logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Inscrições Enem 2025: veja quando começam

por Juliana Gottardi em 06/06/24

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. A prova avalia o desempenho dos estudantes do ensino médio e serve como critério de seleção para diversas universidades e programas de financiamento estudantil.

Para os interessados em participar do Enem, é importante esclarecer: o Enem é identificado pelo ano em que o exame é realizado. Por exemplo, o Enem 2024 refere-se ao exame que ocorrerá em 2024. O processo de inscrição, aplicação das provas e divulgação dos resultados acontecem no mesmo ano.  

inscrições enem 2025

Leia mais: Como acompanhar a inscrição do Enem? Saiba tudo aqui
Até que dia é a inscrição do Enem 2024?

Isso significa que o Enem não utiliza o mesmo ano de referência que os vestibulares tradicionais, como Fuvest, Unicamp e Unesp. Os vestibulares tradicionais são geralmente associados ao ano de ingresso no ensino superior. Ou seja, embora o processo seletivo possa ocorrer no ano anterior, ele é designado pelo ano em que o candidato iniciará os estudos na universidade.

Em outras palavras, enquanto o Enem é nomeado pelo ano de realização da prova, os vestibulares são nomeados pelo ano de ingresso no curso superior.

Dessa forma, se você deseja prestar o Enem em novembro de 2024, você estará participando do Enem 2024, não Enem 2025. No caso, a inscrição deve ser feita entre os dias 27 de maio e 14 de junho de 2024.

Quando começam as inscrições para o Enem 2025?

As inscrições para o Enem geralmente ocorrem no primeiro semestre do ano. Isso significa que o Enem 2025 deve abrir a etapa entre abril e junho de 2025. Essa é uma estimativa com base nos anos anteriores. Na edição de 2024, por exemplo, o período de inscrições foi de 27 de maio a 14 de junho.

É fundamental que os candidatos acompanhem os anúncios oficiais no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas redes sociais para não perderem o prazo.

Como estudar para o Enem?

O Plano de Estudo Enem de Boa, oferecido pela Quero Bolsa, é uma ferramenta completa para quem deseja se preparar de forma organizada e eficiente para o Enem. Baixe sem pagar nada:

Baixar plano de estudo gratuito

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54